Quem é o pai do rei Davi?

Perguntado por: ojaques . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 13 votos

Jessé

Jessé foi o pai de Davi e descendente de vários personagens bíblicos importantes. A história de Jessé na Bíblia está registrada no Antigo Testamento, principalmente no primeiro livro de Samuel. Mas por ter sido o progenitor de Davi, Jessé é citado em várias passagens bíblicas. Jessé pertencia à tribo de Judá.

Sem dúvida, dentre os filhos de Jessé Davi é o mais conhecido. Mas Jessé foi o pai de pelo menos oito filhos e duas filhas. São eles: Eliabe, Abinadabe, Siméia (ou Samá), Natanael, Radai, Ozém, Eliú, Davi, Zeruia e Abigail (1 Samuel 16—17:12; 1 Crônicas 2:13-17).

Abigail

Rava, era a mãe do rei Davi de Israel e esposa de Jessé de Belém. Ela teve pelo menos nove filhos com Jessé: Eliabe, Abinadabe, Simeia, Netanel, Radai, Ozém, Davi, Zeruia e Abigail.

Betsabá estava livre. Passado o luto, ela tornou-se, oficialmente, mulher de Davi.

O rei Davi cometeu adultério com uma mulher chamada Bate-Seba, que consequentemente ficou grávida. Ao saber da situação de Bate-Seba, Davi tentou acobertar seu pecado e, por fim, tomou providências para que o marido de Bate-Seba, Urias, fosse morto em batalha.

A jovem Maria, que foi escolhida para ser a mãe de Jesus Cristo, era de Nazaré e descendente de Davi. Os profetas do Velho Testamento tinham predito que o Messias viria por meio da linhagem real de Davi (ver, por exemplo, Isaías 11:1). Como a única progenitora terrena de Jesus, Maria deu a Ele essa linhagem.

Davi teve sete mulheres e dez concubinas. Teve muitos filhos (1Crônicas 3:1 a 9). Um dos filhos, Amnon, forçou a própria irmã Tamar a praticar incesto com ele (2 Samuel 13:12).

Por esse ato de traição, ele foi executado. O relato da morte de Davi também se encontra em I Reis 2. Antes de morrer, Davi deu instruções a Salomão, inclusive ordens para punir Joabe pelas vidas inocentes que ele havia tirado e Abiatar por apoiar Adonias como rei.

Embora Absalão tivesse a convicção que assumiria o trono, Davi escolheu um filho mais jovem, Salomão para sucedê-lo no trono. Absalão ainda influenciou algumas pessoas para que o apoiassem, dizendo ser melhor que seu pai.

Mas por ter sido o progenitor de Davi, Jessé é citado em várias passagens bíblicas. Jessé pertencia à tribo de Judá. A Bíblia diz que ele era filho de Obede e neto de Boaz e Rute, a moabita.

Davi e Bate-Seba tiveram quatro filhos, Siméia, Sobate, Natã e Salomão, que nasceram em Jerusalém.

O rei Davi teve várias esposas. O texto bíblico registra os nomes de, pelo menos, oito esposas de Davi. São elas: Mical, Ainoã, Abigail, Maacá, Hagite, Abital, Eglá, Bate-Seba. Mas Davi teve também outras mulheres, entre esposas e concubinas, como por exemplo, a jovem Abisague.

MULHERES DE DAVI
Além dela Davi também tinha as seguintes esposas: Ainoã, a jezreelita ; Abigail, que era viúva de Nabal, o carmelita; Maaca, mãe de Absalão, Davi casara com ela mediante uma aliança que fizera com Talmai, rei de Gesur; além dessa tinha Hagite, Eglá, Abital e a última Bate-Seba.

Davi pediu Ainoã em casamento durante a perseguição de Saul na quinta temporada de Reis. "Ainoã, casa comigo?" E toda uma nação de fãs de Davi pasmou.