Quem é o pai do filho da Nanã?

Perguntado por: acavalcante . Última atualização: 3 de maio de 2023
4.6 / 5 2 votos

Bom Sucesso | Mario revela que é o pai do filho de Nana | Globoplay.

São filhos de Nanã os Orixás Iroko, Osanyin, Yewá, Omolu, Obaluaiê e Oxumaré.

Alguns Exus de Nanã:
Exu do Lodo (de Obaluayê, Iemanjá e Nanã), Exu 7 Lagoas (Oxalá/Nanã), Exu do Lago, Exu do Poço, Exu Terra Roxa (de Omolu e Nanã), Exu da Pedra Roxa (Oxalá e Nanã), Exu dos 7 Lagos (de Oxalá e Nanã).

No negativo as filhas de Nanã são intratáveis, ríspidas, tagarelas, fuxiqueiras, vingativas e perigosas. As filhas de Nanã apreciam a boa mesa, companhia falantes e alegres, reuniões familiares e religiosas, pessoas que lhe dediquem afeto e respeito e vestes multicoloridas.

Os pretos velhos ligados a Orixá Nanã Buruque são mais raros e demonstram ter a idade mais avançada. São especialistas em conselhos sobre moral e karma. Atuam também ao lado de Iansã – Oyá e Orixá Obaluaiê, conduzindo eguns (espíritos desencarnados). Falam rígido, com seriedade, sabedoria e muito respeito.

Nanã é o Orixá feminino mais velho. Rege o lodo e a lama. Para ter sua proteção, use às segundas-feiras roupas ou peças lilás e brancas e ofereça-lhe feijão roxinho cozido com taioba. Seus números para sorte: 2 e 13.

No sincretismo religioso, Nanã representa Nossa Senhora Sant'Ana (ou Santa Ana). Sabe-se que ela foi a mãe de Maria de Nazaré, portanto, a avó de Jesus. Seu nome significa graça.

Muitas vezes, é temida, intransigente e austera. Mas respeitada como a mais velha das Yabás (orixás femininas). Nanã é responsável pelo portal entre a vida e a morte. Ela limpa a mente dos espíritos desencarnados para que possam se livrar dos sofrimentos da sua jornada, reencarnando sem os rastros da vida anterior.

CABOCLAS DE NANÃ
Assucena, Inaíra, Juçanã, Janira, Juraci, Luana, Muiraquitan, Sumarajé, Xista, Paraguassú, etc.

Também é chamada de Jabuticaba do campo, Jabuticaba anã e Jabuticaba nana. Observações: Espécie rara, descoberta e classificada pela ciência por Marcos Sobral em Dezembro de 2.005.

Nanã é a avó dos orixás, a cuidadora, e Ogum, o senhor da guerra, da luta e das batalhas. As cores predominantes de Nanã são lilás, rosa e branco. E, de Ogum, azul e branco, vermelho e branco. “Vai ser um ano de muitas conquistas, mas de muitas batalhas pela frente também”, afirmou.

Nanã quando se manifesta em seus filhos carrega o Ibiri na mão direita ou o coloca sobre as duas mãos, imitando o movimento de ninar uma criança. Este cetro é a representação mais importante de Nanã. Segundo um de seus mitos de fundamento, Ela nasceu com ele, ele não lhe foi dado por ninguém.

Ao orixá Nanã são oferecidos efó, mungunzá, sarapatel, feijão com coco e pirão com batata-roxa. Essa comida traz para as pessoas muita força. É bom ressaltar que Nanã é uma santa antiga e muito sábia.

Isso porque Nanã é considerada a orixá mais exigente na escolha de seus filhos. Apesar de ser associada à imagem de mãe, Nanã prefere se relacionar mais com os idosos, como uma vovó. Além disso, é mais comum encontrar mulheres filhas de Nanã do que homens.

Babalaô Ronaldo Linares

Pai Benedito de Aruanda é o Preto-Velho Guia-Chefe dos trabalhos Espirituais do Babalaô Ronaldo Linares.

NÀNÁ - NANÃ: Narciso, ajuda na espiritualidade.

26 de julho

O 26 de julho é também celebrado pelas tradições religiosas afro-brasileiras como o dia de Nanã Buruquê, orixá da sabedoria, das águas paradas e regente do portal entre o mundo dos vivos e o dos mortos. Nanã também é considerada uma avó e, na umbanda, é sincretizada com Santa Ana.