Quem é o pai da aritmética?

Perguntado por: lfarias . Última atualização: 6 de maio de 2023
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Pois é, o pai da Aritmética é Brahmagupta (589-668), um matemático indiano que encaixou o 0 nos números e ajudou na lógica do sistema numérico que usamos. Séculos depois, foi Bhaskara (1114-1185) quem aperfeiçoou o estudo e chegou nos moldes de hoje.

Deriva do grego arithmos, que significa número. Hoje, sabemos que a palavra aritmética está relacionada à parte da matemática que estuda as operações numéricas, como soma, subtração, multiplicação e divisão.

A palavra aritmética deriva do grego arithmos, que significa número.

Karl Friedrich Gauss

Matemático, astrónomo e físico alemão, criador da geometria diferencial, conhecido como o "Príncipe dos Matemáticos", a ele se devem importantíssimos estudos de matemática, física, geometria e astronomia.

A Matemática, como a conhecemos hoje, surgiu no Antigo Egito e no Império Babilônico, por volta de 3500 a.C. Porém, na pré-história, os seres humanos já usavam os conceitos de contar e medir. Por isso, a matemática não teve nenhum inventor, mas foi criada a partir da necessidade das pessoas em medir e contar objetos.

Muito presente no cotidiano, a média aritmética é utilizada, por exemplo, para calcular a média de gols em uma partida de futebol; a média de salários dos funcionários de uma empresa; a variação de taxa de câmbio do dólar; dentre outros.

Tales de Mileto foi o primeiro matemático - 18/09/2019 - Marcelo Viana - Folha.

Srinivasa Ramanujan foi um dos maiores génios matemáticos indianos. Fez contribuições importantes para a teoria analítica dos números e trabalhou nas funções elípticas, fracções contínuas e séries infinitas.

Aritmética é a parte da matemática que lida com as operações numéricas: soma, subtração, divisão e multiplicação. O estudo da aritmética é importante porque, para que seja possível resolver problemas mais complexos, é necessário compreender bem essas quatro operações matemáticas citadas.

As Operações Aritméticas Fundamentais são: adição, subtração, multiplicação e divi- são, mas juntaremos a elas outras três: potenciação, radiciação e logaritmação.

Existem dois tipos de média aritmética: simples e ponderada.

As funções aritméticas são objetos de estudo da teoria dos números. Elas são defini- das no conjunto dos números inteiros positivos e assumem valores reais ou complexos.

OBJETIVO GERAL: Resolver situações-problemas os quais envolvam sequências numéricas, em particular as Progressões Aritméticas.

A aritmética é o ramo da matemática que estuda as operações numéricas desde suas formas mais simples, como soma, subtração, divisão e multiplicação.

Gauss é considerado o Príncipe dos Matemáticos. A história de que ele somou de 1 até 100 em poucos minutos quando ainda tinha 8 anos é a história que gera mais impacto.

Ele também simplificou as relações trigonométricas, tornando-se precursor da geometria analítica. Viète é até hoje conhecido como “Pai da Álgebra”. François Viète escreveu: Matemática não é apenas números e sim envolve letras e toda capacidade que o humano conseguir expressar.

Euclides de Alexandria

Euclides de Alexandria foi um escritor grego e talvez o mais importante matemático da Grécia Antiga. Considerado o “Pai da Geometria”, ele influenciou diretamente os estudos de luz, som, navegação, dentre outros. Sua produção é tão vasta que há duvidas sobre a autoria de alguns de seus trabalhos.

A Matemática, como a conhecemos hoje, surgiu no Antigo Egito e no Império Babilônico, por volta de 3500 a.C. Porém, na pré-história, os seres humanos já usavam os conceitos de contar e medir. Por isso, a matemática não teve nenhum inventor, mas foi criada a partir da necessidade das pessoas em medir e contar objetos.

O i é definido na matemática como um número complexo cuja assimilação é simples, mas requer as faculdades de abstração. Explicamos: Em matemática, algumas equações do segundo grau não têm solução real, porque não há nenhum número real cujo quadrado seja negativo.

Para os egípcios, a principal operação matemática era soma, da qual derivavam todas as outras operações com números inteiros. Para multiplicar, por exemplo, 2*4, os egípcios somavam 2+2+2+2. Ainda não dispunham de técnicas que lhes permitisse pensar na multiplicação e na divisão como operações independentes da soma.