Quem é o pai da psicologia social?

Perguntado por: drosa . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.3 / 5 19 votos

Kurt Lewin

Um dos primeiros a conduzir um estudo sistemático da Psicologia de Grupos Sociais foi o germano-americano Kurt Lewin, considerado “o pai da Psicologia Social”.

Para Farr, a Psicologia Social tem origem nos estudos comparativos que Wundt (1832-1920) desenvolveu acerca da Psicologia dos Povos, Völkerpsychologie, na Universidade de Berlim, entre 1900 e 1920.

H Mead e Herbert Blumer, os criadores do interacionismo simbólico na Universidade de Chicago e Vygotsky na Rússia. O grupo como objeto de estudos ganhou densidade na psicologia social durante a segunda guerra mundial, com Kurt Lewin (1890-1947), considerado por muitos autores como fundador da psicologia social.

Dentre algumas das principais teorias formuladas pela Psicologia social norteamericana, estão: a dissonância cognitiva e a de comparação social de Festinger, o princípio do equilíbrio e a teoria da atribuição da causalidade de Heider, a teoria da direção à simetria de Newcomb e a teoria da reatância psicológica de ...

Portanto, a Psicologia Social defende que o ser humano modifica a sociedade, assim como é modificado por ela; e por isso, leva em consideração a herança histórica em que ele foi submetido. É, em outras palavras, uma forte ligação entre a Psicologia e a Sociologia.

A autora expõe que o desenvolvimento dessa vertente na América Latina ocorreu por meio de primeiras influências, influências mais centrais e por relações interinfluentes, entre três correntes: a Psicologia Social comunitária, ela mesma; a Psicologia da Libertação (Martín-Baró, 1998); e a Psicologia Social crítica (Lima ...

A ênfase maior dada ao indivíduo ou à sociedade fez com que diferentes autores (House, 1977; Stephan & Ste- phan, 1985) começassem a defender a existência de duas modalidades de Psicologia Social: a Psicologia Social Psicológica e a Psicologia Social Sociológica.

Mead (1962) afirma que a ação comunicativa é organizada e que já está presente no ato social de ajustamento dos animais. Os atos sociais de ajustamento dos animais consistem no desenvolvimento de ações estimuladas por atitudes ou por gestos que caracterizam propriamente o início dos atos sociais.

De acordo com Arthur Ramos, a psicologia social estava inserida nos estudos de direito, de economia, de educação e de medicina, e se beneficiava igualmente de contribuições biológicas, psicanalíticas, comportamentais, sociológicas e antropológicas (SÁ, 2007).

Silvia Lane propõe que a Psicologia Social pode ser um meio para realizar transformações em nossa sociedade, além de uma forma de produção de conhecimento sobre o ser humano. Essa transformação social levaria as pessoas a romperem com práticas sociais que favoreçam a desigualdade (Lane, 1981,1984).

É correto afirmar sobre a psicologia social. A psicologia social é a única a poder responder as questões sociais humanas. A Psicologia Social é a única capaz de assumir a especificidade da natureza histórico-social do ser humano. O homem é um sujeito histórico e transformador da sociedade.

Os primeiros cursos de psicologia social no Brasil ocorreram na década de 1930, com Raul Briquet (1887-1953) em 1933 na Escola Livre de Sociologia e Política de São Paulo e resultou na obra Psicologia Social, "primeiro livro acadêmico em Psicologia Social, editado em 1935" (Bomfim, 2003, p. 128).

A Psicologia Social é um campo da Psicologia que se dedica ao estudo do comportamento dos indivíduos enquanto seres sociais, refletindo sobre o modo como se constitui nossa concepção de mundo, nossa relação com a linguagem e com a aprendizagem, evidenciando as relações sociais na família, escola e no trabalho.

Assim, desde o seu surgimento ela tem contribuído para o entendimento do individuo e suas relações com a sociedade, buscando instrumentalizar as pessoas para que pudessem compreender o contexto social a que pertencem, os constructos sociais, os comportamentos e dessa forma romper com as amarras da opressão e da ...

Doise (1982) distingue quatro níveis de análises nas explicações elaboradas pelos psicólogos sociais para os fenômenos sociais: intraindividual; interindividual; intergrupal; societal.

As principais temáticas da psicologia social e da psicologia comunitária enfatizam o desenvolvimento do indivíduo na sociedade e a maneira pela qual a subjetividade é construída nessas interações.