Quem é o povo de Esaú hoje?

Perguntado por: itaveira . Última atualização: 7 de maio de 2023
4.9 / 5 8 votos

Esaú foi considerado o pai dos edomitas que habitaram uma região que hoje é conhecida por Acaba.

25:22) deram origem ao povo árabe (Esaú) e ao povo de Israel (Jacó). A história bíblica é bem conhecida de todos. Esaú vende sua primogenitura a Jacó por um prato de lentilhas. Jacó, por sua vez, engana seu pai Isaque para roubar a bênção que pertencia a seu irmão.

Os edomitas como subordinados aos israelitas
Durante o reinado do rei Davi, os edomitas foram subjugados por Israel (2 Samuel 8:13,14). Durante esse processo de conquista, muitos edomitas foram mortos. A Bíblia diz que Joabe, capitão de Davi, ficou em Edom durante seis meses até que destruiu a todo homem edomita.

Os descendentes de Esaú são chamados edomitas, parte de uma sociedade muito rica e conhecida por produzir materiais em cobre. A região de Edom estava situada no deserto e fazia fronteira com as terras de Israel.

Esaú nasceu ruivo e peludo. Esaú era um perito caçador e amado do seu pai, enquanto Jacó habitava em tendas e era amado por sua mãe.

Esaú: Significa "homem coberto de pelos", "peludo". Tem origem no hebraico Esau, Esaw, que quer dizer literalmente "coberto de pelos, peludo". Esaú é nome de um personagem bíblico mencionado no Antigo Testamento como o filho gêmeo mais velho de Isaque e Rebeca, irmão de Jacó.

A região se encontra na extremidade de um planalto, em uma área montanhosa no sul do país de Israel, conhecida também como região Judeia. É um lugar cercado por vales, o que constrói um cenário único para as pessoas que vivem na cidade e visitam a região.

Isaque preferia Esaú, porque gostava de comer de suas caças; Rebeca preferia Jacó.

A história se concentra na perda de Esaú de seu direito de primogenitura para Jacó e no conflito que se seguiu entre suas nações descendentes por causa do engano de Jacó a seu pai idoso e cego, Isaque, a fim de receber a bênção / direito de primogenitura de Esaú de Isaque.

Eis os chefes dentre os descendentes de Esaú: os filhos de Elifaz, primogênito de Esaú: Temã, Omar, Zefô, Quenaz, Corá, Gaetã e Amaleque. Foram esses os chefes que descenderam de Elifaz na terra de Edom; eram, pois, netos de Ada.

Obadias profetizou a destruição dos edomitas, uma consequência de seu orgulho e dos maus-tratos contra os israelitas. Ele também profetizou sobre a restauração de Israel e de pessoas que se tornariam salvadoras no Monte Sião.

De acordo com pesquisadores israelenses e americanos, o reino de Edon estava situado no deserto de Arava, ocupando terras atualmente localizadas em Israel e na Jordânia.

Por sua vez, Yahweh é um deus outsider, cujo culto se desenvolveu nos territórios de Edom e Midiã.

3 E Basemate, filha ade Ismael, irmã de Nebaiote. 4 E Ada deu Elifaz a Esaú; e Basemate deu à luz Reuel; 5 E Aolibama deu à luz Jeús, e Jalão, e Coré; esses são os filhos de Esaú, que lhe nasceram na terra de Canaã.

Esaú era o filho preferido de Isaque.
Ele era um habilidoso caçador, que vivia percorrendo os campos. Sua personalidade contrasta drasticamente com seu irmão Jacó, já que esse é descrito como alguém calmo e que vivia entre as tendas. A Bíblia diz que Isaque gostava muito de comer das caças que seu filho lhe trazia.