Quem é o maior produtor de energia?

Perguntado por: afrutuoso . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.3 / 5 7 votos

A China é quem encabeça o ranking, seguida por Estados Unidos, Japão, Alemanha, Índia, Austrália e Itália. Com 24 GW de potência energética instalada, está o Brasil. Holanda e Coreia do Sul fecham o ranking mundial.

Minas liderava o ranking até o início de 2023, posição que ocupava desde o ano de 2016. O estado sempre teve um crescimento consistente e segue muito próximo de São Paulo entre os maiores produtores. O estado de Minas Gerais tem uma potência instalada de 2,468 GW, de acordo com dados da Absolar de março de 2023.

1. China: em um distante primeiro lugar está a China, com cerca de 254 Gigawatts (GW) de capacidade solar fotovoltaica instalada. 2. EUA: em segundo lugar vem os Estados Unidos, que ultrapassou o Japão e registrou a marca de 73,8 GW instalados.

Quase toda a energia presente na Terra provém de uma única fonte, o Sol.

O Brasil está em 8º lugar no ranking mundial de países com mais energia potencial acumulada da fonte solar fotovoltaica. De acordo com informação da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), esta é a primeira vez que o País entra na lista dos dez maiores geradores desse tipo de energia no mundo.

Dentre os países com a maior geração de energia renovável estão: China: 1 TW.

As principais ações de empresas de energia elétrica do Brasil são: Alupar, AES, Celesc, Cemig, CPFL, Copel, EDP, Eletrobras, Eneva, Energisa, Engie, Equatorial, Light, Neoenergia, Ômega, Taesa e Transmissão Paulista.

A maior parte é produzida em usinas hidrelétricas, mas nos últimos anos, a geração de energia eólica, produzida pelo vento, e a solar vem ganhando destaques.

ANEEL — Agência Nacional de Energia Elétrica.

carvão mineral

O carvão mineral é, de longe, a principal fonte de produção de energia elétrica no mundo.

Minas Gerais acaba de ganhar a maior usina de produção de energia solar em operação do Brasil e uma das maiores da América Latina: o Complexo Solar de Janaúba, no Norte de Minas.

Usina solar São Gonçalo em São Gonçalo do Gurguéia, PI
A maior usina solar do Brasil e da América do Sul está localizada na cidade de São Gonçalo do Gurguéia, no Piauí.

Noor Abu Dhabi (Sweihan) Solar Power Plant – 1.177 MW
Essa usina começou a ser construída em 2017 nos Emirados Árabes Unidos e entrou em operação em 2019. Ela foi projetada para fornecer uma potência de 350 MW, porém foi aumentada conforme a oferta de terra adicional, sendo construída em um local com 780 hectares.

a China

O líder do ranking é a China, com 310,6 gigawatts de potência instalada. O documento registra ainda que, hoje, a energia eólica é a segunda maior fonte de geração de energia do Brasil, atrás apenas da hidráulica.

1º lugar: Conjunto Solar São Gonçalo
A construção da primeira seção de 475MW de São Gonçalo começou em outubro de 2018 e foi conectada à rede em janeiro de 2020. A instalação ocupa na sua totalidade uma área de cerca 12,000,000 m², o equivalente a aproximadamente 1,500 estádios de futebol.