Quem é o primeiro evangelista?

Perguntado por: rgeraldes . Última atualização: 20 de janeiro de 2023
4.7 / 5 12 votos

São Mateus foi um dos doze apóstolos de Cristo. É o autor do primeiro dos três evangelhos sinóticos, os outros dois são de Marcos e Lucas.

Com isto faz-se justiça ao que se recebeu pela tradição: os autores dos evangelhos são: Mateus, João, Lucas e Marcos.

São Marcos Evangelista, o autor do segundo Evangelho, foi um colaborador, intérprete e discípulo dileto de São Pedro. Ele era judeu de origem, da cidade de Jerusalém, e de uma família com posses.

São Lucas, o autor do terceiro Evangelho e do livro dos Atos dos Apóstolos, nasceu em Antioquia da Síria. Ele não conheceu Jesus pessoalmente e abraçou a fé cristã por volta do ano 40, quando nosso Redentor já havia sofrido a Paixão, ressuscitado e ascendido aos céus.

Lucas não conheceu Jesus pessoalmente. Ele conheceu o Senhor através dos apóstolos. Ele foi discípulo dos apóstolos de Jerusalém e depois foi discípulo de São Paulo.

Teologia. Os cristãos consideram o Evangelho de Marcos como divinamente inspirado, tendo a teologia desta obra em consonância com a do resto da Bíblia. Cada um vê Marcos como uma das mais importantes contribuições para a teologia cristã, apesar de os cristãos discordarem às vezes sobre a natureza dessa teologia.

Emmanuel foi também considerado o quinto Evangelista, pela superior interpretação dos pensamentos de Jesus em seus livros: “Caminho, Verdade e Vida”, “Pão Nosso”, “Vinha de Luz” e “Fonte Viva”.

Um evangelista é uma pessoa que tem o dom de pregar o evangelho, trazendo pessoas para Jesus. Deus usa o evangelista para convencer as pessoas do pecado e da necessidade de salvação. O trabalho do evangelista é muito importante mas também precisa da cooperação dos outros membros da igreja.

Os Evangelhos do Novo Testamento, quatro relatos sobre a vida de Jesus aceitos por todas as igrejas cristãs, tradicionalmente são atribuídos a dois dos Doze Apóstolos (Mateus e João, filho de Zebedeu), a um companheiro do apóstolo Pedro (Marcos) e a um colaborador de São Paulo (Lucas).

Fale com mansidão
Seja em casa, no trabalho, em qualquer ambiente, em qualquer tipo de conversa, falar demasiadamente alto causa desconforto nas pessoas. Brigas e discussões – é até desnecessário dizer – causam efeito oposto ao que queremos alcançar. Portanto, arme-se de paciência e ponha amor nas ações e palavras.

A Igreja está espalhada por todo o mundo e o mundo tem quatro regiões e, portanto, convém que existam apenas quatro evangelhos, como existem quatro pontos cardeais”.

No Novo Testamento da Bíblia Sagrada existem quatro evangelhos que narram a história de vida de Jesus relatando todos os acontecimentos inerentes à sua vida na terra e os ensinamentos sobre a doutrina cristã. Os seus autores foram os evangelistas Mateus, Marcos, Lucas e João.

Paulo

II Coríntios 12:2—Paulo Vê o Reino Celestial
McConkie disse: “Falando de si mesmo, Paulo disse que foi 'arrebatado ao terceiro céu', que é o reino celestial”.

Os evangelistas são aqueles que dizem aos pecadores: “Venham para Cristo”. Os pastores, são os que dizem: “Sejam transformados pelo poder Deus e se integrem ao Corpo de Cristo, que é a Igreja”. Portanto, os ministérios se complementam.

Naquele tempo, Jesus se manifestou aos onze discípulos e 15disse-lhes: “Ide pelo mundo inteiro e anunciai o Evangelho a toda criatura! Quem crer e for batizado será salvo. Quem não crer será condenado.

Martinho Lutero

O movimento protestante surgiu na tentativa de reformar a Igreja Católica, iniciada pelo monge agostiniano Martinho Lutero, no século XVI.

A primeira Igreja Protestante do Brasil: Igreja Reformada Potiguara (1625-1692) | Editora Mackenzie.

Hoje, a maioria dos estudiosos concorda que Mateus não escreveu o Evangelho que leva seu nome, e prefere descrever o autor como um anônimo cristão de origem judaica, escrito no final do primeiro século, embora muitos prevêem a possibilidade de conexão indireta com o apóstolo.

Além de são Marcos, Lucas também não foi propriamente apóstolo, mas um discípulo dos apóstolos. Nasceu na cidade de Antioquia, uma das primeiras fora de Israel a ter uma comunidade cristã. Oriundo de uma família nobre, era médico e estudioso, provavelmente versado nas artes clássicas e na pintura.