Quem é o Rei de Portugal 2022?

Perguntado por: ecorte . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 9 votos

Miguel de Bragança van Uden; figuras de destaque da sociedade portuguesa; e numerosos veteranos e jovens monarquistas portugueses.

Hoje na História: 1910 - Iniciada revolução que pôs fim à monarquia em Portugal.

A Família Imperial
Os Imperadores do Brasil, assim como os seus maiores, os Reis de Portugal, foram membros da Sereníssima Casa de Bragança, reinante desde 1640 e descendente do Rei Dom Afonso I, que em 1139 fundou o Reino de Portugal.

Palácio Nacional de Queluz, residência da Família Real Portuguesa.

A família Orléans e Bragança, descendente por via materna do ramo brasileiro da Casa de Bragança e por via paterna da casa francesa de Orléans, é tida por parte dos monarquistas como a atual família imperial brasileira.

A Colonização foi o período em que o governo português instalou parte do seu reino no Brasil. A principal motivação foi a de proteger a terra recém-descoberta dos interesses de outros países. Além disso, havia a pretensão de civilizar, dominar e explorar o país.

Ao todo, são cerca de 44 monarquias no mundo. A maioria faz parte da Commonwealth, comandada pela monarquia britânica. Além disso, o Vaticano também é uma monarquia absolutista eletiva da teocracia católica romana.

A facilidade de obtenção do visto, a facilidade com o idioma e a qualidade de vida são os principais fatores que atraíram os brasileiros em Portugal. Assim, nos últimos anos, o país luso foi (re)descoberto e tem atraído milhares de pessoas para morar.

Manuel II

D. Manuel II (1889-1932) foi o último rei de Portugal e foi afastado na sequência de um golpe republicano em 1910. Foi coroado depois de ver o pai e o irmão mais velho serem mortos em 1908 . D.

Luís Gastão de Orléans e Bragança
Luiz de Orléans e Bragança, este seria o Imperador do Brasil hoje se ainda fossemos uma Monarquia, ele é o atual chefe da Casa Imperial e conta com o auxílio de seu irmão D. Bertrand segundo na linha sucessória nessa tarefa.

Em 1889, a monarquia foi abolida por um golpe de Estado militar e a República do Brasil foi proclamada.

D. João era o regente de Portugal e ordenou a vinda da família real para o Brasil para evitar a sua captura pelas tropas francesas. A vinda da família real portuguesa para o Brasil foi um desdobramento da crise entre Portugal e França por conta da disputa desta com a Inglaterra.

Foi no ano de 1808, quando Dom João e a Família Real portuguesa chegaram no nosso país.

A volta de D. João à Portugal ocorreu em 1821, como consequência direta da Revolução do Porto de 1820 e da convocação das Cortes, que idealizavam o retorno da família real e da Corte portuguesa, esta última entendida como o conjunto de órgãos públicos responsáveis pela administração do Estado.

A capital do Reino de Portugal foi estabelecida na capital do Estado do Brasil, a cidade do Rio de Janeiro, registrando-se o que alguns historiadores denominam de "inversão metropolitana", ou seja, da colônia passou a ser exercida a soberania e o governo do império ultramarino português.

"Família imperial" fatura R$ 5 milhões com laudêmio anualmente.

Quem compra um imóvel no Primeiro Distrito de Petrópolis, na Região Serrana do Rio de Janeiro, deve pagar uma taxa de 2,5% sobre o valor à Companhia Imobiliária de Petrópolis, administrada por descendentes do imperador Dom Pedro II.