Quem é o povo de Deus hoje?

Perguntado por: epadilha . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.2 / 5 19 votos

O “povo de Deus” é uma expressão que designa tanto o povo de Israel bíblico como os cristãos de todos os tempos.

Primeiros povos a crer em um único Deus
Também conhecidos como judeus e israelitas, esses povos são seguidores do Monoteísmo, pois acreditam em um único Deus.

O livro do Gênesis relata que Abraão foi chamado de Ur dos Caldeus para Canaã, para formar um povo com a crença no Deus Único.

Segundo o rabino, o povo e a terra de Israel têm origem histórica com Jacó, que recebe também o nome de Israel e é neto de Abraão. Dele se originam as 12 tribos e o Estado. O rabino explica a enorme confusão que se faz entre israelita e israelense.

São eles: Sumérios, Ur dos Caldeus, Assírios, Egípcios e, por fim, os Israelitas.

Abraão, o Pai do Povo de Deus.

Deus comunica-se diretamente com as pessoas “muitas vezes e de várias maneiras” (Hebreus 1:1). Por exemplo, o Antigo Testamento mostra Deus falando através de uma sarça em chamas (Êxodo 3), uma densa nuvem (Êxodo 19:9) e no murmúrio de uma brisa suave (1 Reis 19:12).

Quando o povo de Deus se une diante de algum desafio ou até mesmo para realizar a vontade de Deus, barreiras que parecem intransponíveis são superadas e conseguimos vencer.

A origem dos Hebreus
De acordo com os relatos bíblicos, os hebreus vieram da cidade de Ur, da Mesopotâmia. De lá, se deslocaram e se estabeleceram na região da Palestina, no Vale do Rio Jordão, por volta de 2000 a.C..

O povo hebreu é proveniente da região Palestina, região atualmente próxima ao Líbano, ao Deserto da Arábia e à Síria. Sua localização estratégica a transformou em um dos principais entrepostos comerciais do mundo antigo e o extenso Rio Jordão abrigou a grande maioria das cidades fundadas na região.

Os hebreus foram um povo da Antiguidade que se estabeleceu em Canaã. O auge da história hebraica foi o período monárquico. Os hebreus foram um dos povos da Antiguidade e habitaram a região de Canaã, atualmente conhecida como Palestina.

A Bíblia afirma que nós, crentes, fomos escolhidos da mesma forma que Israel. Deus escolheu o povo de Israel, justamente porque ele era o menor, e, consequentemente, o mais fraco dos povos.

Isto é plenamente claro em Gênesis 3:20, onde Adão diz que Eva era "a mãe de todos os viventes". Eva na Bíblia foi a esposa de Adão, o primeiro homem que Deus criou. Eva foi a mãe de Caim, Abel, Sete e "teve filhos e filhas" (Gênesis 4:1-2, 25; 5:4).

Razão #1 Deus ama Israel!
Após um período de julgamento (“a espada”), Deus é motivado por Seu 'amor eterno' a restaurar Israel. Note que é um amor eterno… incessante, sem fim! Foi esse amor que deu origem ao plano de Deus com Israel (Deuteronômio 7:7), e esse amor também levará à um fim glorioso (Romanos 11:25-28).

O que significa o termo judeu? O termo judeu veio da predominância da tribo de Judá. Isto é, antes do seu retorno à Terra Prometida, quando voltaram do cativeiro. Por causa disso, os hebreus/israelitas passaram a ser chamados de judeus.

Eles habitaram a região de Canaã (terra prometida), que hoje correspondem ao território de Israel, da Faixa de Gaza, da Cisjordânia, do Líbano e partes da Jordânia e da Síria. As tribos, apesar a mesma origem, construíram individualidade e, conforme o contexto histórico, juntavam-se ou separavam-se.