Quem é o preto velho no Espiritismo?

Perguntado por: msubtil . Última atualização: 8 de maio de 2023
4.2 / 5 12 votos

Sim, os Pretos-Velhos são espíritos do bem, seriamente comprometidos com a caridade, o amor e a humildade. E quem já sentiu o abraço, quem já ouviu suas palavras sabe que seus conselhos são pautados pela ética, a justiça e o perdão.

Os Pretos Velhos são os nossos ancestres. São os verdadeiros fundadores do Candomblé no Brasil. E como reza a tradição do Candomblé na cultura e sabedoria africanas, os ancestrais jamais devem ser esquecidos.

“O preto-velho é a entidade espiritual da umbanda que mais herdou e carrega elementos católicos, como a cruz, o rosário, os terços e suas orações”, afirma Dias.

Num dialeto próprio, os pretos-velhos se comunicam num tom gutural com os que o procuram, com palavras que lembram antigos moradores da zona rural, sendo por vezes necessário alguém para interpretar suas palavras. uma série de características que coincidem com traços encontrados em normas vernáculas brasileiras.

Segunda-feira também é dia de Preto Velho, por Mariana Nassif -

A gira de Pretos Velhos remete às narrativas que sustentam o entendimento sobre o que foi a vida destes no cativeiro e, como médiuns, a partir da incorporação, atualizam os significados por meio de rituais religiosos.

Na Umbanda, religião afrobrasileira que significa "arte de curar", segundo o vocabulário quimbundo, de Angola, os Pretos Velhos são as entidades que melhor sintetizam os princípios e valores.

Muitos deles eram escravos africanos, por isso, o dia de celebrá-los é 13 de maio, data da Abolição da Escravatura no Brasil, realizada em 1888. Submetidos a castigos, trabalhos físicos e humilhações, eles tornaram-se espíritos evoluídos e hoje auxiliam todos aqueles que precisam de ajuda.

Agora vamos a resposta principal, como o Orixá escolhe a pessoa? A resposta é: simplesmente por afinidade, os Orixás são divindades que possuem fortes personalidades, cada um com suas peculiaridades e preferências, por isso comumente os filhos de determinado Orixá possuem características semelhantes a ele.

Descendentes dos africanos traficados e trazidos para o Brasil, a maioria foi escravizada. Após sua morte, os Pretos e Pretas-Velhas se tornaram espíritos evoluídos e hoje voltam para ajudar e orientar todos que a eles recorrerem. A principal lição que nos passam é a sua humildade, simplicidade e generosidade.

Sobrinho que morava com ele afirma que ele sofria de câncer de próstata. Domingos Teixeira Lemos, conhecido como Preto Velho, figura mítica do Pelourinho, no Centro Histórico de Salvador, morreu na noite de quarta-feira (21), aos 91 anos, afirma Adaílton Araújo, sobrinho dele.

Concedam-me meus bondosos pretos-velhos a graça de (pede-se a graça que deseja alcançar) através da vossa intercessão junto a Santa Virgem Maria, santíssima mãe de Deus e de todos nós.

O preto velho, na Umbanda, está associado aos ancestrais africanos, assim como o caboclo está associado aos índios e o baiano aos migrantes nordestinos. Os Pretos velhos seriam as entidades mais conhecidas nacionalmente, mesmo por leigos que só ouviram falar destas religiões afro-brasileiras.

13 de maio é o Dia de Preto Velho. Dentro da liturgia religiosa da umbanda, as pretas e pretos velhos são espíritos que se apresentam sob o arquétipo de idosos africanos, majoritariamente escravizados.

A Umbanda é marcada pelo forte sincretismo entre catolicismo, espiritismo e religiões afro-brasileiras. Candomblé é uma religião afro-brasileira, que foi trazida pelos africanos escravizados. Umbanda é uma religião brasileira que mescla elementos do catolicismo, espiritismo, e religiões afro-brasileiras. Africana.

Essas entidades estão ligadas a Linha das Santas Almas e a vibração de Obaluaê. Mas também existem alguns ligados a outros Orixás, como a linha do Orixá Xangô. Preto Velho na Umbanda representa resignação, humildade, superação, amor incondicional, simplicidade e caridade.

Resumo. O cemitério também é morada de Exus, Pombas-giras e pretos velhos, entidades cultuadas pela Umbanda. As variações de ritos que formaram esta religião brasileira são percebidas também nos locais de atuação de seu panteão de espíritos.

Continuar lendo Porque o preto é preto?