Quem é o pai de Gileade?

Perguntado por: edantas . Última atualização: 24 de maio de 2023
4.5 / 5 20 votos

Gileade foi, de acordo com o Livro de Números, o filho de Maquir, e consequentemente o neto de Manassés, bisneto de José e bisneto de quarta geração de Abraão e Sara.

Jefté era um gileadita, ou seja, ele era da região de Gileade. Inclusive seu pai se chamava Gileade. Mas a mãe de Jefté era uma prostituta.

Na época do Velho Testamento, essa especiaria passou a ser conhecida como o “bálsamo de Gileade”. O profeta Jeremias lamentou as calamidades que ele observou entre seu povo e esperava uma cura. Jeremias questionou: “Porventura não há bálsamo em Gileade?

Em conclusão, então, Jefté não prometeu matar sua filha, mas a dedicou ao serviço de Deus, o que envolveu o desafio notável da sua virgindade perpétua. É o que diz o versículo 39, que ele levou a cabo o seu voto, mas não adiciona, “e ela morreu”.

Somos uma igreja familiar, que acredita na cura e restauração de Deus através dos princípios de uma vida que evidencia o caráter e valores cristãos.

Jefté, o gileadita, era homem valente, porém filho de uma prostituta. O pai dele se chamava Gileade. Gileade também teve filhos da sua esposa. Esses filhos cresceram e expulsaram Jefté, dizendo: — Você não herdará nada na casa de nosso pai, porque é filho de outra mulher.

A maioria dos gileaditas pertenciam à tribo de Manassés, filho de José, governador do Egito (Números 26:29,30; 27:1; 36:1; Josué 17:13; 1 Crônicas 2:21,23; 7:14-17). Gileade também foi o nome do pai de Jefté, um dos juízes de Israel (Juízes 11:1).

Recordai-vos de que eu sou osso vosso e carne vossa, sangue do vosso sangue!”… Tinha ele trinta filhos, que montavam trinta jumentos e possuíam trinta cidades, chamada até nossos dias de Havot Iair, Povoados de Jair e se situam nas terras de Guilad, Gileade. Ele tinha trinta filhos e trinta filhas.

Jair foi o sétimo juiz de Israel no tempo do Antigo Testamento. Ele se levantou como juiz entre o povo de Deus após a liderança de Tola. A história de Jair na Bíblia está registrada no capítulo 10 do livro de Juízes (Juízes 10:3-5). O nome Jair provavelmente significa “ele ilumina”.

como uma mãe em Israel”. Débora e Barac derrotaram Sísera, mas não tiveram a “honra” de matá-lo. Quem acabou executando essa tarefa foi outra mulher, que aparentemente não tinha nada a ver com o conflito entre israelitas e cananeus. Seu nome, segundo a Bíblia, era Jael.

A terra de Tobe era um território ao oriente de Gileade, onde Jefté se refugiou quando foi expulso de casa pelos seus meio-irmãos (Jz 11.2), e onde permaneceu à frente de um bando de aventureiros, até que o foram buscar àquele sítio os anciãos de Gileade (Jz 11.5).

Deus usou o bálsamo de Gileade como uma metáfora para se referir à cura que o povo de Israel havia rejeitado. Como ensinamento, o bálsamo representou as tentativas humanas a fim de evitar a destruição, causada pelo pecado, sanada somente pelo espírito.

Gileade era referência – Gênesis 37:25
Seus camelos estavam carregados de especiarias, bálsamo e mirra, que eles levavam para o Egito. Gileade era uma referência de especiarias, seu bálsamo era o melhor e o mais consumido da região.

Ele é um nome hebraico que se translitera como JEPHTHAH em Inglês e quer dizer “ele abre”, “aquele que abre”, “o que Jeová liberta”.

Era filho de uma prostituta e, depois de crescido, foi expulso de sua família e sua casa por seu meioirmão. O Senhor usou essa pessoa de situação humilde, porém, para libertar Israel de seus inimigos. Ele tinha fé em Deus e abandonou os ídolos, sendo por isso fortalecido pelo Senhor em seus esforços.

A filha de Jefté, às vezes chamada de Seila ou Ífis, é uma figura na Bíblia Hebraica, cuja história é contada em Juízes 11. O juiz Jefté tinha acabado de ganhar uma batalha contra os amonitas, e jurou que ofereceria a primeira coisa que saísse de sua casa como holocausto a Javé.