Quem é o Orixa Aganju?

Perguntado por: mjesus . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.5 / 5 11 votos

Brasil. Na tradição afro-brasileira do Candomblé, Aganju é muitas vezes cultuado como uma manifestação ou qualidade de Xangô, muitas delas chamado de Xangô Aganju. É o orixá que representa tudo que é explosivo, que não tem controle, ele é a personificação dos vulcões.

Dias 29 e 30 de setembro, dias do Orixá Xangô Agandjú e Xangô Agodô | Filho de xango, Xango, Aparições de jesus.

Segundo a crença, cada pessoa recebe a influência de dois orixás principais.

Por exemplo Xangô (divindade da justiça) recebe o nome de N'Zazi e Oxum (deusa das cachoeiras, da transformação, da fertilidade e do ouro) é chamada por Dandalunda, a patrona do afoxé.

Brasil. Na tradição afro-brasileira do Candomblé, Aganju é muitas vezes cultuado como uma manifestação ou qualidade de Xangô, muitas delas chamado de Xangô Aganju. É o Orixá que representa tudo que é explosivo, que não tem controle, ele é a personificação dos Vulcões.

Para agradar Xangô Aganju, muitas pessoas preparam uma oferenda muito especial para essa entidade, que ficou conhecida como Amalá de Xangô. Para preparar esse prato, você precisará dos seguintes ingredientes: 12 quiabos, 1 litro de mel, azeite de dendê, água, carne de peito, camarão seco e cebola.

Flores de todas as espécies, cerveja escura, vinho doce e licor de ambrosia são de seu gosto também. Os melhores locais para as homenagens a Xangô são montanhas, cachoeiras ou pedreiras.

“Xangô é uma das entidades mais reverenciadas e queridas. Manifesta-se com ênfase, com violência, com muita força, carregando seu machado, o oxê, e o maracá, o xerê. Ele tem a ver com a justiça, o poder, a realeza”, diz o babalorixá.

Tempos depois, Xangô ficou pobre e, envergonhado, foi viver longe do som dos atabaques. Ele tomou Oxum como amante, e ela o supriu na busca de conforto e prazeres.

Para saber se você é filho de Xangô, a primeira opção é jogar nos búzios. Além disso, outra alternativa é ir a uma entidade dentro da Umbanda para verificar quais são os Orixás que te acompanham.

Conheça a história de Xangô
De acordo com um dos itãs (lendas), Xangô era um poderoso rei e guerreiro que governava o reino de Oyó. Vestia-se de vermelho, a cor do fogo e que simboliza a realeza, e lutava com um machado de duas lâminas chamado Oxê.

Um filho de Xangô possui obstinação que lhe faz estrategicamente atingir todos os objetivos. Ele terá muita determinação para chegar àquilo que quer e quem decide estar ao seu lado vai ter de entender toda a sua ambição e ganância. Outra característica marcante nos filhos de Xangô é o medo de ser esquecido.

O polo negativo do cumprimento da justiça de Xangô pertence ao legado dos Exus e Pomba Giras de Lei. Na linha da Justiça, Xangô tem conexão com Iansã. lansã é seu aspecto móvel e Xangô é seu aspecto assentado ou imutável, pois ela atua na transformação dos seres através de seus magnetismos negativos.

Xangô é o poderoso orixá guerreiro que domina os raios e os trovões.