Quem é o melhor jogador Pelé ou Maradona?

Perguntado por: hcoutinho . Última atualização: 19 de janeiro de 2023
4.5 / 5 5 votos

Em partidas internacionais disputadas com as seleções, a superioridade de Pelé é indiscutível: o brasileiro esteve em 91 jogos e marcou 77 gols, enquanto o argentino balançou as redes 34 vezes –menos da metade– em 90 partidas, segundo o site especializado Transfermarkt.

O dia 29 de dezembro ficará marcado na história como a despedida do Rei do futebol, Pelé, que morreu nesta quinta, em São Paulo. Com muitos feitos em campo, o eterno craque permanece como o maior vencedor do prêmio Bola de Ouro, entregue todo ano pela revista "France Football" ao melhor jogador do mundo: sete no total.

Não há um consenso sobre a contagem de gols de Pelé. Ele e o livro dos recordes contabilizam 1283, enquanto outros consideram 1281, números que englobam feitos jogos em campeonatos, amistosos e partidas festivas.

O maior de todos os tempos tem 77 gols por esse critério. Com 28 anos, não é impossível Neymar alcançar Pelé também pelas contas da CBF. De acordo com a confederação, Pelé soma 95 gols pela seleção. Com mais seis anos de time nacional, fazendo apenas seis gols por ano, Neymar ultrapassa essa marca.

Nos frios números absolutos, o argentino equipara-se fortemente ao Rei. São 793 gols oficiais, contra 767 de Pelé. Todavia, contando com jogos não oficiais (muito frequentes na época em que atuava), a contagem de Pelé vai a 1282. Pela seleção da Argentina, Messi foi às redes 98 vezes, sendo 13 vezes pela Copa do Mundo.

Neymar, por sua vez, nunca venceu, mas já ficou com a terceira colocação em 2015 e em 2017.

Lista dos maiores vencedores da história
Messi lidera a lista como maior ganhador do prêmio, com 7 Bolas de Ouro na conta. Em seguida, Cristiano Ronaldo ostenta 5 prêmios.

NÚMEROS NA CARREIRA DE MARADONA
Sendo assim, diante de números impressionantes de Messi, muitos argentinos consideram que o atleta superou Maradona, sendo o maior ídolo da história da Argentina.

Edson Arantes do Nascimento, o Pelé, é um ex-esportista brasileiro, considerado o maior jogador da história do futebol, personalidade mundial do esporte e popularmente chamado de Rei do Futebol. Nasceu na cidade de Três Corações, em Minas Gerais, no dia 23 de outubro de 1940.

O craque argentino tem 789 gols em sua carreira e, o de hoje contra os australianos, o colocou como segundo jogador argentino com mais gols em Copas.

Pelé superou a marca de mais de mil gols na carreira.

No ranking da entidade brasileira, ainda faltam 19 gols para Neymar igualar Pelé, que marcou 95 em 115 jogos. Apesar de estar próximo de superar Pelé, Neymar terá uma média inferior. O Rei do Futebol marcou 77 vezes em 92 jogos oficiais com a Seleção Brasileira, enquanto o camisa 10 atual fez 76 gols em 123 partidas.

No cenário de clubes, o domínio de Pelé é ainda mais amplo. É de longe quem mais marcou contra campeões continentais, com 249 tentos contra 95 de Ronaldo e 79 de Messi. Já contra campeões nacionais, o desempenho do Rei é acompanhado de perto pela dupla: são 479 gols do Rei contra 387 de CR7 e 375 de Messi.

Lionel Messi é o único além do Rei que também tem sete conquistas (2009, 2010, 2011, 2012, 2015, 2019, 2021). Pelé só foi premiado depois que se aposentou, visto que até 2007 o troféu se limitava a apenas jogadores que atuavam no futebol europeu.

Por outro lado, Pelé foi uma das 17 estrelas que preferiram o português Cristiano Ronaldo. “Hoje Cristiano é o melhor jogador do mundo. O português é o melhor porque é mais consistente e estável. Mas obviamente você não pode esquecer Messi”, afirmou o considerado melhor jogador da história.

O belo voleio de Richarlison, logo na estreia da equipe na Copa do Mundo, foi eleito o gol mais bonito do Mundial, em votação popular organizada pela própria Fifa.

O gol de Pelé na Final da Copa do Mundo de 1958 é considerado até hoje um dos mais bonitos da história. Além disso, uma das homenagens mais bonitas recebidas por Pelé, ainda em vida, foi uma estátua de cera no Museu da Seleção Brasileira, na sede da Confederação Brasileira de Futebol.

Esse recorde é de Hakn Sukur, em 2002. O Turco marcou aos 11 segundos pela Turquia, em jogo contra a Coreia.

Como Pelé conquistou três Copas do Mundo e entrou para a história do futebol. LANCE! Não é possível contar a história de Edson Arantes do Nascimento sem falar de Copa do Mundo e Seleção Brasileira.

Ao fazer os três gols da vitória argentina sobre a Bolívia pelas eliminatórias da Copa do Mundo, Lionel Messi chegou aos 79 marcados com a camisa de sua seleção, superando Pelé – que tem 77 gols feitos pelo Brasil –, e tornando-se assim o recordista de gols marcados por uma seleção sul-americana na história do futebol.