Quem é o rei do café no Brasil?

Perguntado por: lesteves . Última atualização: 26 de abril de 2023
4.7 / 5 13 votos

Chefe da terceira geração de uma família de cafeicultores, João Faria da Silva administra sete fazendas, onde estão plantados 18 milhões de pés de café arábica. Sua produção anual, de 180 mil sacas, não só o coloca como o maior produtor do Brasil como também na liderança global. Não há, no mundo, ninguém à sua frente.

Joaquim de José de Sousa Breves

Joaquim de José de Sousa Breves foi considerado o primeiro grande Rei do Café. Viveu durante o Brasil Império, foi feito comendador da Ordem da Rosa, da Ordem de Cristo e da Guarda Nacional pelo imperador Dom Pedro II. Participou do Grito do Ipiranga, foi deputado e o primeiro cafeicultor a receber esse apelido.

Roque Quagliato

O Rei do Gado brasileiro tem nome e sobrenome: Roque Quagliato. Roque Quagliato é fundador do grupo Rio Vermelho e conhecido nos quatro cantos do Brasil como o Rei do Gado.

Situada no município de Brejões, no estado da Bahia, a fazenda foi destaque na produção de café e liderou a cafeicultura no estado e no país, tendo o título de maior fazenda de café do mundo, em área plantada.

Maior produtor mundial do grão, o Brasil exportou cerca de 2,2 milhões de toneladas, o equivalente a 39,4 milhões de sacas de café, em 2022, com embarques para 145 países, com destaques os destinos dos Estados Unidos e Alemanha, seguidos por Itália, Bélgica e Japão.

Lista de maiores produtores de café do mundo
Em 2023, o Brasil ainda lidera como maior produtor de café mundial, seguido do Vietnã e da Colômbia. Segundo a Organização Internacional do Café, os dez maiores produtores de café por mil sacas de 60 quilos são: Brasil. Vietnã

Surpreendendo a poucos, o maior produtor de café do mundo segue sendo o Brasil, número 1 tanto na produção quanto na exportação. Segundo dados e números do Sumário Executivo do Café, de abril de 2022, a produção cafeeira no Brasil para o ano está estimada em cerca de 55,7 milhões de sacas de 60kg.

Este é o café catuaí vermelho, produzido pelo sítio Café da Sophia, na Serra do Caparaó, divisa entre Minas Gerais e o Espírito Santo. Foi este sabor que conquistou os jurados da Semana Internacional do Café, realizada em Belo Horizonte, e que acabou levando o grande prêmio Coffee of The Year 2022 Brasil.

Os melhores cafés do mundo

  • Café andino da Colômbia. Cafezais da Colômbia. ...
  • Café ácido da Etiópia. Grãos de café em um mercado da Etiópia. ...
  • Café de civeta. Café de civeta ou kopi luwak. ...
  • Café Moca com sabor a chocolate. ...
  • México e o seu tradicional café de olla. ...
  • O tesouro da Blue Mountain. ...
  • O cafezinho tradicional. ...
  • O espresso italiano.

Etiópia. A Etiópia é o país de origem do café e, atualmente, é considerado o melhor café do mundo, pois os grãos cultivados são de alta qualidade e lavados com bastante zelo. Com a sua principal atividade econômica baseada no comercial de café, eles produzem cerca de 3,8 milhões de sacas de café por ano.

No Sul Fluminense e no Vale do Paraíba três nomes se destacavam no setor cafeeiro: Francisco Peixoto de Lacerda Werneck, Joaquim José de Souza Breves e Luciano José de Almeida Valim, foram apelidados de “barões do café”. Tiveram grandes participações políticas e econômicas na época.

Etiópia

Apesar de a Etiópia ser o berço do café, foi a Arábia Saudita a grande responsável pela propagação da bebida. Isso porque o cultivo do grão assumiu grande importância econômica e era mantido como um segredo pelos árabes, já que muitos acreditavam em suas habilidades milagrosas.

Não existem registros oficiais sobre a origem do café. Sabe-se, entretanto, que se trata de uma planta nativa das regiões altas da Etiópia (Cafa e Enária). Segundo uma das lendas, foi um pastor etíope, denominado Kaldi, quem percebeu que havia algo diferente nas plantas da região.

No entanto, a liderança permanece com Castro, no Paraná, com 381,7 milhões de litros, acréscimo de 4,9% em relação a 2020. Em segundo lugar está Carambeí, também no Paraná, com 227,8 milhões de litros. O terceiro foi Patos de Minas (MG), com 206,0 milhões de litros.

Laucídio Coelho

Laucídio Coelho chegou a ser o maior proprietário rural do mundo, de acordo com a edição de 1977 do Guiness Book, estando sempre na vanguarda dos planejamentos e na utilização de novas tecnologias. Suas fazendas somavam 1 milhão de hectares no centro-oeste brasileiro.

Atualmente, o plantel da fazenda É o Amor contabiliza cerca de 1,2 mil animais. São 400 matrizes e novilhas PO de produção a campo, mais 15 matrizes top doadoras de embriões, das quais cinco são consideradas excelentes mães de touros de campo.

Olavo Barbosa

Conhecido no Brasil como o "Rei do Leite", Olavo Barbosa fazia questão de ressaltar que o segredo de seu sucesso era acompanhar de perto todos os passos da produção e manter sempre contato direto com seus funcionários.

Minas Gerais é o maior produtor de café do país.
A safra de 2021 chegou a 21,45 milhões de sacas colhidas, o que equivale a 46% da safra nacional, de acordo com os dados da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Estado (Seapa).

O Brasil é o maior exportador de café no mercado mundial e ocupa a segunda posição, entre os países consumidores da bebida. O Brasil responde por um terço da produção mundial de café, o que o coloca como maior produtor mundial, posto que detém há mais de 150 anos.

Entre os países produtores de banana destacam-se como mais importantes: Índia (16.000 mil toneladas em 2001-02), Equador (7.561 mil toneladas), Brasil (6.164 mil toneladas), China (5.516 mil toneladas) e Filipinas (5.080 mil toneladas).

China. Dentre os países que mais produzem alimentos, a China foi de longe o principal produtor agrícola de 2020. Do seu resultado de US$ 1,56 trilhão, US$ 1,5 trilhão foi de comida. A produção agrícola inclui alimentos e outros produtos, como seda, lã e tabaco.