Quem é o pai do rap no Brasil?

Perguntado por: gmorais . Última atualização: 5 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 17 votos

O cantor Jair Rodrigues, encontrado morto em casa nesta quinta-feira (8) aos 75 anos, é considerado o primeiro rapper brasileiro. Ele conseguiu o status de precursor do gênero por ter lançado, ainda nos anos 1960, "Deixa isso pra lá".

Mano Brown, Ice Blue, KL Jay e Edi Rock são os Racionais MC's e marcaram a história da música popular brasileira e a identidade do Hip Hop nacional, fazendo parte da trajetória da juventude negra e periférica dos anos 90.

O Rap chegou ao Brasil no final dos anos 1980, com grupos de periferia que se reuniam na Galeria 24 de maio e na estação São Bento do metrô de São Paulo onde "JR Blaw", padrinho do grupo "Rota de Colisão" que nasce em 1990, uns dos primeiros a defender o Hip Hop na Praça São Bento, lugar onde o movimento punk começava ...

Mano Brown
Ele, juntamente com Ice Blue, Edi Rock e KL Jay possuem o maior grupo de rap do país e sempre abordam problemáticas em suas canções.

Composição: Neguim / HUNGRIA.

Wu-Tang Clan

O Wu-Tang Clan tem três álbuns de platina entre seus oito lançamentos. Em 2008, a About Magazine os classificou como “O maior grupo de hip-hop de todos os tempos”. A Rolling Stone chamou o Wu-Tang Clan de “o melhor grupo de rap de todos os tempos”.

Meno Tody

No Brasil…
E há quem diga que o verdadeiro pioneiro do trap foi o Meno Tody, que afirma ser o primeiro real trap nacional.

Quem curte um rap das antigas, deve se lembrar do desbravador hit “Rapper's Delight“, do grupo Sugar Hill Gang. Lançada em 16 de setembro de 1979, o som completa nesta sexta-feira (16), 43 anos. Existe uma polêmica se foi ou não o primeiro rap gravado.

Os primeiros rappers brasileiros
O primeiro álbum brasileiro exclusivo de rap foi a coletânea "Hip-Hop Cultura de Rua", lançada em 1988. Nela foi apresentado o trabalho de rappers como Thaíde e DJ Hum, MC Jack e Código 13, que se tornaram lendas na cena.

O homem faz música há pelo menos 35 mil anos
Mas a primeira pessoa a registrar em papel uma música foi Qiugong, no século 6. Esse chinês tocava uma espécie de cítara e teria transcrito a peça Jieshi Diao Youlan.

Vale lembrar que o próprio termo "rap" vem da junção entre palavras "rhythm e "poetry" ("ritmo e poesia").

Quando se fala de Funk e RAP, existe muito preconceito com os artistas, simplesmente por terem vindo de favelas ou comunidades periféricas. Ao ponto de não aceitarem que essa vertente musical possa fazer sucesso.

A rapper brasileira Moanah Silveira Malheiros, mais conhecida como Moanah, entrou para o Guinness World Records ao conseguir falar cerca de 8,7 palavras por segundo em um trecho de sua música “Rap Queen” e se consagrou como a rapper mais rápida do mundo.

Notícias

  • #1 - Drake – 58,1 milhões. (Foto: Divulgação/Spotify)
  • #2 Doja Cat – 56,2 milhões. (Foto: Divulgação/Spotify)
  • #3 Post Malone – 52,8 milhões. (Foto: Divulgação)
  • #4 Jack Harlow – 52,1 milhões. (Foto: Divulgação/Spotify)
  • #6 Kanye West – 50,7 milhões. ...
  • #8 Lil Nas X – 44,3 milhões. ...
  • #10 Travis Scott – 38,2 milhões.

Com cachês que podem chegar a R$ 400 mil por show, nomes como Xamã, Orochi, Matuê, Djonga, MC Poze, Filipe Ret, L7nnon e Hungria são legítimos representantes desse movimento. Em sete anos de carreira, o rapper é um dos mais respeitados no meio.