Quem é o pai da liderança?

Perguntado por: dlopes . Última atualização: 24 de abril de 2023
4.3 / 5 20 votos

Peter Drucker foi um dos pensadores mais renomados e influentes sobre gestão. Embora ele tenha falecido em 2005, seu trabalho continua vivo e pulsando em universidades, empresas e pesquisas em todo o mundo.

Se Peter Drucker é considerado o pai da gestão, Michael Porter é o pai da estratégia. Todo ou quase todo o conceito de estratégia que as empresas praticam hoje em dia foi concebido por Michael Porter, em 1980 com o lançamento do seu livro, Estratégia Competitiva, mundialmente conhecido e admirado.

Conheça Peter Drucker, considerado o “pai” da Administração moderna. A maioria dos grandes líderes se inspira em outros para crescer. Uma grande fonte de inspiração para todos que se aventuraram pelo ramo da administração no século XX foi o austríaco Peter Drucker.

Segundo Peter Drucker, 2014) a única verdadeira definição de um líder é alguém que tem seguidores. Um líder eficaz não é alguém que seja amado ou admirado. Ele ou ela é alguém cujos seguidores fazem a coisa certa. A popularidade não é liderança, os resultados à são.

No inicio do século XX, surge FREDERICK W. TAYLOR, engenheiro americano, que apresentou os princípios da ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA e o estudo da ADMINISTRAÇÃO como CIÊNCIA.

Jules Henri Fayol foi um engenheiro, empresário e escritor formado na França. Suas experiências e interesses o levaram a criar a Teoria Administrativa, que integra a Teoria Clássica da Administração e que lhe rendeu o título de pai da Escola Clássica de Administração.

Peter Drucker

Durante sua carreira, Peter Drucker se interessou e permeou por diversas áreas, como jornalismo, redação, consultoria e, claro, gestão. Com 39 livros publicados e traduzidos para mais de 30 idiomas, o autor foi pioneiro nos estudos modernos de administração. Não à toa, ficou conhecido como o “pai da Administração”.

ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA é a corrente administrativa iniciada por Taylor e que enfatiza a administração das tarefas, isto é, focaliza a racionalização do trabalho operário, a padronização e o estabelecimento de princípios básicos de organização racional do trabalho.

Direção: Essa função é responsável por conduzir as atividades das pessoas para os objetivos pretendidos pela Organização. Consoante Chiavenato, a função de direção faz referência ao relacionamento interpessoal do administrador com seus subordinados.

"O planejamento nasce a partir do estabelecimento de metas e de objetivos que a escola deseja alcançar.

A origem mais remota do planejamento estratégico pode ser identificada nas mais antigas civilizações, onde os reis, governantes e administradores sempre tiveram a necessidade de decidir antecipadamente o que fazer, o porquê fazer, como fazer e o quando fazer, para alcance do sucesso e avanço de seus recursos no longo ...

Frederick Winslow Taylor

Frederick Taylor
Conhecido como pai da administração científica, Frederick Winslow Taylor nasceu no estado da Pensilvânia, em 1856, nos Estados Unidos, e faleceu aos 59 anos, em 1915.

Frederick W. Taylor (1856-1915) e Jules Henri Fayol (1841-1925) foram os precursores das abordagens clássica e científica da Administração.

Henry Ford é um dos homens mais influentes na administração moderna e na forma de produção fabril como a conhecemos. Nascido em Julho de 1863 em uma cidade perto de Detroit, foi o fundador da marca Ford Motors, que até hoje sobrevive e vende carros pelo mundo todo.