Quem é o pai João na Umbanda?

Perguntado por: umedeiros . Última atualização: 19 de maio de 2023
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Espírito de luz que trabalha na linha de Umbanda para orientação dos médiuns e consulentes propagando sábios conhecimentos.

FOI UM DOS PRIMEIROS ESCRAVOS A NASCER EM SOLO BRASILEIRO E RECEBEU O NOME DE JOAQUIM JOSÉ (EM HOMENAGEM AO AVÔ E AO PAI DE JESUS - QUE ELE NEM SABIA QUEM ERA). CONHECEU UM DOS PRIMEIROS LÍDERES DO QUILOMBO DOS PALMARES: GANGA ZUMBA, QUE MORREU ENVENENADO POR SEUS OPOSITORES QUILOMBOLAS.

Sim, os Pretos-Velhos são espíritos do bem, seriamente comprometidos com a caridade, o amor e a humildade. E quem já sentiu o abraço, quem já ouviu suas palavras sabe que seus conselhos são pautados pela ética, a justiça e o perdão.

Preto velho ou Pretos-velhos são uma linha de trabalho de entidades de umbanda. São espíritos que se apresentam sob o arquétipo de idosos africanos que viveram nas senzalas, majoritariamente como escravos que morreram no tronco ou de velhice, e que adoram contar as histórias do tempo do cativeiro.

Pai José de Aruanda é o nome de um guia espiritual da Falange dos Pretos-velhos de Aruanda. Ele foi um negro escravo alforriado, que viveu no século XIX, nas terras do Maranhão. Sua mãe foi trazida em navio negreiro no final de 1700 (em 1798, mais precisamente), pelas mãos de comerciantes de escravos holandeses.

São ancestrais negros, homens e mulheres idosos, que vivenciaram a escravização com toda a sua violência no 'novo mundo'. A maturidade, experiência espiritual e a sabedoria desses ancestrais estão vinculadas à caridade, simplicidade, humildade e paciência.

Descrição: Escravizada de nação Guiné. Apesar de ter sido alforriada por seu senhor, continuava submetida ao cárcere. Em 1764, reclamou sua liberdade ao governo de São João del Rei e conseguiu sua liberdade.

Vovó Cambinda segura o touro, trabalha, cura, dita palavras de sabedoria e chama atenção quando necessário. Como toda avó, é uma mãe que Oxalá nos deu a graça de conviver. Com Oxum ou com Cambinda; Na cachoeira ou no gongá; Na Umbanda ou no Candomblé.

Saudação e oferendas
Os Pretos-Velhos são os responsáveis, também, por cuidar das crianças, sendo cultuados ainda em cerimônias de Cosme e Damião. As comidas prediletas deles são café, bolos, fubá, milho e outros alimentos naturais como batata doce, tapioca, mandioca e tudo o que comiam na época do Brasil colonizado.

Médiuns todos são, embora alguns em grau mais suave. Mas ninguém pode se "candidatar" a médium de terreiro em algum momento da vida. Estas pessoas são escolhidas como instrumentos de trabalho antes de seu nascimento, sua encarnação nesta terra.

Acenda a vela branca e ofereça para os Pretos Velhos.

Para incorporar é preciso passar primeiro por um processo de aprendizagem, onde os(as) médiuns aprendem a sentir a energia dos guias e se conectar a eles durante as chamadas “giras de desenvolvimento”, que são restritas às pessoas que trabalham no terreiro.

Num dialeto próprio, os pretos-velhos se comunicam num tom gutural com os que o procuram, com palavras que lembram antigos moradores da zona rural, sendo por vezes necessário alguém para interpretar suas palavras. uma série de características que coincidem com traços encontrados em normas vernáculas brasileiras.

Obaluaiê

A corrente dos Amados Pretos Velhos é uma linha de trabalho que corresponde a força do Orixá Obaluaiê (Divindade da cura, transformação, sabedoria e da evolução).

Dentre as mais conhecidas, utilizadas em benzimentos e banhos de limpeza e equilíbrio energético, estão a Alfazema, a Arruda, o Guiné, o Alecrim e a Rosa Branca. Ervas com propriedades que limpam, tranquilizam e equilibram o corpo físico, mental, emocional e espiritual.

Dois Orixás, Nanã Buruquê e Obaluaê, e as Entidades chamadas de Pretos Velhos, são aqueles que melhor representam o Arquétipo do Velho. A própria manifestação corporal de tais energias nos rituais de Umbanda traz, de modo inequívoco, símbolos ligados à velhice.

Aruanda é um conceito presente nas religiões afro-brasileiras, sobretudo na Umbanda, bem como no Espiritismo brasileiro. Descreve um local no mundo espiritual, que varia muito de acordo com a corrente religiosa, mas que de modo geral poderia ser equiparado a uma espécie de paraíso espiritual.