Quem é o rei do funk carioca?

Perguntado por: bribeiro . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 16 votos

Jah-Mai

O cantor mais conhecido dessa vertente é Jah-Mai, intérprete da música "New Funk".

De um lado temos MC Daleste considerado por muitos o rei do funk.

Fernando Luís Mattos da Matta, conhecido como DJ Marlboro, foi o principal responsável por fazer o gênero se tornar o que é hoje. Ele quem introduziu a bateria eletrônica no gênero musical, recurso esse que perdura até os dias atuais. No final da década de 1980, o DJ lança seu primeiro disco, intitulado “Funk Brasil”.

Como toda criação artística fica difícil apontar apenas um único inventor para o funk. No entanto, James Brown é um dos nomes mais importantes para o surgimento do funk. Este gênero musical surgiu da combinação de vários ritmos negros populares como o blues, gospel, jazz e soul, que faziam sucesso nos Estados Unidos.

Segundo o Spotify, São Paulo liderou o ranking global de cidades que consomem mais novidades do mundo da música, com 700 milhões de streamings de novo conteúdo, de acordo com o estudo global Fan Study, da plataforma, com base em dados de janeiro de 2021.

O ritmo que nasceu nas comunidades do Rio de Janeiro chegou, mais uma vez, a seu ápice anual no Rio Parada Funk 2022. Em sua 10ª edição, o evento reúne DJs, MCs e um grande público de diferentes épocas e comunidades do Rio de Janeiro.

MC Don Juan – 8.516.397M. 2º MC Ryan SP – 8.089.345M. 3º MC Kevin o Chris – 6.979.691M.

A generalidade de muitos artistas é reconhecida somente depois que partem. Isso é recorrente, e agora se repete com Betty Davis, que faleceu aos 77 anos no dia 09/02/22.

O derivado do funk mais presente no Brasil é o funk carioca. Na verdade, essa alteração surgiu nos anos 80 e foi influenciada por um novo ritmo originário da Flórida, o Miami Bass, que dispunha de músicas erotizadas e batidas mais rápidas. Depois de 1989, os bailes funk começaram a atrair muitas pessoas.

Na letra,os dois trazem referências ao Baile do PU (Parque União), comunidade do Rio, onde da Penha começou seus trabalhos. A faixa “SexToU” está sendo lançada no dia do aniversário de 27 anos do funkeiro.

O primeiro artista do gênero a ganhar repercussão nacional foi o Bonde do Tigrão, que além dos DJs e MCs do funk tradicional, também instaurou a necessidade de dançarinos e coreografias para as canções.

O funk teve origem nos Estados Unidos, com forte influência da black music, mas com características bem diferentes das que conhecemos atualmente.

basicamente são dois ritmos musicais diferentes, o rap é nativo dos subúrbios americanos nas comunidades predominadas pelos negros, muito reconhecido pelas letras rimadas e batidas rítmicas fortes. O funk é um ritmo mais melódico americano.

TRAP CARIOCA:
Conhecido pelo seu estilo mais sujo e na maioria das vezes “No Melody” o trap carioca teve seu destaque em meados do ano passado (2019) com diversos artistas novos, mas que conseguiram rapidamente seu espaço na cena, alguns exemplos são: NGC Daddy, Meno Tody, Borges, Flacko

MC Cabelinho é o artista mais popular na cidade.

MC Cabelinho
Um dos novos representantes do rap e do funk carioca, o cantor, atualmente, possui mais de 7.3 milhões de ouvintes no Spotify, possuindo grandes sucessos como “Filho do Dono”; “Essência de cria” e “X1”.

Continuar lendo Que é o rei do funk?