Quem é o pai da Administração pública?

Perguntado por: icunha . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.6 / 5 15 votos

Por que Peter Drucker é considerado o pai da administração? O autor dedicou a vida a estudar e melhorar o modo como as organizações são administradas, a partir de diferentes ações. Na prática, atuou como consultor em empresas como a General Motors (GM), ainda nos anos 1940, conhecendo de perto seu funcionamento.

Não há nada tão inútil quanto fazer com grande eficiência algo que não deveria ser feito. Administração é fazer as coisas direito.

Mas muito tempo atrás já surgia um homem que lideraria milhares de funcionários em um trabalho grandioso: foi o egípcio Hemiunu, conhecido principalmente como o primeiro arquiteto da história, é considerado também o administrador mais antigo que se tem notícia.

No inicio do século XX, surge FREDERICK W. TAYLOR, engenheiro americano, que apresentou os princípios da ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA e o estudo da ADMINISTRAÇÃO como CIÊNCIA.

Jules Henri Fayol foi um engenheiro, empresário e escritor formado na França. Suas experiências e interesses o levaram a criar a Teoria Administrativa, que integra a Teoria Clássica da Administração e que lhe rendeu o título de pai da Escola Clássica de Administração.

E logo depois (e não muito antes de morrer, em 2005), Drucker declarou que: Aumentar a produtividade dos profissionais do conhecimento era a contribuição mais importante que a gerência de corporações precisa oferecer no século XXI”.

Peter Drucker foi um professor, consultor e escritor de origem austríaca, reconhecido, principalmente, por sua visão única da Administração, na qual as pessoas são o foco das práticas de gestão e marketing nas empresas.

Apesar das mudanças que aconteceram no campo administrativo, as teorias da administração como: (científica, teoria clássica, teoria das relações humanas teoria estruturalista, teoria neoclássica, teoria comportamental e teoria contingencial), ainda influenciam no segmento industrial, comercial e prestação de serviços ...

Sun Tzu

Há 2500 anos, na antiga China, o filósofo Sun Tzu criou um dos clássicos da estratégia – a Arte da Guerra – que ainda é muito utilizado por diversos especialistas da área. Hoje, esse livro se tornou referência para políticos, gestores, técnicos de futebol, etc.

Administração é a tomada de decisão sobre recursos disponíveis, trabalhando com e através de pessoas para atingir objetivos, é o gerenciamento de uma organização, levando em conta as informações fornecidas por outros profissionais e também pensando previamente as conseqüências de suas decisões.

Representa uma mudança radical de estratégias, cujo objetivo é consolidar a eficiência, a produtividade e competitividade das organizações, para que possam atuar com sucesso em um ambiente altamente mutável e cada vez mais exigente.

O modelo de administração Pública Gerencial se iniciou no Reino Unido em 1979, e posteriormente no Brasil na década de 1990 como uma solução à crise do modelo Burocrático, à expansão das demandas sociais e ao novo cenário político-econômico de ideologia neoliberal, essa forma de Gestão é conhecida como New Public ...

Jorge Paulo Lemann
Caso você não saiba, Jorge Lemann foi eleito o maior bilionário do país pela conceituada Revista Forbes, publicação norte-americana de negócios e economia.

Com a criação do novo modelo administrativo para a colônia, o rei de Portugal nomeou Tomé de Sousa, um fidalgo português, para ocupar o cargo. A primeira tarefa de Tomé de Sousa era promover a construção de uma capital para o Brasil.

A história da Administração no Brasil iniciou-se em 1931, com a fundação do Instituto da Organização Regional do Trabalho - IDORT, que contava com o Prof. Roberto Mange, suíço naturalizado, na sua direção técnica.

Peter Ferdinand Drucker nasceu em 1909 na cidade de Viena, na Áustria, em uma família intelectual que o colocou em contato desde cedo com a elite cultural da Viena do pré-guerra.

Muitas vezes apontados como sinônimos, os três Es da administração — eficiência, eficácia e efetividade — são, na verdade, conceitos bem diferentes. Saber quais são as peculiaridades de cada um deles é muito importante para o bom funcionamento da sua empresa!

Frederick Taylor é considerado o pai da administração científica. Seu nome ficou marcado na história em razão das contribuições que trouxe à indústria, principalmente no que diz respeito à eficiência e produtividade das equipes.

Fayol focava na parte administrativa, em quem geria, comandava os processos e em como eram passados adiante seguindo os níveis hierárquicos. Taylor acreditava que uma boa administração advinha de olhar para as tarefas que estavam sendo feitas e como estavam sendo feitas.

Frederick W. Taylor (1856-1915) e Jules Henri Fayol (1841-1925) foram os precursores das abordagens clássica e científica da Administração. Frederick Taylor publicou, em 1903, o livro Gerência de Fábrica (Shop Management), onde expôs um estudo que relacionava movimentos e tempos de serviços realizados por operários.

As 6 teorias da Administração que todo estudante precisa conhecer

  • Administração Científica.
  • Teoria Clássica.
  • Teoria Burocrática.
  • Teoria das Relações Humanas.
  • Teoria Comportamental da Organização.
  • Teoria Contingencial.