Quem é o novo líder do Cartel de Sinaloa?

Perguntado por: sfelix . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.2 / 5 14 votos

Guzmán retomou o comando do Cartel de Sinaloa, mas em 8 de janeiro de 2016, Guzmán foi capturado novamente durante uma invasão a uma casa na cidade de Los Mochis, no estado natal de Guzmán, Sinaloa. Com a prisão de Joaquín Guzmán Loera, Ismael Zambada assumiu a liderança total do Cartel de Sinaloa.

O Cartel de Sinaloa é considerado pela ONU como uma das maiores organizações criminosas do mundo. O grupo nasceu na cidade de Culiacán, que era o polo do contrabando mexicano no início dos anos 90 e domina boa parte das operações no país.

Seu nome é Dámaso López Núñez, mais conhecido como “El Licenciado”. De acordo com informações confirmadas por funcionários da DEA, sua era começou no final de 2016, após uma batalha contra “El Chapo” e seus filhos pelo poder dentro do cartel, na qual o outrora chefão saiu derrotado.

Caro Quintero, conhecido como o “narco dos narcotraficantes”, é considerado pelas autoridades mexicanas o fundador do cartel de Guadalajara. Ele é acusado de traficar principalmente metanfetamina, heroína, cocaína e maconha.

Álvaro Daniel Roberto, conhecido como Caipira, é procurado desde 2020, sendo considerado um dos maiores traficantes do país.

Mas a Tailândia é o primeiro país no mundo onde você não pode ir para a cadeia por cultivar ou consumir a planta."

A polícia mexicana prendeu, nesta quinta-feira, Ovidio Guzmán-López, filho do narcotraficante Joaquín "El Chapo" Guzmán e um dos líderes do Cartel de Sinaloa, no Oeste do país. A prisão foi realizada em uma operação em Jesús María, na capital do estado, Culiacán, nas primeiras horas da manhã.

O Cartel de Sinaloa está presente em pelo menos 22 dos 31 estados mexicanos, com centros importantes na Cidade do México, Tepic, Toluca, Zacatecas, Guadalajara e na maior parte do estado de Sinaloa.

Luiz Carlos da Rocha (11 de julho de 1959), mais conhecido como Cabeça Branca, é um narcotraficante brasileiro. Em 2017, quando foi preso pela Polícia Federal, era considerado nacionalmente e internacionalmente como o maior traficante de drogas do Brasil, com o seu nome constando na lista difusão vermelha da Interpol.

Os principais cartéis do narcotráfico que atuam no México são o Beltrán Leyva, Golfo, Sinaloa, Loz Zetas, Juarez, La Familia e Tijuana.

Investigações brasileiras apontam que o cartel mexicano CJNG (Cartel Jalisco Nueva Generación), o maior grupo criminoso daquele país e especialista no tráfico de drogas sintéticas, intensificou ações no Brasil nos últimos três anos.

Os cartéis mexicanos também se infiltraram no Brasil, onde investigações da Polícia Federal e da Polícia Civil de São Paulo detectaram a presença de traficantes de drogas dos cartéis CJNG, Sinaloa e Juárez.

Guzmán pai foi extraditado aos Estados Unidos em 2017 para ser julgado por um tribunal de Nova York, onde foi declarado culpado de crimes relacionados com o contrabando de drogas e lavagem de dinheiro. Ele foi condenado a prisão perpétua em 2019.

O líder de facção mais recente a entrar em presídio federal foi Luiz Carlos da Rocha, conhecido como “Cabeça Branca”. Segundo a Polícia Federal (PF), ele também era apontado como “embaixador do tráfico” e negociava com várias facções criminosas no Brasil e América Latina.

Ele construiu um império de luxo e se inspirava em traficantes internacionais como Pablo Escobar. O traficante Anderson Lacerda Pereira, conhecido como “Gordão”, passará por audiência de custódia nesta terça-feira (6) no Fórum Criminal da Barra Funda, na Zona Oeste da capital paulista.