Quem é o monstro Beemote na Bíblia?

Perguntado por: amendes . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.6 / 5 17 votos

Beemote é um grande animal citado e descrito no livro de Jó, e sua exata identidade é desconhecida (Jó 40:15). Muitos intérpretes têm relacionado essa criatura ao hipopótamo, mas o significado de beemote nesse texto é muito discutido. A palavra beemote vem de uma raiz comum para “gado”.

behemoth {substantivo}
criatura ou coisa de grandes dimensões {f.}

O Behemoth é um monstro que vive nas Cavernas Profundas. É muito forte e durável, sua força pode destruir o portal.

15 Vês aqui o abeemote, que eu fiz assim como a ti; ele come a erva como o boi. 16 Eis que a sua força está nos seus lombos, e o seu poder, no umbigo do seu ventre. 17 Quando quer, move a sua cauda como cedro; os tendões das suas coxas estão entretecidos.

IE lendário monstro marinho, representando as forças do caos que se opuseram ao Criador.

Beemote é um grande animal citado e descrito no livro de Jó, e sua exata identidade é desconhecida (Jó 40:15). Muitos intérpretes têm relacionado essa criatura ao hipopótamo, mas o significado de beemote nesse texto é muito discutido. A palavra beemote vem de uma raiz comum para “gado”.

O Leviatã e o Behemoth aparecem na Bíblia nos capítulos 40 e 41 do livro de Jó. Enquanto o Leviatã é uma espécie de crocodilo ou dragão, representando um monstro marinho, Behemoth, o hipopótamo imperturbável, é um monstro terrestre.

Behemoth é extremamente poderoso, podendo desde evocar meteoros a seu bel prazer à criar raios por todo o campo de batalha. Seus enormes músculos o permitem fazer ataques extremamente rápidos para o seu tamanho, desafiando as leis da física, além de poder criar tornados onde quer que o caçador alvo esteja.

Significado de Beemote
Algo descomunal, de proporções gigantescas, podendo se referir também a alguma coisa muito poderosa. [Religião] Criatura descrita na Bíblia, no livro de Jó, capítulo 40, do versículo 15 ao 24; alguns estudiosos apontam que pode ser supostamente uma referência aos dinossauros.

Behemoth

Existe uma lenda judaica que fala que Deus enviara Behemoth para matar Leviatã. Eles terão uma grande batalha, onde os dois morreriam, mas Behemoth sairia vitorioso por cumprir sua missão. No Livro de Isaías (capítulo 27), o Leviatã é descrito como uma serpente marinha, longa, forte, tortuosa e veloz.

Como representação do Mal, aparece frequentemente como um dragão dotado de muitas cabeças criado por Deus para demonstrar o Seu poder supremo, que tudo cria e tudo vence, e acaba por ser derrotado por Javé (Salmos), depois do Leviatã se revoltar contra Ele juntamente com o mar – que é considerado o seu meio ambiente, ...

Enquanto o cão é frequentemente mencionado na Bíblia, para o bem ou para o mal, o gato nunca é mencionado. Isto porque os gatos não tinham outra função que não fosse puramente estética, e portanto tinham pouco lugar no mundo pragmático da época.

Leviatã é um dos livros políticos mais importantes do ocidente, cuja influência ultrapassa as diferentes realidades políticas do mundo e nas épocas, mantendo a obra como um referencial para o estudo do Poder e da Política. A obra foi escrita por Thomas Hobbes, matemático e filósofo inglês do século XVII.

73 metros

O tamanho de Behemoth é estimado em mais de 73 metros de altura, maior do que qualquer coisa que já tenha vivido na Terra.

A Leviatã era bastante parecida com a baleia cachalote moderna em termos de tamanho e aparência. Mas é aí que termina a semelhança. Enquanto a baleia cachalote é um animal relativamente passivo, que engole lulas do fundo do mar, a Leviatã era uma agressiva predadora.

Embora não se tenha um relato direto na Bíblia sobre o Ziz, ele é mencionado em "Amanhã descereis contra eles; eis que sobem pela ladeira de Ziz, e os achareis no fim do vale, diante do deserto de Jeruel." (2 Crônicas 20,16).

“Onde é que você estava quando criei o mundo? Se você é tão inteligente, explique isso. Você sabe quem resolveu qual seria o tamanho do mundo e quem foi que fez as medições? Em cima de que estão firmadas as colunas que sustentam a terra?

Embora o Leviatã seja uma figura mítica, ele padece de uma fraqueza bastante humana: não resiste à tentação de capturar politicamente as organizações, no afã de levar a cabo seu projeto de nação.

Ele deve ser adorado, mas, também, temido). No capítulo 41 do Livro de Jó, encontramos a seguinte descrição do Leviatã: “Seus espirros lançam faíscas, e seus olhos são como a cor rosa da aurora. De sua boca irrompem tochas acesas e saltam centelhas de fogo.

É um poder cinético e totalmente elemental. O filho de Leviatã é capaz de manipular plenamente a água, podendo simplesmente gerá-la a partir do nada e controlar seu fluxo, usando-a como base para diversas formas de utilização, como formar grandes ondas, voar e até mesmo criar construtos.

Jó 42 relata que Jó falou novamente e expressou o que havia aprendido com o Senhor e como se sentia sobre o que aprendera. Então o Senhor disse aos amigos de Jó que se arrependessem. Os últimos versículos relatam o que aconteceu no fim a Jó.