Quem é o marido da cabra?

Perguntado por: aresende . Última atualização: 23 de maio de 2023
4.8 / 5 17 votos

Em primeiro lugar, mostraremos que na espécie caprina, o bode é o macho, a cabra é a fêmea e o filhote é o cabrito.

Já os cabritos são os filhotes que nascem da reprodução entre bode e cabra. Eles chamados assim até os 7 meses de vida, mais ou menos, quando viram adultos e passam a ser bodes ou cabras.

Ainda assim vale destacar, para quem não conhece, que o bode é o macho da cabra, que por sua vez parem cabritos; já o carneiro é o macho da ovelha, que por sua vez parem cordeiros. Em ambos os casos, as suas origens estão nas regiões banhadas pelos mares Negro e Egeu.

Substantivo1

SingularPlural
Masculinobodebodes
Femininocabracabras

Em primeiro lugar, mostraremos que na espécie caprina, o bode é o macho, a cabra é a fêmea e o filhote é o cabrito. Já nos ovinos, o macho é o carneiro, a fêmea é a ovelha e o cordeiro é o filhote.

filhote é o cabrito. Nos ovinos, a ovelha é a fêmea, o carneiro é o macho e o cordeiro é o filhote.

Cientistas mapearam todo o genoma das ovelhas e descobriram quando se tornou uma espécie distinta de cabras. A cabra é a fêmea do bode e o filhote deles é chamado cabrito. Geralmente o pelo tem um aspecto liso, possuem cornos quase direitos (direcionados para fora) e costumam ter uma barbela (barba).

Enquanto os ovinos têm um rabo caído, os caprinos possuem a cauda levantada. Filhotes: O filhote da ovelha é o cordeiro, e o da cabra é o cabrito.

Cabra

Cabra é o substantivo feminino de bode.

O cordeiro é o filhote da ovelha, considerada a fase mais importante na criação do animal.

Qual o colectivo de bode? Os bodes fazem conjunto com as cabras, e, assim, o colectivo de bode é fato (gado caprino). Também se usam genericamente os termos rebanho e gado.

Feminino de bode: cabra
O feminino de bode é cabra.

As cabras são as fêmeas reprodutoras, que cobertas pelos bodes, vão gerar, parir e criar os cabritos, até o desmame. Elas compõem a categoria animal que permanece por mais tempo no rebanho.

Em Israel, o bode era um dos animais preferencialmente escolhidos para expiar os pecados das tribos de Deus, concentrando-os simbolicamente na sua cabeça, e fazendo-os desaparecer pela sua morte em sacrifício, surgindo assim a figura e a expressão bode expiatório.

Cabra, então, era bandido, o que cumpria as ordens dos líderes do cangaço. Frases comuns daquele período confirmam o conceito: “Não há doce ruim nem cabra bom”. Na mesma lógica, empregava-se o termo “cabra macho”, temido por todos, pois impunha a própria lei pela força e pelas armas.

O feminino de bode é cabra. A dúvida surge, porque a palavra feminina é muito diferente da masculina.

Substantivo

SingularPlural
Masculinocarneirocarneiros
Femininocarneira / ovelhacarneiras / ovelhas

Isso ocorre pois a gramática classifica os substantivos usados para designar certos animais como epicenos. Eles necessitam das palavras macho e fêmea para apontar o sexo. Então, temos de dizer a cobra fêmea, a fêmea da cobra, a cobra macho ou o macho da cobra.

Se se tratasse de girafa, o masculino seria a girafa macho. Além de chimpanzé, são também exemplos de epiceno palavras como falcão, girafa, melga ou tigre.

O número de fêmeas acasaladas por um bode reprodutor depende do sistema de cobertura, existindo informações de bodes que chegaram a acasalar com 80 e até mesmo 100 fêmeas em um ano, em monta natural controlada, embora os números observados de uma forma geral sejam bem menores que esses.