Quem é o pai da dança?

Perguntado por: ndrumond6 . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.5 / 5 17 votos

Rudolf Laban – Wikipédia, a enciclopédia livre.

Labanotation é o método de notação coreográfica criado por Laban e, embora Laban tenha sido um professor de dança modera, seu método ainda é muito usado até hoje em várias modalidades de dança.

Rudolf Laban classificou os elementos e/ou fatores do movimento como Fluência, Espaço, Peso e Tempo. Esses fatores compõem qualquer movimento em maior ou menor grau de manifestação.

A dança de salão chegou ao Brasil trazida pelos colonizadores portugueses, ainda no século XVI, e mais tarde, pelos imigrantes de outros países da Europa que vieram para o país.

A história da dança retrata que seu surgimento se deu ainda na Pré-História, quando os homens batiam os pés no chão. Aos poucos, foram dando mais intensidade aos sons, descobrindo que podiam fazer outros ritmos, conjugando os passos com as mãos, através das palmas.

Mas então, qual o primeiro estilo de dança criado? Foi aproximadamente em 4.000 a.C. que a técnica da dança começou a aparecer. Como citamos no início do texto, no antigo Egito eram feitas homenagens a Osíris com as danças astro-teológicas.

A Dança Criativa preconizada por Rudolf Laban, enfatiza sentimentos e expressões corporais e gestos relacionados da natureza, uma forma de ampliar os movimentos relacionados à dança e com isso o presente trabalho enfatiza sua importância como também com os que a praticam, e na escola a Dança Criativa chega para ...

Laban desenvolveu um método de descrição e análise do movimento, aplicável indistintamente a todas as atividades humanas. Um dos temas centrais de Laban é o entendimento da relação recíproca entre mente e corpo, e existe um direcionamento para que o praticante aprenda a "pensar em termos de movimento".

Teve como seus maiores discípulos Rudolf Von Laban e Mary Wigman. No início do século XX, Rudolf Von Laban (1879-1958), lança as bases de uma nova dança, elaborando os componentes essenciais do movimento corporal: espaço, tempo, peso e fluência.

Inicialmente Laban estudou Arquitetura na "Escola de Belas Artes de Paris", interessando-se pela relação entre o movimento humano e o espaço que o circunda. Aos 30 anos mudou-se para Munique e sob a influência do dançarino/coreógrafo Heidi Dzinkowska passou a se dedicar à arte do movimento.

São portanto oito dinâmicas: socar, lambadas leves, pressionar, flutuar, retorcer, toques ligeiros, cortar o ar e deslizar.

Os fatores do movimento abrangem as atitudes corporais na experiência do movimento, e são divididos em 4 fatores, sendo eles: espaço, tempo, peso e fluência. O espaço é onde se realiza o movimento.

Segundo Laban (1980, cit. por Oliveira, 2009), o movimento perspectivava-se holisticamente como um processo onde os segmentos do corpo, das formas, do espaço e das relações se combinam mas não formam o todo, sendo o todo mais do que as partes.

A data 29 de abril foi escolhida pois comemora o nascimento de Jean-Georges Noverre (1727-1810), considerado um dos criadores do balé moderno.

Alguns relatos produzidos pela Companhia de Jesus (Jesuítas) que veio ao país no século XVI, que indicavam que os povos indígenas já faziam apresentações de dança. Nesse sentido, pode-se dizer que a dança indígena foi a pioneira no Brasil.

12 tipos de dança para se inspirar!

  • Balé clássico. Dança tradicional e que as pessoas começam desde cedo, o balé clássico é uma opção que exige precisão de movimentos e bastante técnica! ...
  • Breakdance. ...
  • Dança contemporânea. ...
  • Dança do ventre. ...
  • FitDance. ...
  • Pole Dance. ...
  • Salsa. ...
  • Zumba.

Em 5.000 a.C os egípcios já realizavam danças, mas, com o propósito de homenagear deuses. Foi apenas por volta do século V a.C que essa arte começou a se mesclar ao teatro Grego. Já na Idade Média a dança passou por um período difícil onde foi considerada pecado e até proibida, juntamente com o teatro.

Colocar o corpo para mexer ao som de uma música agradável melhora o sistema cardiovascular, aumenta o fluxo sanguíneo, favorece a respiração correta e também ajuda nas defesas do organismo. Os efeitos positivos não param por aí. Conheça melhor os principais benefícios que a dança pode trazer para sua vida e sua saúde.