Quem é o povo de Judá?

Perguntado por: icastro . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.1 / 5 10 votos

O Reino de Judá, formado pelas tribos de Benjamim e Judá, foi controlado por Roboão, filho do rei Salomão. As dez tribos restantes formaram o Reino de Israel, dominado por Jeroboão, com capital em Samaria. Dessa maneira, a civilização hebraica se dividiu entre judeus e israelitas.

Tribo de Judá
Apesar disso, Judá se tornou a maior das tribos de Israel. Como personagens históricos dessa tribo, tem-se o Rei Davi e seus descendentes. Isso significa que Jesus era da tribo de Judá.

Não apenas rejeitaram as águas vivas (o Deus vivo), mas suas cisternas (reservatórios de água), que simbolizavam sua vida espiritual, tinham buracos e não podiam conter água. Em outras palavras, sua vida estava tão cheia de pecados que não podiam receber as bênçãos do Senhor.

Os dois reinos de Israel e Judá é o resultado da divisão do Império único que havia no tempo dos reis Saul, Davi e Salomão. Depois de Salomão foram criados dois reinos, aquele do norte (Israel), cuja capital era Samaria, e aquele do Sul (Judá), cuja capital era Jerusalém.

Função: governar e promover o bem estar do povo – tribo responsável pela saúde do povo, formada por médicos, enfermeiros, terapeutas e também por líderes políticos. Pertencem à tribo Judá o Rei Davi e o Senhor Jesus.

Judá: Significa “exaltado”, “glorificado” ou “louvado”. Judá tem origem a partir do hebraico Yehudah, que pode ser traduzido para a língua portuguesa como “louvado”, “glorificado” ou “exaltado”. Este nome seria uma derivação da expressão hebraica Yah hu Dah, que era considerada uma exaltação de agradecimento à Deus.

O Reino de Judá entrou em conflitos com os reinos de Moabe, Amom e os filisteus. A Bíblia afirma que o Reino de Judá permaneceu, de maneira geral, fiel à sua fé em Deus (Javé ou Jeová), enquanto que Israel setentrional tornara-se fortemente influenciado pela cultura cananeia e pela religião fenícia.

A região se encontra na extremidade de um planalto, em uma área montanhosa no sul do país de Israel, conhecida também como região Judeia.

O primeiro livro de Crônicas relata que Judá casou-se com a filha de Suá, e teve três filhos: Er, Onã e Selá, dos quais Er e Onã vieram a falecer. Mais tarde, Judá teve mais dois filhos com sua nora Tamar: Perez e Zerá. É dito que, a partir destes descendentes, formou-se a tribo de Judá.

tribo de Efraim

Davi até então era apenas, de acordo com a tradição bíblica, um jovem de bela aparência, pastor das ovelhas de seu pai Jessé (I Sm 16,11-12), filho um dos membros mais pobres da tribo de Efraim (I Sm 18,18), que vivia em Belém de Judá (I Sm 17,12).

Um erro do passado assombrará Judá (Thiago Rodrigues) em Gênesis. Após se ver em desgraça com a morte dos dois filhos, Er (Tiago Marques) e Onã (Caio Vegati), o pastor se culpará por ter vendido José (Juliano Laham) como escravo na novela bíblica da Record.

Porque Judá era sincero. Por mais que seu pai o tivesse escolhido entre os irmãos para “vestir a túnica colorida”, a culpa que Judá carregava não lhe permitia se sentir digno de tanta confiança.

Mais de cem anos depois, a Babilónia conquistou o Reino de Judá, exilando a maioria dos seus habitantes e destruindo Jerusalém e o Templo (586 AC).

Atualmente, ele é usado para designar os seguidores do judaísmo. Além disso, é o termo mais usado para nomear os descendentes de Abraão. Logo, os termos hebreu, israelita e judeu cumprem o mesmo propósito.

A palavra: “Judeu” provém da língua hebraica na qual: yehudi (fem. Yehudit= Judite). No grego: ioudaios e mais próximo do português, no latim: judaeus. O termo foi empregado pela primeira vez para se referir aos cidadãos pertencentes ao reino sul ou Judá (cf.

Os hebreus foram um povo que surgiu, acredita-se, por volta de 2000 a.C. Tiveram o seu primeiro desenvolvimento às margens do Rio Jordão, na árida região da Palestina. Daí vem o seu nome, já que hebreu significa “povo do outro lado do rio”

Tribo de Judá
O território de Judá aparece em laranja ao sul neste mapa das tribos. O texto é parcialmente em Alemão.
Alcance GeográficoSudoeste Asiático
Sitios principaisHebrom, Belém
Precedido por Seguido porNovo Reino do Egito Reino de Israel (monarquia unida)

Neste caso, as tribos do Êxodo teriam sido aquelas de maior destaque na narrativa bíblica, ou seja, Judá, Levi, Simeão, Benjamim, e as meio-tribos de Efraim e Manassés, o que enfraqueceria toda a base histórica da narrativa do Êxodo.

O nome Judá significa "louvado", e foi dado a ele pois sua mãe louvou o Senhor a partir do seu nascimento. Judá faz parte das doze tribos de Israel (ou Jacó). Já Jerusalém é a cidade localizada entre o mar Morto e o Mediterrâneo, sendo considerada uma das cidades mais antigas do mundo.

Hoje, os judeus compreendem cerca de 75,4% da população do país, enquanto os cidadãos não judeus, a maioria árabes (20,5%), somam cerca de 24,6%. Cerca de 92% dos habitantes de Israel vivem em cerca de 200 centros urbanos, alguns dos quais localizados em locais históricos antigos.

Zedequias

Zedequias (ou Sedecias ou Matanias) foi o 20° e último rei de Judá. Foi deposto e levado para o exílio em Babilônia. Era o terceiro filho de Josias e sua mãe era Hamutal. Quando foi constituído em rei vassalo, o rei babilônio Nabucodonosor II mudou-lhe o nome de Matanias para Zedequias.