Quem é o maior publicitário do Brasil?

Perguntado por: oazambuja . Última atualização: 4 de abril de 2023
4.3 / 5 8 votos

Washington Olivetto (São Paulo, 29 de setembro de 1951) é um publicitário brasileiro, responsável por algumas das campanhas mais importantes da propaganda nacional. Único publicitário não anglo-saxão no Hall of Fame do The One Club de New York e no Lifetime Achievement, do Clio Awards.

Como não temos um órgão regulador central, não se sabe atualmente quantas agências de publicidade e propaganda existem no Brasil. Os especialistas afirmam que esse número, levando em conta desde micro-agências até os gigantes do mercado, está entre 5.000 e 10.000 agências.

Émile de Girardin, editor do jornal La Presse, foi quem realmente aperfeiçoou a publicidade nos jornais: ele foi o primeiro a depender em larga escala dos anúncios, conseguindo então diminuir o preço dos jornais e, consequentemente, aumentar muito as vendas.

A campeã do Big Brother Brasil 21, Juliette Freire, 31, por exemplo, cobra até R$ 400 mil por publicidade no Instagram —um post no feed da rede social e três séries de stories. Ou seja, se fizer quatro trabalhos neste valor, a paraibana já supera o prêmio de R$ 1,5 milhão que ganhou do programa da TV Globo.

Unilever e WMcCann lideram rankings de maiores anunciantes e agências do Brasil.

Conar é o Conselho Nacional Brasileiro de Autorregulamentação Publicitária. É uma organização sem fins lucrativos da sociedade civil que regula a publicidade no Brasil por meio de códigos de conduta e princípios éticos.

Quanto ganha um Publicitário? Salário e carreira na área de Publicidade e Propaganda

  • Salário médio no Brasil Publicitário R$ 2.544,54.
  • Maior salário médio por estado Distrito Federal R$ 4.029,93.
  • Maior salário médio por especialidade Diretor de Criacao R$ 13.658,92.

David MacKenzie Ogilvy CBE (23 de junho de 1911 – 21 de julho de 1999) foi um publicitário fundador da Ogilvy & Mather. Ele é amplamente aclamado como "o pai da propaganda". Em 1962, a Revista Time o chamou de "o mago mais procurado na indústria de publicidade atualmente".

  • 1 – Publicidade de serviços. A publicidade de serviços é a estratégia de comunicar e promover a prestação de um serviço por uma empresa. ...
  • 2 – Publicidade Comparativa. ...
  • 3 – Publicidade de produto. ...
  • 4Publicidade de Promoção.

Em 1913 instala-se a Eclética, a primeira agência de propaganda do Brasil. Na sua fundação foram contratados escritores e artistas para preparar os textos e ilustrações dos anúncios.

O publicitário trabalha fortalecendo a imagem de marcas e empresas, criando campanhas e peças publicitárias que promovam produtos e serviços vendidos, além de comunicar ideias e projetos ao público.

O mercado de publicidade no Brasil já é bem grande, com cerca de 17,5 bilhões de reais investidos anualmente no setor por empresas e agências. No entanto, mesmo com esse tamanho grande, o segmento ainda tem a capacidade de crescer ainda mais, especialmente no setor digital, cujo aumento foi de 25% no último ano.

A Publicidade utiliza os canais de entretenimento para tornar público um produto ou serviço, com o objetivo de vendê-lo. Já a Propaganda tem o objetivo de informar, alertar e fazer refletir, sem ter, necessariamente, fins lucrativos.

Há relatos históricos do papel da Publicidade desde a antiguidade. Os egípcios já utilizavam técnicas de comunicação para estimular as vendas por meio de propagandas em papiros e anúncios em cartazes. Mas elas eram utilizadas ainda de forma intuitiva, não havia uma metodologia definida para alcançar o público-alvo.

Quarto colocado no reality e um dos destaques da edição, Gil garantiu uma fortuna bem superior ao prêmio de 1,5 milhão de reais conquistado pela Juliette — a vencedora também já acumulou valores bem superiores com publicidade.

A advogada e maquiadora paraibana surgiu no Big Brother Brasil com os boletos atrasados, mas acabou conquistando uma legião de cactos (hoje são mais de 33 milhões só no Instagram) e se consagrou campeã do reality, com nada menos do que R$ 1,5 milhão na conta bancária (só do prêmio).

Compartilhe por
Nesse último caso, Jade cobraria, atualmente, R$180 mil por publicação — antes do BBB, estaria na faixa dos R$150 mil. Ainda segundo Ivan, no caso de stories é comum que haja um desconto de 10% do valor do feed, logo, Jade cobraria R$162 mil.

Americanas, Seara e Stone foram as empresas que garantiram a principal cota, chamada de "Big", com valor de R$ 105.157.383. Publicado em 6 de janeiro de 2023 às, 15h55. Última atualização em 6 de janeiro de 2023 às, 16h40.

Conheça as 5 maiores agências de publicidade do Brasil

  • Y&R. Nos últimos rankings do Ibope, a Y&R é o 1º lugar constante. ...
  • WMcCANN. ...
  • AlmapBBDO. ...
  • Ogilvy & Mather Brasil. ...
  • Africa.