Quem é o principal responsável pela degradação do meio ambiente?

Perguntado por: ovidal . Última atualização: 21 de maio de 2023
4.6 / 5 8 votos

Há milhares de anos o homem vem degradando a natureza, passo a passo, através de agressões como: as queimadas, as derrubadas de florestas, o desenvolvimento industrial que se tornou o principal responsável pela degradação da natureza e do meio ambiente.

O desmatamento, aquecimento global, a superpopulação e poluição são algumas das principais causas para a perda da biodiversidade.

Desmatamentos, poluição de rios, mares e florestas, e o uso indevido da água e de energia são alguns exemplos. Por isso, quando o assunto é sustentabilidade costumamos ouvir aquela frase: faça sua parte e contribua com a preservação do meio ambiente.

É chamada de degradação ambiental qualquer processo, seja ele natural ou provocado por ações humanas, que suprima do ambiente características próprias e condições favoráveis à renovação da vida.

As maiores causas de problemas ambientais são: crescimento populacional, uso insustentável e ineficiente de recursos, a pobreza e a não inclusão dos custos ambientais da utilização dos recursos nos preços de mercado de bens e serviços.

Principais causas: Excesso de gases tóxicos nas atividades industriais, veículos de transporte, e incineração de lixo; desmatamento; queimadas e vulcões. Poluição atmosférica tem alcances globais, já que o ar se desloca. Além de ser um estresse ambiental aos ecossistemas, prejudica a saúde humana.

rompimento da Barragem do Fundão

Considerada a maior tragédia ambiental do Brasil até o momento, esse evento aconteceu em 2015 na cidade mineira de Mariana. O rompimento da Barragem do Fundão, usada para guardar os rejeitos de minério de ferro, resultou na morte de 19 pessoas e na contaminação do rio, do solo, do mar e a destruição da flora.

Quase três séculos se passaram desde a Revolução Industrial, porém a questão ambiental começou a ser levantada somente no final da década de 1960 e início da de 1970.

Em primeiro lugar no ranking de poluição, os Estados Unidos seriam responsáveis por 20% do total de emissões. A China aparece em segundo lugar, como responsável por 11% do CO2 global. A Rússia vem em seguida, com 7% das emissões.

Os meios de transportes, indústrias e o descarte incorreto de resíduos são as principais causas de poluição e degradação ambiental. Contudo, a Organização Mundial da Saúde (OMS) calcula que entre sete e oito milhões de pessoas morrem no mundo todos os anos em decorrência da poluição.

A degradação do solo pode ocorrer devido a fatores naturais ou, como é mais comum, pelo uso excessivo, má conservação e falta de preservação humana. O desmatamento e as queimadas, por exemplo, estão diretamente ligados às causas de degradação, além de outras ações humanas.

Para 60% dos brasileiros, o desmatamento é o principal problema ambiental do país, seguido da poluição das águas (51%) e das queimadas (42%), revela pesquisa encomendada pelo GLOBO ao Ipec, que entrevistou 2 mil internautas com 16 anos ou mais, das classes A, B e C.

Enchentes e assoreamento dos rios; Elevação das temperaturas; Desertificação; Proliferação de pragas e doenças.

Vamos lembrar algumas medidas simples que podemos tomar para amenizar os danos no planeta Terra:

  • Reduzir e separar o lixo: Estima-se que o Brasil produza cerca de 150 mil toneladas de lixo todos os dias. ...
  • Usar sacolas retornáveis: ...
  • Reduzir o uso de gasolina: ...
  • Economizar água: ...
  • Use menos energia:

Poluição do ar, desmatamento, extinção de espécies, degradação do solo e superpopulação representam grandes ameaças, que devem ser resolvidas para que o planeta continue sendo um lar para todas as espécies.