Quem é o padroeiro dos contadores?

Perguntado por: amoreira . Última atualização: 23 de janeiro de 2023
4.5 / 5 12 votos

Padroeiro dos Contabilistas – São Mateus. São Mateus foi um contabilista. Atuava na área da Contabilidade Pública, pois era um rendeiro, isto é, um arrendatário de tributos. O exercício da sua profissão exigia rígidos controles, os quais se refletiam na formulação do documentário contábil, sua exibição e sua revelação.

Foi contabilista e um dos doze apóstolos de Jesus Cristo. Mateus era um arrendatário de tributos (rendeiro) e atuava na área da Contabilidade Pública. Era necessário um rígido controle para o exercício da sua profissão, os quais se refletiam na formulação do documentário contábil, sua exibição e revelação.

São Mateus é considerado o santo padroeiro dos banqueiros, bancárias, alfandegários, da Guardia di Finanza (na Itália), cambistas, contadores, consultores tributários, contabilista e cobradores de dívidas.

O símbolo da contabilidade é representado pelo caduceu. A figura é formada por um bastão entrelaçado por duas serpentes. Em seu topo há duas asas ou um elmo, objeto alado associado aos guerreiros angélicos. Comumente, o caduceu é confundido como símbolo da medicina, devido ao bastão e as serpentes.

E você, caro graduando em Ciências Contábeis, sabe quais são a pedra e a cor da Contabilidade? Uma dica: não é vermelha. Acertou quem pensou Turmalina rosa clara, ladeada de diamantes. Isso mesmo!

No Brasil, o Dia do Contador se comemora no dia 22 de setembro porque neste dia, em 1945, o então presidente Getúlio Vargas assinou o Decreto-Lei n.º 7.988, que dispõe sobre o ensino superior de Ciências Econômicas e de Ciências Contábeis e Atuariais, criando no país o primeiro curso de ensino superior em Ciências ...

De acordo com informações do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), os três principais símbolos associados à atividade milenar são o Caduceu, o Anel e São Mateus, santo considerado o padroeiro da Contabilidade.

Os contadores em anel são muito utilizados para fornecer ondas de relógio desfasadas e, de um modo geral, para sintetizar sequências cíclicas de temporização. Utilizam-se não só as saídas do contador directamente mas também se podem, por exemplo, produzir pulsos mais longos fazendo o OU de 2 ou mais saídas.

CRIADOR DA CONTABILIDADE: FREI LUCA PACIOLLI
Foi o pensamento do "futuro" que levou o homem aos primeiros registros a fim de que pudesse conhecer as suas reais possibilidades de uso, de consumo, de produção etc.

Luca Pacioli, considerado o grande precursor da Ciência Contábil .

O Dia de São Tiago é celebrado em 25 de julho em homenagem ao padroeiro dos peregrinos, cavaleiros, farmacêuticos, veterinários, químicos. Ele também é padroeiro da Espanha, Guatemala, Chile e Nicarágua.

O Brasil tem dois padroeiros: Nossa Senhora Aparecida e São Pedro de Alcântara. Isto mesmo, nossa pátria possui dois grandes intercessores junto a Deus. Ambos os santos são celebrados no mês de outubro, sendo a Virgem Aparecida no dia 12 e São Pedro no dia 18.

Dia de São Pedro: padroeiro dos pescadores e 'santo da chuva'

Profissão Contábil
O caduceu é um bastão entrelaçado com duas serpentes, que na parte superior tem duas pequenas asas ou um elmo alado. Sua origem se explica racional e historicamente pela suposta intervenção de Mercúrio diante de duas serpentes que lutavam, as quais se enroscavam em seu bastão.

Os símbolos da profissão contábil são o Anel, o Caduceu e o Padroeiro São Mateus.

O Caduceu simboliza a Contabilidade e é representado por um bastão entrelaçado por duas serpentes e um elmo alado. Uma das simbologias de Mercúrio, legendário Deus protetor do comércio, emblema da paz e prosperidade. A insígnia da profissão contábil significa a capacidade, a inteligência e a astúcia.

Pela tradição, vivendo a história dos Conselhos desde que nasceram, a origem da pedra do anel do Contabilista é de cor rosada, sendo ela um rubislite, segundo afirma o Professor Ynel Alves de Camargo.