Quem é o marido de Oxum?

Perguntado por: valves . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.2 / 5 19 votos

Filha de Iemanjá e Orunmilá (Ifá – o oráculo), Oxum teve três maridos: Ogum, Xangô e Oxosse, sendo que deste último gerou Logunedé que viveu seis meses com o pai, nas matas e seis meses com a mãe, nas águas doces.

Ogun é o grande líder que abre todos os caminhos. Ele trouxe o progresso para o mundo com a criação dos instrumentos vindos dos metais. Já Oxum rege a afeição, o carinho e o amor. Então, este é o ano em que a coragem se alia ao amor, ocasionando o equilíbrio necessário para se levar o ano.

Uma coruja branca, imensa, com suas asas platinadas, bico dourado, sobrevoou silenciosamente a terra, parou sobre a montanha karé e, de forma insistente, perfurou o chão uma, duas, três vezes, muitas vezes...

Oxum nunca se vinga. A resposta de Oxum é o desprezo !

Características Negativas: chantagistas, choram para ter a piedade dos outros, dramáticos, são matreiros, debochados, possessivos, exigentes, ciumentos, autoritários. Gostam de palpitar sobre os problemas alheios, adoram criticar.

Para agradar a Oxum, os melhores presentes que você pode dar são joias em tons de ouro ou ouro puro, bem como espelhos dourados e muitas flores amarelas e perfumes com essência de lírio.

5, 7, 10 e 16

Oxum é a Senhora dos rios e cachoeiras. Rege a beleza e o amor. Para ter sua proteção, use aos sábados roupas ou peças amarelas, azuis ou rosas e ofereça-lhe feijão fradinho cozido com ovos cozidos. Seus números para sorte: 5, 7, 10 e 16.

Certa vez Ogum apaixonou-se por Oxum, esposa de Xangô.
Antes de partir, ele solicitou para seu filho dedicar um dia no ano em seu nome enquanto ele estivesse em batalha. Durante este dia toda população deveria fazer jejum e silêncio.

Oxum representa a deusa da beleza, orixá do amor, da fertilidade e da maternidade, responsável pela proteção dos fetos e das crianças recém-nascidas, adorada pelas mulheres que querem engravidar. Seu elemento é a água, sua cor é o amarelo e seu dia é o sábado.

Também adora que lhe ofereçam cerveja, vinho doce e licor de caju, bem como flores do campo e frutas. Para ter efeito, as oferendas devem ser depositadas em bosques ou matas.

Quem deseja agradar a Oxum deve lhe oferecer flores de cor amarela, lírios, mel, frutas e alimentos doces.

As oferendas para Oxum são o feijão fradinho e frutas como pêssego, melão amarelo e banana ouro e devem ser entregues perto de nascentes e cachoeiras, bem como rosas ou palmas amarelas.

Oxum, Orixá do amor, conhecida no sincretismo como Nossa Senhora Aparecida, é doce, protetora e feminina. E para quem acredita na umbanda pede à ela muito amor, proteção, alívio das mágoas de quem não nos merecem e até mesmo fertilidade.

Ainda de acordo com mitologia de origem africana, Oxóssi e Oxum formam um dos casais mais perfeitos e promove a fertilidade. "Ele tem um filho maravilhoso com ela. São coisas boas que aconteceram na vida deles dois. Foi a mulher da vida dele, a mulher mais bonita da face da terra.

Oxum Abalô: é uma velha Oxum, de culto antigo; Oxum Ijimu: outro tipo de Oxum anciã; Oxum Abotô: também uma velha Oxum de culto antigo; Oxum Apara / Opara: a mais jovem das Oxum.

Logun ou Logun Edé é um jovem caçador, filho de Oxóssi e Oxum, considerado o Orixá dos encantos e também chamado de príncipe dos Orixás.

Assim, a simbologia de Oxum e o espelho adornado de ouro que Ela carrega torna-se um importante elemento para dissolver energias dissonantes, energias negativas que possam ser lançadas em Sua direção. Refletindo a inveja, o ciúme, o mal em geral, seu espelho põe “às claras” quem é quem, mostrando a realidade a todos.

Salve mãezinha benevolente”. Se você deseja fazer uma saudação a Oxum, ou pedir algo para essa orixá, considerada a protetora da água doce, é assim que você deve começar. Entretanto, se você quer realmente agradar essa rainha – vale ressaltar que ela é super vaidosa – vale rezar o oriqiui (louvação) completo.

Quartzo Rosa é o símbolo do amor! Oxum: Citrino Queimado - Explicação sobre o citrino queimado: O nome citrino se refere à ametista queimada ou aquecida que muda de cor devido à temperatura elevada.

Na legião da vibração espiritual de Oxum, os sete chefes são: Tupãzinho, representante da Vibração Espiritual; Ori, intermediário para Oxalá, Yariri, para Iemanjá; Yari, para Ogum; Damião, para Oxóssi; Doum, para Xangô e Cosme para Abaluaê.

Quem tem Oxum como guia está sempre preocupado com o que os outros irão dizer. A opinião pública sobre si mesmo é importante para eles. Fazem qualquer coisa para não chocá-la. Eles gostam de manter a sua bela e linda reputação, por isso age sempre com discrição e diplomacia.

Continuar lendo Quem Oxum amava?