Quem é o maior produtor de mel do Brasil?

Perguntado por: ealves . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.5 / 5 3 votos

O Rio Grande do Sul é o maior Estado produtor, responsável por 9,2 mil toneladas, seguido pelo Paraná (8,4 mil) e o Piauí (6,9 mil). No total, 3.991 municípios registraram alguma produção de mel em 2021. A liderança é de Arapoti (PR), com 925,6 toneladas.

A China

A China é o maior produtor mundial de mel (267,8 mil toneladas, em 2002), quantidade três vezes maior que a produzida pela Argentina (85 mil toneladas no mesmo ano), que se recuperou do mau desempenho de anos anteriores e reassumiu a liderança do mercado mundial.

Os dados são da Pesquisa da Pecuária Municipal (PPM) feita pelo IBGE que mostra os 10 maiores produtores do estado. O Piauí registrou a maior produção de mel da história em 2021: 6,8 mil toneladas.

A liderança é de Arapoti (PR), com 925,6 toneladas.

Mel produzido em Santa Catarina recebe o título de melhor mel do mundo durante o 46º Congresso da Associação Internacional das Federações de Apicultores (Apimondia), realizado entre os dias 08 e 12 de setembro no Canadá. Esta é a quinta vez que a empresa catarinense Prodapys leva o prêmio.

abelha Jataí

Mel produzido pela abelha Jataí tem sabor peculiar e produção limitada. Uma abelha pequena, com cerca de 4 a 5 milímetros de comprimento, a Jataí produz um mel diferenciado. Com sabor peculiar e produção limitada, ele é o mel mais caro produzido no Estado. Um litro equivale a 1,4 quilos e pode custar até R$ 500.

Segundo a organização do Guinness World Records, o mel Centauri é colhido numa gruta a mais de 2.500 metros acima do nível do mar - longe de humanos ou de outras colónias de abelhas. O néctar é bastante diferente do mel convencional pois é escavado, tem um tom escuro e um sabor amargo.

A coloração do mel depende quase que, exclusivamente, da origem da flor, podendo ser claro, vermelho, dourado ou escuro.

O resultado é um mel com coloração média, sabor intenso e rico em nutrientes. Saboroso e bem avaliado, muitos consumidores consideram o mel Baldoni orgânico o melhor mel do Brasil!

O Brasil, apesar do vasto potencial para a produção apícola e de ser reconhecidamente um dos países ex- portadores de mel de alta qualidade, ocupou em 2019 a décima primeira posição na produção mundial de mel e respondeu por apenas 4,8% do volume das exportações globais do produto.

O município de São Raimundo Nonato foi o principal produtor de mel do Piauí em 2021, com 575 toneladas, o que corresponde a 8,3% do total gerado no estado.

O mel, produzido pelas abelhas melíferas, é feito a partir do néctar das flores, de secreções provenientes de outras partes da planta ou ainda de excreções de insetos que sugam plantas.

Mel de abelhas sem ferrão garante maior lucro | Nosso Campo | G1.

Bruno Franciosi cria abelhas há três anos. Atualmente, a propriedade conta com mais de 1.100 colmeias, sendo 600 estão sendo utilizadas para um processo de seleção genética.