Quem é o pai de Eros?

Perguntado por: ohilario . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.5 / 5 4 votos

Eros, o deus grego do amor e do desejo, conhecido na mitologia romana como Cupido, é filho de Afrodite e de um dos prováveis deuses: Ares, ou Hermes, ou Zeus.

Atendendo seu pedido, o grande deus do Olimpo ordenou que Hermes conduzisse a jovem à assembléia dos deuses e a ela foi oferecida uma taça de ambrosia. Então com toda a cerimônia, Eros casou-se com Psique, e no devido tempo nasceu seu filho, chamado Voluptas (Prazer).

Um dos mitos mais comuns na Grécia antiga era a de Eros e Psique; de acordo com ele, Afrodite estava com ciúmes da beleza da princesa mortal, Psique e disse ao filho para fazê-la cair no amor com a criatura mais feia na terra. No entanto, Eros se apaixonou por ela, em vez e levou-a para sua morada divina.

Volúpia ou Hedonê Na Mitologia Grega Volúptia ou Volúpia, é filha de Eros (amor) e Psiquê (Alma) de todos que acreditavam nas Trigêmeas de Eros II e Volúptas.

Eros casou-se com Psiquê, com a condição de que ela nunca pudesse ver o seu rosto, pois isso significaria perdê-lo. Mas Psiquê, induzida por suas invejosas irmãs, observa o rosto de Eros à noite sob a luz de uma vela.

Segundo o delegado, o laudo mostra que a causa da morte de Eros foi eletroplessão (choque elétrico).

Ele pode abençoar alguém com alta fertilidade e amaldiçoar outros com infertilidade. Tiro com Arco: Ele não é tão habilidoso em arco e flecha quanto Apolo e Ártemis, Eros é um arqueiro impressionante por sua longa experiência em acertar o coração dos outros com suas flechas.

Ao ver como a irmã estava vivendo, foram tomadas de uma profunda inveja, e combinaram arruinar o que consideravam ser a grande sorte de Psique. Assim, quando ela admitiu nunca ter visto o rosto do marido, as duas irmãs disseram que o marido só podia ser um monstro, que a devoraria.

Ares ficou particularmente conhecido por ter mantido um relacionamento extraconjugal com Afrodite, deusa da beleza e do amor para os gregos antigos. Desse relacionamento de Ares e Afrodite nasceram cinco filhos, chamados Harmonia, Fobos, Deimos, Eros e Anteros.

Psiquê vaga pelo mundo em busca de Eros, em alguns momentos desejando a própria morte, até que um dia consegue suplicar a Afrodite pelo retorno de Eros. Afrodite decide então vingar-se dela: impôs à jovem tarefas praticamente impossíveis: ela deveria separar milhares de grãos que estavam misturados uns aos outros.

Quando Ares, amante de Afrodite, descobre que ela está apaixonada por Adônis, ele envia um grande javali para matar seu rival. Depois de atacado pelo animal, Adônis se transforma numa anêmona. Quando chega ao submundo, Perséfone, esposa de Hades, se apaixona por ele e assim, torna-se uma das rivais de Afrodite.

Vênus

A deusa Afrodite diz respeito a representação de uma divindade da Mitologia Grega vista como a figura do amor, da sedução e ainda da sexualidade. Ela também é tratada na Mitologia Romana com o nome de deusa de Vênus.

Essa diferença é belamente representada nas figuras das duas divindades gregas do Amor: Eros surge do caos quando criança e jamais se torna adulto, enquanto Afrodite nunca foi criança, mas, segundo o mito, ergueu-se do mar como uma mulher adulta, Anadiômena, e permanece eternamente jovem.

É bacharel em medicina veterinária pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e pós-graduado lato sensu em Poder Legislativo pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. É casado com Adriana Biondini, com quem tem dois filhos.

O mito de Eros (o amor) e Psiquê (a alma) retrata a união entre o amor e a alma. Em grego "psiquê" significa tanto "borboleta" como "alma". Uma alegoria à imortalidade da alma, simboliza também a alma humana provada por sofrimentos e aprovada, recebendo como prêmio o verdadeiro amor que é eterno.

Apolo foi pai de muitos deuses, entre eles Aristeu e Asclépios, embora não tenha tido muita sorte no amor. Teve diversos envolvimentos amorosos tanto com mulheres, quanto com homens. Uma de suas histórias de amor mais emblemáticas é com a ninfa Dafne, filha do rei Peneu.

Pediu o seu filho Eros, o deus do amor, que atingisse a jovem psique com suas flechas, fazendo-a enamorar-se do homem mais apaixonante do mundo. Entretanto, ao ver a princesa, o próprio Eros apaixonou-se, contrariando as ordens da sua mãe, não lançou suas setas.

Cupido, também conhecido como Amor, era o deus equivalente na mitologia romana ao deus grego Eros. Filho de Vênus e de Marte, (o deus da guerra) andava sempre com seu arco, pronto para disparar sobre o coração de homens e deuses.

Psiqué era uma linda jovem grega, tão linda que provocou a ira de Afrodite. Para punir Psiqué, uma mortal tão bela quanto ela, Afrodite determina que seu filho Eros faça com que Psiqué se apaixone por uma peçonhenta serpente. Ao encontrar Psiqué,Eros se fere de amor e a leva para seu palácio de sonhos.

Hefesto

Afrodite foi casada com Hefesto, deus do fogo e da metalurgia. Seu marido era conhecido por ter a aparência horrenda, tendo sido rejeitado pela própria mãe, Hera.

Hércules era filho de Zeus. Ele era um grande herói conhecido pelos Doze Trabalhos de Hércules. Os deuses reconheceram isso e ele foi feito imortal após sua morte.

Continuar lendo Como Eros morreu?