Quem é o ministro da economia brasileira?

Perguntado por: ncosta . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 13 votos

Paulo Roberto Nunes Guedes GCRB • GOMM (Rio de Janeiro, 24 de agosto de 1949) é um economista e especulador financeiro brasileiro. Foi ministro da Economia do Brasil no governo Jair Bolsonaro, de 2019 a 2023.

Haddad também terá reunião com presidente do BC nesta terça e pode anunciar futura equipe econômica. Confirmado pelo presidente eleito Lula (PT) como ministro da Economia a partir de 2023, o ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad fez uma nova reunião nesta terça-feira (13) com o atual ministro da pasta, Paulo Guedes.

Paulo Guedes

Paulo Guedes: conheça a história do atual ministro da Economia.

O Ministério da Fazenda será comandado por Fernando Haddad (PT); o do Planejamento, por Simone Tebet (MDB); o de Gestão, por Esther Dweck e o de Indústria e Comércio, pelo vice-presidente, Geraldo Alckmin (PSB).

No dia 28 de fevereiro de 2023, Lula reinstalou o Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricinal (Consea), desativado por Bolsonaro em 2019.

Entre eles, estavam: José Dirceu na Casa Civil; Antônio Palocci, na Fazenda; Guido Mantega, no Planejamento; Ciro Gomes, na Integração Nacional; Dilma Rousseff, em Minas e Energia; e Gilberto Gil, na Cultura.

Fernando Haddad — Ministério da Fazenda.

Para elas, Lula vai lançar o programa Empreende Brasil. Com o Empreende Brasil, o jovem que quer montar uma startup, a costureira que deseja abrir uma pequena confecção, o cozinheiro que quer abrir um pequeno café vão ser recebidos de braços abertos nos bancos públicos, como a Caixa e o Banco do Brasil.

Acompanhe a posse do ministro da Fazenda, Fernando Haddad.

O Ministério da Economia, por exemplo, se chamará Ministério da Fazenda, como em governos anteriores. Já o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento perde a palavra “Abastecimento”.

Atualmente, Guedes é comentarista político do canal de notícias pago GloboNews (e ocasionalmente na TV Globo), onde faz participações nos telejornais GloboNews em Ponto, Jornal da GloboNews e Estúdio i.

73 anos (24 de agosto de 1949)

No mesmo dia, ele foi nomeado pelo presidente Michel Temer. Alexandre de Moraes tomou posse no dia 22 de março de 2017.

No Datafolha mais recente, divulgado em 19 de outubro, Lula está na frente, com 52% dos votos válidos. Bolsonaro tem 48%. Confira a pesquisa.

Depois de crescer 5% em 2021, na retomada das atividades após a pandemia da Covid, e registrar uma expansão próxima a 3% em 2022 (os dados oficiais serão conhecidos em março), o PIB deve crescer bem menos neste ano.

Os anunciados para compor o ministério do governo Lula de 2023 foram: Alexandre Padilha (Relações Institucionais), Marcio Macedo (Secretaria-Geral da Presidência), Jorge Messias (Advocacia-Geral da União), Nísia Trindade (Saúde), Camilo Santana (Educação), Esther Dweck (Gestão), Márcio França (Portos e Aeroportos), ...

O governo de Jair Bolsonaro (sem partido) tem número reduzido de ministérios em relação ao de seus predecessores. São 23 as pastas atuais, contra 27 durante o mandato de Michel Temer (MDB) e 35 de Dilma Rousseff (PT).