Quem é o pai do pragmatismo?

Perguntado por: ireal . Última atualização: 26 de maio de 2023
4.9 / 5 18 votos

Charles Sanders Peirce

Alguns denominaram Charles Sanders Peirce como sendo o pai do pragmatismo, apesar de vermos resquícios dessa corrente na Antiguidade. O fato é que a filosofia de Peirce baseia-se em métodos.

William James foi o pioneiro da Psicologia Funcional. A obra o projetou na comunidade científica da época.

O pragmatismo surgiu nos Estados Unidos no final do século XIX e começo do século XX, mais precisamente, em 1870, quando um grupo de intelectuais de Cambridge, Massachusetts, se reunia para discutir filosofia.

O pragmatismo é entendido como uma doutrina em que as idéias são instrumentos da ação; isto é, só têm utilidade quando produzem efeitos práticos. Sua força está, particularmente, na aplicação prática; ou seja, na idéia que se consolida em ação. Assim, a verdade para o pragmático é só aquilo que se concretiza como ação.

Objetivamente, o pragmatismo mantém que o critério da verdade deve ser encontrado nos efeitos e conseqüências de uma idéia. James (1974) defende que se uma idéia funciona, é verdadeira.

Mais conhecida como Teoria James-Lange, esta sugere que emoções são sentimentos subjetivos baseados no reconhecimento de mudanças internas autônomas do sistema nervoso associada a ações. Esta teoria ainda defende que diferentes padrões de respostas fisiológicas ocorrem para cada emoção.

William James (1884a, 1884b, 1890/1952), simultaneamente com o fisiólogo Lange (1885), formulou uma hipótese em que invertia a relação normalmente postulada entre estar emocionado e sentir o impacto da emoção no corpo. Para ele, o estado do corpo seria a base inicial e essencial para a consciência das emoções.

Fazendo uma referência à filosofia pragmática, pode-se apreender que essa doutrina rompe com as amarras do método que representa um entrave para se chegar à verdade. No entanto, esta teoria dá brechas para abusos e injustiças às questões do Direito.

Wilhelm Wundt

Wilhelm Wundt (1832-1920) é geralmente celebrado nos manuais de história da psicologia como o fundador da psicologia científica.

Nasceu a 19 de junho de 1566, em Edimburgo, e faleceu a 27 de março de 1625, em Theobalds Park, Hertfordshire. Foi rei da Escócia, com o nome de Jaime VI, entre 1567 e 1625, e de Inglaterra, entre 1603 e o ano da sua morte.

O pioneiro da Psicologia Funcional desenvolvida nos Estados Unidos foi o americano William James (1842-1910) que, segundo pesquisa realizada 80 anos após sua morte, perdia prestígio apenas para Wilhelm Wundt.

Charles Sanders Peirce

O pragmatismo é um pensamento filosófico criado, no fim do século XIX, pelo filósofo americano Charles Sanders Peirce (1839-1914), pelo psicólogo William James (1844-1910) e pelo jurista Oliver Wendell Holmes Jr (1841-1935).

Ser pragmático é ser prático é ter objetivos definidos, é fugir do improviso. O pragmático se baseia na lógica, no conceito de que as ideias e atos só são verdadeiros se servirem para a solução imediata de seus problemas. O pragmatismo é uma doutrina filosófica que se baseia na verdade do valor prático.

O contrário de Pragmática é: Principais antônimos de pragmática: 1 informalismo.

O pragmatismo constitui uma escola de filosofia estabelecida no final do século XIX, com origem no Metaphysical Club, um grupo de especulação filosófica liderado pelo lógico Charles Sanders Peirce, pelo psicólogo William James e pelo jurista Oliver Wendell Holmes, Jr., congregando em seguida acadêmicos importantes dos ...

O que é Pragmático:
Pragmático é uma palavra com origem no grego "pragmatikus" e no latim "pragmaticu", que significa ser prático. Pragmático é aquilo que contem considerações de ordem prática, realista, sem rodeios, com alvo bem definido, sem subterfúgios.

O pragmatismo é tratado como uma qualidade de excelência no contexto corporativo. Pessoas pragmáticas são diretas e focadas naquilo que precisam realizar. Não se dispersar e manter-se alinhado com as necessidades de entrega é realmente bastante positivo.