Quem é o melhor capoeirista brasileiro?

Perguntado por: erebelo . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.1 / 5 20 votos
Lateef Crowder
Nome completoLateef Crowder Dos Santos
Nascimento23 de novembro de 1977 (45 anos) Salvador, BA
Nacionalidadebrasileiro norte-americano
OcupaçãoAtor e capoeirista

Em 5 de abril de 1889, nascia Vicente Ferreira Pastinha, responsável pela difusão da Capoeira Angola, bem como pela reunião e organização dos princípios e fundamentos de um dos maiores símbolos da cultura brasileira.

Grupo Muzenza

O Grupo Muzenza foi fundado em 1972 por Paulo Sérgio da Silva, o mestre Paulão da Muzenza. Liderado pelo mestre Burguês, cresceu muito na década de 1990, criando núcleos em muitos estados do Brasil e no exterior. O Muzenza estabeleceu-se hoje como um dos maiores grupos de capoeira no mundo.

Manoel dos Reis Machado

Manoel dos Reis Machado, conhecido como Mestre Bimba, foi o criador da capoeira regional, também chamada de luta regional baiana, no final da década de 1920.

MESTRE PASTINHA Um dos maiores guardião da capoeira e da cultura africana no Brasil, começou a capoeira aos 12 anos, com um velho africano chamava-se Benedito, passou a ministrar aulas de capoeira na Escola de Aprendiz de Marinheiro. Ao saiu da marinha e foi ensinar capoeira a Raymundo Aberrê.

O baiano "Ratto" venceu a primeira edição do Red Bull Paranauê e foi eleito o capoeirista mais completo do mundo, durante um evento realizado no Farol da Barra, neste sábado, 28.

A capoeira Regional é o estilo contemporâneo de capoeira. Ela possui atributos de outras artes-marciais em sua prática. Esse estilo foi criado pelo Mestre Bimba e difundiu-se rapidamente pelo mundo, aumentando o número dos adeptos da capoeira em vários países.

A capoeira foi criada no século XVII pelo povo escravizado da etnia banto e se difundiu por todo o Brasil. Hoje é considerada um dos maiores símbolos da cultura brasileira.

A luta 100% brasileira foi criada no século 17 por escravos africanos da etnia banto. Por causa da origem, ficou proibida oficialmente até 1937, embora nunca tenha deixado de ser praticada.

Sabe-se que a capoeira sobreviveu mantendo em sua composição aspectos característicos do sincretismo religioso brasileiro, composto por valores indígenas, africanos e portugueses. Alguns nomes dos seus golpes foram emprestados do catolicismo, como benção e cruz, outros extraídos da umbanda, xangô e encruzilhada.

Nathan Silva de Sousa

O capoeirista Nathan Silva de Sousa, atleta do Núcleo da Lapa do projeto Esporte Vida – Cuidando de Pessoas, sagrou-se campeão na categoria 18 anos do 11º Mundial Muzenza. O campeonato foi realizado entre os dias 26 e 29 de janeiro deste ano em Curitiba-PR.

A capoeira é uma prática que se desenvolveu principalmente no estado da Bahia, porém atualmente é difundida em todo o país.

Os graus de mestres estavam assim ordenados: branco-verde; branco-amarelo; branco-azul; e o mais alto grau, cordel branco. O referido sistema de graduações teve sua estruturação remodelada pela Confederação Brasileira de Capoeira, mantendo-se as cores verde, amarela, azul e branca.

Com a proibição da capoeira, feita por o então presidente da república, Deodoro da Fonseca, possuía severas punições, então ela foi banida, mas mestre Bimba criou uma capoeira distinta do estilo angola, que era de mestre Pastinha, a capoeira regional, e, depois de certo tempo, as autoridades foram observando que a ...