Quem é o maior produtor de gás natural do mundo?

Perguntado por: areis . Última atualização: 21 de janeiro de 2023
4.5 / 5 6 votos

No ranking global de maiores produtores de gás natural, os Estados Unidos se mantiveram em primeiro lugar, com 914,6 bilhões de m³ (23,7% do total mundial), após queda de 1,7% ante 2019. Em seguida veio a Rússia, com 638,5 bilhões de m³ (16,6% do total mundial), após queda de 6%.

Há alguma discordância sobre qual país possui as maiores reservas comprovadas de gás natural. Fontes que consideram que a Rússia tem de longe as maiores reservas comprovadas incluem a CIA dos EUA (47.600 quilômetros cúbicos), a Administração de Informação de Energia dos EUA (49.000 km³), e a OPEP (48.810 km³).

Os campos operados pela Petrobras produzirem 93% do petróleo e gás natural do Brasil. A maior parte do gás natural foi extraído do Rio de Janeiro, estado que concentra 65% das reservas brasileiras privadas do produto. A participação do estado avançou dos 55,8% de 2020 para 64%.

A infraestrutura de gás natural no Brasil é modesta, com apenas 9.409 km de gasodutos de transporte (extensão que se mantém praticamente constante desde 2010) atendendo a uma área de 8,5 milhões km2 e uma população de mais de 210 milhões de habitantes.

Os maiores produtores de petróleo em nível mundial são Estados Unidos, Arábia Saudita e Rússia. Os países que possuem as maiores reservas petrolíferas são Venezuela, Arábia Saudita e Canadá.

FALTAM GASODUTOS
“O motivo principal [para a alta reinjeção no país] é realmente o gargalo de infraestrutura, a falta de rotas de escoamento, de unidades de processamento de gás natural, além dos gasodutos de transporte.

A busca por novos clientes no Brasil se insere nesse contexto, em que a YPFB, com gás escasso, busca elevar o preço médio pago pelo seu gás. A Bolívia tem um problema estrutural para aumentar sua oferta e, assim, atender à demanda de todos os seus parceiros comerciais.

A base do Projeto do gasoduto é o contrato de compra e venda entre YPFB e Petrobras, assinado em agosto de 1996 (último Aditivo ao Contrato de fevereiro de 1993), no qual a YPFB se compromete a vender e a Petrobras a comprar, em regime de take-or-pay, quantidades crescentes de gás, iniciando com 8 milhões de m3 por dia ...

A Noruega é o segundo maior fornecedor de gás natural da Europa, produzindo 114,3 bcm em 2021, dos quais a maioria é exportada para a Europa e outras nações. O país também deve aumentar as exportações devido aos países europeus diminuirem as importações de gás russo devido à condição em andamento com a Ucrânia.

O país é o maior exportador de gás natural do mundo e o segundo que mais vende petróleo. O setor energético representa perto de dois terços de toda a renda da Rússia (63%). Mais da metade da população (53%) vive de salários ou pensões do governo. O gás e o petróleo acabam botando a sociedade de pé.

No ano passado, o grupo Ultra, dono da marca Ultragáz, adquiriu a Shellgás e passou a liderar o segmento, com participação de 24,4%.

Segundo o executivo, a Petrobras paga entre US$ 7 e US$ 8 o milhão de BTU pelo gás firme da Bolívia, mas há na Argentina e no Brasil clientes dispostos a pagar até mais que o dobro disso.

A Petrobras é a maior empresa estatal petrolífera do Brasil.
...
Confira 4 empresas atuantes nesse segmento!

  1. PetroRecôncavo. ...
  2. PetroRio. ...
  3. Enauta. ...
  4. 3R Petroleum.

Juntas, as 3 potências petrolíferas são responsáveis por mais de 40% da produção de petróleo no mundo inteiro. Já o Brasil aparece na 9ª posição, com uma soma de 3,7 milhões de barris produzidos por dia. A Venezuela é dona da maior reserva de petróleo do mundo, com 300 bilhões de barris.