Quem é o maior traficante do Rio?

Perguntado por: lguterres . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.5 / 5 13 votos

Ernaldo Pinto de Medeiros, vulgo Uê (?, 24 de abril de 1968 — Rio de Janeiro, 11 de setembro de 2002), foi o maior traficante de drogas brasileiro da década de 1990.

Dono do Morro é a expressão que atualmente designa o chefe do tráfico de drogas em favelas do Rio de Janeiro.

Capturados

  • Luiz Fernando Mendonça Corrêa.
  • Douglas de Jesus Lima.
  • Cleisson de Aquino Dias.
  • Fabiano Cordeiro Ferreira.
  • Ronald Elias Pereira Valente.
  • Natan Belo da Silva.
  • Denilson Silva Pessanha.
  • Carlos José da Silva Fernandes.

Apontado como um dos chefes do Primeiro Comando da Capital (PCC), o traficante André Oliveira Macedo, foi preso em setembro de 2019 e foi solto em outubro de 2020.

Luiz Carlos da Rocha (11 de julho de 1959), mais conhecido como Cabeça Branca, é um narcotraficante brasileiro. Em 2017, quando foi preso pela Polícia Federal, era considerado nacionalmente e internacionalmente como o maior traficante de drogas do Brasil, com o seu nome constando na lista difusão vermelha da Interpol.

Marcos Roberto de Almeida, o Tuta, era apontado como a principal liderança do PCC nas ruas até abril de 2022. Segundo o Ministério Público, ele foi excluído da facção criminosa. Ele tem mandado de prisão em aberto pelos crimes de lavagem de dinheiro e organização criminosa. Há suspeita de que ele fugiu para o exterior.

William da Silva Lima, o Professor.

Diferentemente de outras facções, o CV tem a característica de ser menos hierárquico, composto por "donos do morro" — a expressão é usada para designar os chefes do tráfico de drogas na região. Ou seja, não tem um líder, mas um conjunto de lideranças que comandam territórios e que se aliam entre si.

Quem comanda a Rocinha hoje 2021? Quem é Johnny Bravo Foragido da Justiça, John Wallace da Silva Viana, o Johny Bravo, é apontado como o atual chefe do tráfico na Rocinha.

Os adolescentes que trabalham para traficantes de favelas cariocas recebem de R$ 100 a R$ 3.000 por semana e participam de uma estrutura hierárquica que lhes possibilita subir de cargo e aumentar seus vencimentos.

João Gutierres Valério tinha um acordo com Salvador de Sá pelo qual pagaria imposto por cada escravo desembarcado no porto. O primeiro traficante do Rio de Janeiro se chamava João Gutierres Valério.

As facções de traficantes que dividem o controle de cerca de 1.500 favelas do Rio de Janeiro já somam 56 mil criminosos muito bem armados e mais numerosos que a Polícia Militar do Estado, com 44 mil policiais.

O Comando Vermelho foi criado em 1979 no presídio Cândido Mendes, na Ilha Grande (RJ), a partir do convívio entre presos comuns e militantes dos grupos armados que combatiam o regime militar.

A compilação foi feita pelo Núcleo de Jornalismo Investigativo da Record TV. Conforme o levantamento, o PCC tem 35.000 integrantes e é a maior organização criminosa no país. O grupo tem atividades em outros países, como Paraguai e ligações com outros grupos criminosos, como a máfia italiana 'Ndrangheta.

Comando Vermelho

"Em caráter nacional, o rival do PCC é o Comando Vermelho, especialmente pelo controle das fronteiras. As outras são ao nível regional, como é o caso recente do Bonde do Magrelo.

No Brasil, a presença do PCC, além de São Paulo, é mais forte em Mato Grosso do Sul e no Paraná por causa da fronteira com os países que têm bandos parceiros da facção.

Escobar (1947-1993), lendário chefe do cartel de Medellín, foi de longe o traficante de drogas mais famoso do mundo.

Top 10 maiores traficantes de drogas de todos os tempos

  • Amado Carrillo Fuentes. ...
  • Curtis “Cocky” Warren. ...
  • Pablo Escobar. ...
  • Ismael Zambada Garcia. ...
  • Osiel Cardenas Guillen. ...
  • Jonathan Almanza-Orejuela e Jose Santacruz-Londono. ...
  • Frank Lucas.

A Interpol prendeu nesta quinta-feira um homem descrito como o traficante de seres humanos mais procurado do mundo. Natural da Eritreia, Kidane Zekarias Habtemariam foi detido no Sudão após uma busca internacional liderada pelos Emirados Árabes Unidos.

A guerra na favela se intensificou em 2004, quando traficantes do CV (Comando Vermelho) comandados por Eduíno Eustáquio de Araújo Filho, o Dudu, tentaram invadir a Rocinha, na época dominada por Luciano Barbosa da Silva, o Lulu, que também era ligado ao Comando Vermelho.