Quem e o pai do cinismo?

Perguntado por: orodrigues . Última atualização: 24 de maio de 2023
4.6 / 5 6 votos

Antístenes

Atribui-se a Antístenes de Atenas a criação do cinismo no período helenístico da Grécia Antiga. O filósofo aprendeu retórica com o sofista Górgias e foi discípulo de Sócrates. Após a morte do mestre, Antístenes fundou o cinismo como uma doutrina e um modo de vida, e não um sistema filosófico.

O Cinismo foi uma escola filosófica grega criada por Antístenes, seguidor de Sócrates, aproximadamente no ano 400 a.C., mas seu nome de maior destaque foi Diógenes de Sínope. Estes filósofos menosprezavam os pactos sociais, defendiam o desprendimento dos bens materiais e a existência nômade que levavam.

Diógenes de Sinope foi discípulo de Antístenes e o mais conhecido entre os cínicos.

Ao longo do tempo, o conceito de cinismo foi sofrendo alterações e, hoje em dia, é associado à tendência de não crer na bondade nem na sinceridade do ser humano. A atitude cínica está relacionada com o sarcasmo, a ironia e a troça.

Cínico: significado
O termo cínico, grafado com c, é muito utilizado para se referir a alguém que demonstra, em suas ações e comportamento, algum tipo de descaramento, sarcasmo ou deboche. Diz respeito, mais diretamente, àqueles que agem com cinismo.

O cinismo foi uma escola filosófica grega, fundada por Antístenes, discípulo de Sócrates. O seu nome deriva, segundo vários testemunhos, do fato de alguns membros da escola se reunirem no Cinosargo, ginásio situado perto de Atenas.

A escola cínica possuía uma doutrina essencialmente moral, sua tese fundamental consistia em alcançar a felicidade, entendida como virtude. Fora da virtude não existem bens, desse modo, uma das mais fortes características do cinismo é o desprezo pela riqueza, pelos prazeres e pelas convenções humanas.

Cinismo foi uma filosofia de vida proposta por Diógenes, que defendia a autossuficiência, que consistia em viver a vida independente dos luxos e normas da civilização.

Filósofos cínicos

  • 1- Antístenes (445 – 365 a.C.) Como eu já te contei, Antístenes foi o criador do pensamento cínico. ...
  • 2- Diógenes (412 – 323 a.C.) ...
  • 3- Crates de Tebas (365 – 285 a.C.) ...
  • 4- Hipárquia de Maroneia (350 – 310 a.C.) ...
  • 5- Metrocles de Maroneia (sec. ...
  • 6- Mônimo de Siracusa (sec.

Atitude de descaso pelas normas sociais: 1 descaramento, desfaçatez, desplante, desrespeito, insolência, hipocrisia, sarcasmo, mordacidade, falsidade, caradura, caradurismo, descaro, arrogância.

Epicuro de Samos

Epicurismo é uma Escola Filosófica criada por Epicuro de Samos em meados do século IV a.C., no período pós-socrático, que afirma que, para atingir um estado de plena liberdade, tranquilidade e libertação do medo, o indivíduo deve manter-se em busca de prazeres moderados.

Diógenes não acreditava em um filósofo incapaz de incomodar os outros, por isso incomodou, e muito, Platão: com gritos e performances, com ironias, sátiras e provocações. Razão pela qual este o chamava de Sócrates enlouquecido.

Entretanto, isso ilustra bem os propósitos de Sêneca e revela uma das maiores diferenças entre o estoicismo e o cinismo. Enquanto o cinismo nega todo e qualquer tipo de luxo e opulência, o estoicismo acredita que tais coisas são indiferentes.

Antístenes levou ao extremo uma das ideias de Sócrates que é a da autossuficiência. O homem deve bastar-se a si mesmo, isso é, não depender dos outros para nada ou para o mínimo possível, as pessoas em sua autossuficiência precisam não ter necessidade de nada de que venha de outras pessoas.