Quem é o mais fofoqueiro do Brasil?

Perguntado por: acastro . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.7 / 5 12 votos

Leo Dias. Aos 43 anos ele é considerado por muitos, o maior nome do jornalismo de entretenimento. Temido pela classe artística, se tornou a sustentação do programa Fofocalizando, do SBT. Com passagens pela Band (Muito +) e RedeTV!

Não existe um fator, apenas, que leva as pessoas a fofocar, mas a maioria das fofocas surgem por curiosidade, inveja, insegurança, medo, imaturidade e vingança. Se perguntarmos para alguém o que a pessoa acha sobre fofoca, certamente ouviremos uma série de reclamações sobre tal comportamento.

Primeiramente, entenda que existem dois tipos de fofoqueiros no trabalho. O primeiro, o qual chamaremos de ativo, é aquele que sempre está fazendo os comentários maldosos, e o segundo, o passivo, é aquele que escuta tudo e é condizente.

1 lambisgoia, intrometida, mexeriqueira, assanhada, sirigaita, enxerida, fuxiqueira, langroia, metediça, curiosa, xereta, bisbilhoteira, coscuvilheira, indiscreta, abelhuda.

Leia abaixo.

  1. SAIA DE PERTO. Falar mal dos outros pode gerar desavenças na equipe e reduzir a produtividade. ...
  2. ROMPA O CÍRCULO. Se o "montinho da fofoca" se formar perto de você, aproveite para falar as qualidades de quem é alvo dos comentários maldosos. ...
  3. FECHE A BOCA. Evite falar de problemas da sua vida pessoal. ...
  4. REVERTA.

Pessoas fofoqueiras são desesperadas e imaturas. Precisam ver um drama, amam conflitos e são extremamente inseguros, sentindo a necessidade de falar e espalhar falsas acusações e histórias sobre os outros, a fim de se sentir superiores.

A fofoca gasta tempo, cria uma sequência de pensamentos negativos e críticas desnecessárias. Cada pessoa que se desapega da fofoca passa a conseguir planejar o próprio futuro e realizar sonhos com concentração a si mesmo.

Trate a pessoa com gentileza. Uma atitude amigável é outra reação ótima — o fofoqueiro ficará perplexo com sua capacidade de tratá-lo tão bem, mesmo depois de todas as coisas maldosas que ele falou a seu respeito.

Mas com determinadas fofocas você pode cometer um crime contra a honra, como injúria, calúnia ou difamação. Num "piscar de olhos" algo falado de forma particular, ou até mesmo publicamente, pode chegar ao outro lado do mundo.

Falar mal dos outros é um vício que se instala em muitos grupos, sendo que, a maior parte dos seus membros rapidamente se associa aos assuntos fraturantes e contra alguém. Estas pessoas sentem necessidade de se mostrarem melhores que os outros, pelo que se unem em prol da crítica de quem querem abater.

A fofoca pode servir para tentar antecipar, prevenir ou remediar qualquer atitude que coloque em risco a estabilidade e coesão de um grupo. Neste sentido, pode ser um poderoso mecanismo de defesa contra elementos que ameacem a segurança de determinados grupos ou indivíduos isolados.

Mantenha a calma e abstenha-se de represálias. Usar seus próprios rumores para desacreditar fofocas sobre você não é uma solução eficaz. Isso só dará mais atenção à fofoca e fará com que as pessoas falem mais sobre você. Lide com as fofocas de cabeça erguida, especialmente com aqueles falsas ou prejudiciais.

São Felipe Néri era um padre conhecido pelas penitências criativas que dava aos seus fiéis. Certa vez uma mulher veio se confessar com ele, dizendo que cometia o pecado de falar mal do próximo. Disse ainda que depois que se confessava acabava incorrendo novamente no mesmo pecado.

Em casos mais graves, fofocas podem manchar uma reputação. Em situações fora do controle, mentiras podem até mesmo levar a vítima a atentar contra a própria vida. Estamos falando de algo muito sério, caro leitor. É preciso ter consciência do poder das palavras, ou sofreremos todos com as consequências delas.

Confira e faça os ajustes que considerar necessários na sua postura profissional:

  1. Não ouvir. Controle a curiosidade em ouvir a mais recente fofoca que começa a circular no escritório. ...
  2. Não revele. ...
  3. Não seja o difusor de informações que podem virar fofoca. ...
  4. Não se omita. ...
  5. Não se comprometa.

fofoqueiro {masculino}
gossiper {subst.}

O primeiro passo é não alimentar a fofoca. Se esse vizinho parar você para contar uma novidade, não deixe que o papo se estenda, invente uma desculpe e afaste-se. Se houver alguma insistência, vale a pena dizer “desculpe, mas prefiro não saber sobre a vida dessa pessoa”.

De tanto aquele povo reclamar e murmurar vieram serpentes venenosas que mordiam, picavam aquele povo e muita gente morreu em Israel. O veneno vem da murmuração, vem da reclamação e vai nos enfraquecendo, vai tirando a vida de Deus em nós.

Dicas para lidar com parentes que falam mal de todo mundo

  1. Coloque limites. Por mais que você goste do seu familiar que fala mal de todo mundo, estabeleça uma relação restrita e cautelosa a respeito das coisas que você conta da sua vida. ...
  2. Não leve para o lado pessoal. ...
  3. Tenha Inteligência Emocional.