Quem é o marido da viúva de 2 Reis 4?

Perguntado por: aribeiro . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.9 / 5 11 votos

Não sabemos, com certeza, se o servo de Deus, Obadias de I Reis 18, do tempo do profeta Elias, foi o marido da mulher viúva que foi socorrida pelo profeta Eliseu e que, de maneira miraculosa, viu a poderosa intervenção do Senhor em seu favor e em favor de seus filhos (II Rs. 4).

Recebida a Palavra da Revelação, devemos agir com fé. A viúva deveria encher as vasilhas a partir da botija de azeite que tinha. Era um milagre, pois o azeite de uma vasilha, indo contra todas as possibilidades, encheu várias outras.

A multiplicação do azeite da viúva nos traz uma lição de vida acerca do amor do Pai para com os seus pequeninos. Ele não abandona os seus servos, mas os ouve nas suas angústias. Nas horas mais difíceis Deus está preparado para atender o justo clamor dos necessitados.

Jezabel

Obadias era um servo de Deus que viveu em um ambiente hostil no Reino do Norte, conhecido também como o Reino de Israel, no tempo do rei Acabe e sua mulher, Jezabel (I Rs. 19-22), no século IX a.

Profeta

Em uma religião, profeta é um indivíduo que alega ter sido contactado pelo sobrenatural ou divino e que fala por eles, servindo como um intermediário com a humanidade, passando, este novo conhecimento descoberto, da entidade sobrenatural para as outras pessoas.

Eliseu aumenta o azeite da viúva de Sarepta - Pregação.

profeta Elias

A viúva acreditou no profeta Elias e dividiu seu alimento. Todos os dias, havia comida suficiente para eles. Foi um milagre! Então, o filho da viúva ficou doente e morreu, mas Elias o trouxe de volta à vida.

O termo Sarepta significa fornalha de fundição, fundir, refinar e cadinho, provavelmente devido à atividade de fundição de metais existente neste local à época do relato bíblico.

Quando o oleiro está fazendo seu vaso, com o barro ainda molhado, ele pode pegar o vaso recém-terminado, reamassar o barro e começar tudo de novo. Ao contrário, a botija é uma obra pronta, com o material endurecido, de modo que não pode mais ser reesculpido.

Este versículo em outras versões da Bíblia
Disse-lhe ele: Vai, vende o azeite, e paga a tua dívida; e tu e teus filhos vivei do resto. 7 Então, veio ela e o fez saber ao homem de Deus; e disse ele: Vai, vende o azeite e paga a tua dívida; e tu e teus filhos vivei do resto.

Em 2 Reis 4 vemos que o Senhor Deus usa a vida de Eliseu e por meio dele opera 5 milagres que alteram completamente o contexto em que ele está inserido. Tenho certeza que é o desejo de Deus fazer o mesmo em nossas vidas. O capítulo de 2 Reis 4 é abundantemente marcado pelo poder de Deus na vida de Eliseu, o profeta.

A Viúva da Botija de Azeite lutou pelos seus filhos
Outra lição que aprendemos com essa mulher é o amor pelos filhos demonstrado na sua atitude de lutar contra a situação. O credor queria levar seus dois filhos, porém, a viúva não aceitou isso e então ela se mostra disposta a fazer o fosse preciso.

Na sociedade patriarcal, a elas somente era permitido sobreviver com amparo do esposo, do filho ou do pai. Por isso, tanto na Bíblia Hebraica como no Novo Testamento, elas, ao lado dos ór- fãos, compõem os representantes, por excelência, dos mais pobres e oprimidos. A necessidade básica é o sustento diário.

Deus sabe de todas as coisas mesmo antes de acontecer e como conhece nosso coração, Ele já sabia da atitude da viúva. É bom lembrar que, isso não compromete o livre arbítrio dado por Deus, mas que apenas Ele já sabe qual seria a decisão da viúva.

Obadias declarou que o povo de Edom não deveria ter se “[alegrado] sobre os filhos de Judá, no dia da sua ruína” (Obadias 1:12). Além disso, a visão de Obadias sobre a futura restauração de Sião e os “salvadores [no] monte Sião” (Obadias 1:21) se aplica não somente a Jerusalém, mas também à Igreja nos últimos dias.

4 Porque sucedeu que, quando destruiu aJezabel os profetas do Senhor, Obadias tomou cem profetas, e de cinquenta em cinquenta os escondeu numa cova, e os sustentou com pão e água.