Quem é o mais pobre do mundo?

Perguntado por: lzanette . Última atualização: 5 de janeiro de 2023
4.3 / 5 20 votos

As informações são referentes ao ano de 2019. A segunda tabela indica o valor do PIB per capita nos 10 países mais pobres do mundo.
...
Quais são os 10 países mais pobres do mundo?

ClassificaçãoPaísPIB per capita
Somália126,9
Burundi261,2
Malawi411,6
Sudão441,5

Quem costuma economizar demais e não dar um destino inteligente ao dinheiro deixa de viver. E isso pode se tornar uma doença quando a pessoa economiza até em momentos essenciais, como alimentação e saúde. Portanto, este hábito, que é mais um dos muitos sinais de que você será pobre no futuro.

A pobreza no Brasil é derivada da má distribuição de renda e suas origens remontam ao período colonial. Atualmente o Nordeste concentra os maiores índices de pobreza do país.

Segundo o Banco Mundial e o Fundo Monetário Internacional, são considerados países de Primeiro Mundo: Alemanha, Andorra, Austrália, Áustria, Bélgica, Canadá, Chipre, Coreia do Sul, Dinamarca, Eslovênia, Espanha, Estados Unidos, Finlândia, França, Grécia, Irlanda, Islândia, Israel, Itália, Japão, Liechtenstein, ...

A sorte do petróleo
Não é novidade para ninguém que o Oriente Médio tem uma baita sorte quando o assunto é o petróleo. Isso porque, por lá, duas placas tectônicas estão em choque constante. O atrito provoca a formação de vãos nas camadas geológicas, abrindo espaço para o acúmulo do óleo.

A economia local baseia-se na produção e exportação de petróleo. Somente o emirado de Dubai não tem no petróleo a principal fonte de receitas (responsável por apenas 7% da renda). Sua economia é impulsionada pela movimentação financeira das empresas transnacionais, além da Zona Franca Jebel Ali.

Abu Dhabi é o maior dos sete emirados que compõem os Emirados Árabes Unidos — sua área corresponde a 84% do país! É também o emirado mais rico — sim, mais rico que Dubai!

Existem diversos hábitos que atraem a pobreza, dentre eles está a reclamação, ter uma única fonte de renda, não estudar ou aprender algo novo, não gerenciar bem as finanças pessoais e não investir na construção de um bom networking.

A resposta usual à pergunta acima passa pela perda do poder compra do salário influenciada pelo aumento no ritmo dos reajustes de preços. Ou seja, o aumento do custo de vida provocado pela inflação diminui a quantidade de bens e serviços que a grana do trabalhador pode comprar.

Vários estudos defendem que as pessoas mais ricas estão mais satisfeitas com a vida do que as pessoas pobres. No entanto, o conceito de satisfação com a vida é diferente do conceito de felicidade, que consiste não em como nos sentimos sobre a vida, mas em como nos sentimos emocionalmente em qualquer momento.

Somos ricos em minérios, em petróleo, ferro, produção de carnes e alimentos, entre outros. A exploração de minerais no Brasil está no nosso DNA e se confunde com a própria história do nosso povo.

A região Nordeste do Brasil mantém, em termos médios, problemas sociais históricos: defasagem e pouca diversificação da agricultura e indústria, grandes latifundiários, concentração de renda, agravados no sertão nordestino pelo fenômeno natural de secas constantes (ver: Polígono das secas).

O Brasil seguiu essa tendência: o patrimônio do 1% mais rico no Brasil passou de 48,5% em 2019 para 48,9% do patrimônio total em 2021, afirma Chancel, que considera a progressão "significativa".

Enquanto, em 2020, em 102 países morreram 232.676 pessoas, só aqui foram quase 48 mil óbitos. O anuário revela que, em números absolutos, o Brasil lidera o ranking mundial de homicídios e é o oitavo país mais violento do mundo.

#1. Canadá Neste ranking, o melhor país do mundo para se viver é o Canadá e não é para menos, com um PIB de US$ 1,74 trilhões, o desenvolvimento econômico e social do país está entre os mais atrativos mundialmente.

Os Estados Unidos tem uma das economias mais desenvolvidas do mundo. O país tem acesso a abundantes recursos naturais, uma infraestrutura interna muito bem desenvolvida, altos níveis de produtividade e uma força de trabalho com bons índices de educação.

Os Montes Urais, repletos de minerais, e a vasta reserva de combustível fóssil (petróleo, gás e carvão) tornam a Rússia rica em recursos naturais, que dominam as exportações russas. As exportações de petróleo e gás, especificamente, continuam a ser a principal fonte de divisas do país.

Uma mistura emocionante! A nação insular de Tuvalu, com suas três ilhas e seis atóis, está no ranking dos países menos visitados do mundo e, anualmente, recebe menos de 2.000 visitantes.

O topo de renda média entre os 5570 municípios brasileiros está concentrado em municípios menores como Nova Lima (MG), Santana do Parnaíba (SP) e Aporé (GO). Há ainda as cidades praianas de Florianópolis, Vitória, Niterói e Santos que são atrativas à este público.

O destaque em tamanho e população fica com a favela da Rocinha, a maior favela do Brasil. Se fosse um município, a Rocinha seria mais populosa que 92% dos municípios brasileiros.

1. Não há recuperação econômica à vista. Na década anterior, o Brasil era enaltecido (juntamente com a Rússia, Índia, China e África do Sul) como uma das potências do Brics - economias emergentes com taxas super altas de crescimento que ultrapassariam as economias desenvolvidas até 2050.