Quem e o pai da alquimia?

Perguntado por: igouveia . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.8 / 5 20 votos

Philippus Aureolus Theophrastus Bombast von Hohenheim, conhecido como Paracelso, nasceu em Einseideln, na Suíça, entre 10 e 14 de novembro de 1493.

Na época do Renascimento, Paracelso pregava a Iatroquímica, ou seja, ele acreditava que o corpo seria um conjunto harmonioso de compostos químicos, e que eram necessários medicamentos, ou substâncias químicas, que devolvessem essa harmonia quando o corpo fosse atacado por uma doença.

Tendo seu auge entre os séculos XIV e XVI, a alquimia teve suas origens no Egito Antigo. Na cidade de Alexandria, centro de conhecimento erigido pelo imperador Alexandre, reuniam-se escritos de uma antiga técnica egípcia chamada kyniâ.

Dessa forma, o primeiro e mais usado é um triângulo no topo de uma cruz grega. Por outro lado, o segundo símbolo é uma cruz patriarcal ou Cruz Leviatã que está em cima de ouroboros (símbolo de infinito). Todavia, a Cruz Leviatã representa Satanás para algumas religiões e seitas.

A expressão alquimia moderna indica a tentativa de transformação de um material em outro, usando os avanços na ciência e tecnologia alcançados nos dias de hoje. Um exemplo disso é o trabalho dos cientistas que desenvolveram um método capaz de transformar cimento em metal.

Objetivos da Alquimia

  • Criação do Elixir da Longa Vida, um medicamento que curaria todas as doenças e daria vida longa ou vida eterna a quem o tomasse. ...
  • Geração de uma vida humana artificial, os homunculus (pequenos homens);
  • Transformação dos metais inferiores em ouro.

Cagliostro

Cagliostro ganhou fama como curandeiro, operando verdadeiros milagres por toda a Europa. Era também um célebre alquimista, com talento comprovado para a química desde a adolescência.

Nicolas Flamel

Segundo os livros de Harry Potter, a pedra filosofal é uma pedra artificial com poderes mágicos capazes de transformar qualquer material em ouro puro e de produzir o Elixir da vida. Foi criada pelo bruxo Nicolas Flamel (traduzido para Nicolau Flamel na versão brasileira da saga de Harry Potter) no século XIV.

A sífilis curada pelo metal mercúrio foi uma amostra desta inovação e foi considerada a mais importante descoberta de Paracelso.

A penicilina, descoberta por Fleming em 1928 e viabilizada por Florey et al. no início da década de 1940, foi o marco de uma nova era na medicina ao proporcionar a cura de diversas doenças infecciosas.

Hipócrates

Hipócrates, nascido na Grécia (460 a.C. - 370 a.C.) é considerado o pai da Medicina por suas explicações míticas quanto aos problemas de saúde e de como curar doenças.

Já para a Igreja Católica, a alquimia era bruxaria porque envolvia conhecimento de outras religiões e princípios de diferentes credos para suas criações e objetivos. A Igreja por sua vez encabeçava a Santa Inquisição, que nada mais era que um tribunal para condenar quem vivia em linhas paralelas ao catolicismo.

O sal é o dissolvente universal. Os outros dois elementos, mercúrio e enxofre são as principais matérias-primas da alquimia. O enxofre é o princípio fixo, ativo, masculino, que representa as propriedades de combustão e corrosão dos metais. O mercúrio é o princípio volátil, passivo, feminino, inerte.

No entanto, considera-se que a alquimia se manteve entre os anos 300 a.C. e 1500 d.C. e se iniciou em Alexandria, cidade fundada em 331 a.C. por Alexandre, o Grande, na foz do Rio Nilo, como capital de seus territórios conquistados no Egito.

A alquimia é subdividida por cores, sendo o preto para a fase nigredo, a branca o albedo, a xanthosis a amarela e a rubedo o verme- lho.

A alquimia possuía dois objetivos principais: a capacidade de transmutar metais em outros mais evoluídos, como ouro, e a busca por um elixir da longa vida, o qual seria capaz de curar qualquer doença.

Por mais que quase todas as práticas tenham seguido três pilares iniciais que eram a avidez pela transmutação dos metais em ouro, a obtenção da pedra filosofal, e o elixir da longa vida, como afirma Strathern (2000), a alquimia se distinguiu no decorrer do seu desenvolvimento nas várias localidades.

A alquimia é uma prática de caráter místico que floresceu durante a Idade Média reunindo ciência, arte e magia. Um de seus principais objetivos foi obter o elixir da vida, a fim de garantir a imortalidade e cura das doenças do corpo.