Quem é o pai de Júpiter?

Perguntado por: mvieira6 . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 20 votos

Júpiter é filho de Saturno e Cibele.

A origem do nome de Júpiter
Equivalente ao Zeus da mitologia grega, Júpiter é o rei dos deuses. Ele normalmente é representado com um raio em uma das mãos, já que é a divindade do céu, dos raios, dos trovões e das tempestades.

Deusa da sabedoria, das artes e da guerra, filha de Júpiter e Reia.

Cronos casou com a sua irmã Reia, que lhe deu seis filhos (os crónidas): três mulheres, Héstia, Deméter e Hera e três homens, Hades, Posídon e Zeus. Como tinha medo de ser destronado por causa de uma maldição de um oráculo, Cronos engolia os filhos ao nascerem.

Há ainda outra vertente que acredita que a origem do nome Júlia esteja relacionada ao deus romano Júpiter e signifique “filha de Júpiter”. Originalmente Julia (sem o acento agudo) era nome de uma família patrícia romana, considerada descendente do mitológico Iulo, filho de Creusa e Eneias de Tróia.

Cronos é o deus do tempo quantitativo, sequencial, ritmado. Kairós, por sua vez, é o deus do tempo qualitativo, do momento oportuno. O contraste das imagens desses deuses é esclarecedor. Cronos muitas vezes é representado como um senhor sentado, marcando o ritmo do tempo.

Entre outras lendas, Zeus teria sido criado por Melissa, que o alimentou com leite de cabra e mel. Quando se tornou adulto, Zeus derrotou o pai e obrigou-o a ressuscitar seus irmãos. Libertou também os ciclopes da tirania de Cromos, e eles em recompensa deram-lhe as armas do trovão e do relâmpago.

Significado de Júpiter
Para os romanos, o deus Júpiter seria o deus dos deuses, como Zeus o é para os gregos, e filho de Saturno, que seria Cronos na Grécia. Júpiter recebeu esse nome por ser o maior dos planetas e o que, de certa forma, reina sobre os demais.

Vénus era filha do Céu e da Terra. Também se diz que era filha do Mar e que Saturno preparou o seu nascimento, formando-a da espuma das águas. E há ainda quem afirme que era filha de Júpiter e da ninfa Dione, sua concubina.

Luna

Na verdade, a nossa lua tem nome sim. O nome dela é Lua! A palavra vem do latim Luna, que na mitologia romana era o nome da deusa relacionada ao satélite que orbita o planeta Terra.

Juno

Na mitologia romana, Juno é a esposa de Júpiter e rainha dos deuses.

Cibele

Júpiter é filho de Saturno e Cibele.

Os planetas só brilham devido à luz solar que refletem. Se um planeta vai ser visível ou não depende da posição dele em relação ao Sol. Podemos ver até cinco planetas sem telescópio: Mercúrio, Vênus, Marte, Júpiter e Saturno.

Os gregos consideravam Zeus o deus supremo e comandante do Universo. Era o deus dos céus, do raio e do trovão. Era considerado pai dos homens e dos deuses. Resgatou seus irmãos, devorados por seu próprio pai, Cronos.

Segundo a tradição clássica, Cronos simbolizava o tempo e por isso Zeus, ao derrotá-lo, conferira a imortalidade aos deuses.

Poseidon
Poseidon foi um dos três grandes deuses que lideraram a vitória contra o titã Cronos.

São eles: Zeus, Hera, Poseidon, Atena, Ares, Deméter, Apolo, Ártemis, Hefesto, Afrodite, Hermes e Dionísio. Em algumas versões, os nomes desses deuses podem variar, mas geralmente são esses que compõem o panteão.

Zeus era considerado o deus dos fenômenos naturais, e era responsável pelos raios, trovões, chuvas e tempestades. Porém mais tarde, ele também se tornou o deus da justiça e da lei.

Hércules

O semideus mais forte do mundo
Hércules é um herói da mitologia greco-romana, um semideus, filho de Zeus com a mortal Alcmena.