Quem é o país da química?

Perguntado por: ecavalcante . Última atualização: 21 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 15 votos

Lavoisier é considerado o pai da química moderna porque fez descobertas fundamentais baseadas em observações detalhadas e planejamento preciso de experimentos. Antoine Laurent Lavoisier nasceu em Paris em 26 de agosto de 1743. Era filho de um rico advogado e, por isso, foi bem educado.

O estudo sistemático de química começou com os egípcios e os gregos antigos, que foram os primeiros a proporem a existência do átomo.

O físico e químico irlandês Robert Boyle é considerado o pai da Química principalmente pela introdução do uso do “método científico”, ou seja, apenas suas hipóteses não bastavam, era preciso comprová-las cientificamente.

Lavoisier é considerado o pai da química moderna porque fez descobertas fundamentais baseadas em observações detalhadas e planejamento preciso de experimentos. Antoine Laurent Lavoisier nasceu em Paris em 26 de agosto de 1743.

Considerado o pai da ciência moderna, Galileu Galilei realizou importantes contribuições para diversas áreas, como a Física e a Astronomia. Conhecido como pai da ciência moderna, Galileu Galilei foi um cientista, físico, astrônomo, escritor, filósofo e professor italiano que deixou legado importante em diversas áreas.

Albert Einstein (1879 – 1955)

Albert Einstein (1879 – 1955)
Quando falamos de gênio, lembramos de Albert Einstein, ele foi um dos maiores cientistas da história.

Considerado como o primeiro químico moderno, a sua obra teológica é uma das mais complexas do século XVII. Robert Boyle nasceu no Castelo de Lismore, no condado irlandês de Waterford, em 1627. Era o décimo quarto filho de Richard Boyle, conde de Cork, e da sua esposa Catherine Fenton.

A alquimia nasce em Alexandria por volta do século IX a.C. Os alquimistas tentam conseguir ouro a partir de diversos metais. Seu objetivo é a fabricação da pedra filosofal, que transmuta os metais em ouro e permite a preparação do elixir da panaceia ou remédio universal.

A Química surge com a evolução da racionalidade cientifica ocidental e tem sua origem na alquimia. A alquimia como “pré-ciência” que estuda a transformação sabidamente ao longo de quinze séculos, se sujeita aos seus próprios princípios e “se transforma” para a ciência química.

Pode-se afirmar que a aventura da química começa, no Brasil, com a criação do Laboratório Químico-Prático do Rio de Janeiro (1812-1819) cujo propósito era o desenvolvimento de pesquisas químicas com finalidade comercial.

Antoine Lavoisier

Antoine Lavoisier (1743-1794)
Antoine Lavoisier é o “pai da química moderna” e o maior químico experimental antes de Michael Faraday. Lavoisier era incrivelmente prolífico.

Países Baixos

O resíduo, sulfato de sódio, passa a ser conhecido como "sal de Glauber". Dois anos depois em 1650 a Universidade de Leyden nos Países Baixos montou o primeiro laboratório de química.

As principais empresas no setor são: Braskem, BASF, AirLiquide, Carbocloro, Bayer, Clariant, AkzoNobel, Cabor, Petrom, Evonik, Henkel, Kraton, DyStar, Oxiteno, Unigel.

Jacobus H. Van't Hoff

Conheça os ganhadores do primeiro Prêmio Nobel, em 1901: Química: Jacobus H. Van't Hoff; Física: Wilhelm C.

Jean-Paul Marat

Segundo vários historiadores, Lavoisier foi denunciado pelo político revolucionário Jean-Paul Marat. Marat nasceu no mesmo ano que o químico, estudou medicina e viajou pela Europa.

Marie Curie

Marie Curie
A única mulher da lista, Marie Curie foi a primeira pessoa a receber dois prêmios Nobel e a primeira mulher a ser laureada com ele. Em 1903, ela recebeu junto a Antoine Henri Becquerel e Pierre Curie o Nobel de Física por investigações acerca da radiação.

Ao longo de sua vida, Kolbe sintetizou inúmeros compostos orgânicos partindo de inorgânicos e passou a ser considerado o pai da Química Orgânica moderna.