Quem é o pai do conhecimento?

Perguntado por: osalgado . Última atualização: 30 de janeiro de 2023
4.3 / 5 19 votos

O título de “pai da Ciência Moderna” se explica pelas importantes contribuições de Galileu, desde a criação do método científico até o desenvolvimento de instrumentação, além de outras grandes descobertas e a popularização do conhecimento.

A palavra conhecimento tem origem no latim, da palavra cognoscere, que significa "ato de conhecer". Conhecer, no latim, também advém do mesmo radical "gno", presente na língua latina e no grego antigo, da palavra "gnose", que significa conhecimento, ou "gnóstico", que é aquele que conhece.

Para Aristóteles o conhecimento se inicia a partir das sensações e sentidos. Para o filósofo, o mundo sensível é também inteligível e é a partir da memória que os indivíduos conseguem reter dados vindos do mundo das sensações.

A primeira forma de conhecimento do ser humano é a interpretação em forma do conhecimento universal, são as sensações, percepções e opiniões criada e projetada na pessoa.

Todo cidadão produz conhecimento, que é repassado através das gerações pela oralidade, na escrita e em forma de publicações. Parte desse conhecimento pode ser registrado pela ciência, para entendimento das variáveis sociais, culturais, ambientais e outras.

Tales de Mileto foi um filósofo, matemático e astrônomo antigo. A ele é atribuída a criação da Filosofia. Tales de Mileto é considerado o primeiro filósofo da tradição ocidental.

A história da Lógica tem início com o filósofo grego ARISTÓTELES (384 - 322a. C.) de Estagira (hoje Estavo) na Macedônia. Aristóteles criou a ciência da Lógica cuja essência era a teoria do silogismo (certa forma de argumento válido). Seus escritos foram reunidos na obra denominada Organon ou Instrumento da Ciência.

Tales de Mileto é considerado o primeiro filósofo, o pai da filosofia. É dele a organização do primeiro movimento filosófico, a Escola de Mileto ou Escola Jônica. Para o pensador, havia um princípio criador para todas as coisas do mundo: a água. A água seria, portanto, o arché fundador de tudo que há no mundo.

O homem primitivo já expressava seus conhecimentos atraves dos desenhos nas cavernas, buscando deixar ali registrados seus conhecimentos de mundo.

A pessoa que detêm o conhecimento é capaz de saber alguma informação ou instrução e a mesma pode mudar comportamentos e auxiliar na tomada de decisões. O conhecimento é capaz de transformar vidas e, se utilizado devidamente, contribui significativamente para a construção de um mundo melhor.

Do latim sapere, que significa “saber” ou “sentir o gosto”. O termo “sabedoria” surgiu na língua portuguesa a partir do latim sapere, que significa “saber” ou “sentir”. No entanto, o termo latino teria se originado do grego sophos / sophía, que quer dizer “sábio”.

Platão (427-347 a.C.)
Tente mover o mundo - o primeiro passo será mover a si mesmo. Não espere por uma crise para descobrir o que é importante em sua vida.

O autoconhecimento era um dos pontos fundamentais para Sócrates, "conhece-te a ti mesmo", o saber não era algo que vinha de fora do homem e sim de si mesmo, ao interrogar a si mesmo.Na medida em que Sócrates desenvolve diálogos críticos com seus interlocutores,como que num ato de "dar a luz" conseguia que os mesmos ...

Platão defendia o Inatismo, nascemos como principios racionais e idèias inatas. A origem das idéias segundo Platão é dado por dois mundos que são o mundo inteligivel, que é o mundo que nós, antes de nascer, passamos para ter as idéias assimiladas em nossas mentes.

Conhecimento é a informação que foi analisada, compreendida e incorporada. Por sua vez, a sabedoria é o conhecimento que passou pela análise de valores, crenças, moral e ética do indivíduo. Logo, não existe sabedoria sem conhecimento e nem conhecimento que não parta da obtenção de informações por meio de dados.

De uma forma empírica, podemos afirmar que conhecimento é o fato ou a condição de saber obtida através de uma experiência, vivência, ou de uma associação. Podemos ver o conhecimento como um estado de consciência própria, sobre propriedades, sensações, comportamentos, estados dos mais variados domínios da realidade.

A Filosofia tem lugar de nascimento, a Grécia, e um “pai”, Tales de Mileto.

O conhecimento pode ser transmitido através das gerações, por meio dos processos de socialização e de interação social. Dessa interação com o mundo ao seu redor, o homem produz e reproduz conhecimento e informação.

Aristóteles foi responsável pela sistematização do conhecimento e pela divisão dos campos de saber. As ciências são, pois, divididas em três grupos: as ciências poiéticas, as ciências práticas e as ciências teoréticas.