Quem é o maior nome da literatura brasileira?

Perguntado por: dmartins8 . Última atualização: 30 de abril de 2023
4.7 / 5 8 votos

Joaquim Maria Machado de Assis

Joaquim Maria Machado de Assis (Rio de Janeiro, 21 de junho de 1839 – Rio de Janeiro, 29 de setembro de 1908) foi um escritor brasileiro, considerado por muitos críticos, estudiosos, escritores e leitores o maior nome da literatura brasileira.

Joaquim Maria Machado de Assis

Machado de Assis (1839 – 1908)
Joaquim Maria Machado de Assis, conhecido popularmente como Machado de Assis, é considerado por muitos, o maior escritor da cultura brasileira e um dos maiores da língua portuguesa, tendo sido o primeiro presidente da Academia Brasileira de Letras.

Paulo Coelho

Paulo Coelho venceu as barreiras contra escritores brasileiros e hoje é um dos mais lidos do mundo. Foto: Página do Facebook de Paulo Coelho. | Foto: Nunca se imprimiu tantos livros como nos últimos anos.

Machado de Assis
O escritor conhecido como Bruxo do Cosme Velho é o maior nome da literatura no Brasil e na Estante Virtual é disparado o autor mais vendido.

José de Alencar

Patronos das Escolas Municipais - José de Alencar, fundador da literatura brasileira. O nome da E.M. José de Alencar (2ª CRE), em Laranjeiras, homenageia o escritor que deu início a uma literatura genuinamente brasileira.

Lygia Fagundes Telles: um século de histórias da dama da literatura brasileira. Lygia Fagundes Telles adorava viajar. Mas, aparente contradição, detestava aviões. "Por que estou sempre metida em algum deles?", queixou-se à escritora Clarice Lispector, durante voo para a Colômbia, em 1974.

O primeiro documento existente que possa ser considerado literatura brasileira é a Carta de Pero Vaz de Caminha, escrita por Pero Vaz de Caminha a Manuel I de Portugal e que continha uma descrição de como o território brasileiro parecia em 1500.

Ryoki Inoue

O Guinness reconhece, desde 1993, o ex-médico Ryoki Inoue como o romancista mais prolífico do mundo. Sua carreira literária teve início em 1986 e, em 31 anos de atividade, ele já publicou mais de 1.100 livros, assinando-os com 39 nomes diferentes.

a Bíblia

Além de ser o livro mais vendido, a Bíblia também é o livro mais traduzido e distribuído em todo o mundo, com versões em centenas de idiomas.

O Alquimista

Mas, antes de partir para a questão central do artigo, você sabe qual o livro brasileiro mais vendido de todos os tempos? Acertou quem disse “O Alquimista” de Paulo Coelho, lançado em 1988. O livro que envolve espiritismo e auto ajuda já passou da casa dos 150 milhões de exemplares comercializados ao redor do mundo.

1. Machado de Assis (1839-1908) Joaquim Maria Machado de Assis é considerado por muitos críticos o maior escritor brasileiro de todos os tempos, e sem dúvida um dos maiores de língua portuguesa.

Machado de Assis

Machado de Assis. É considerado o maior nome da literatura brasileira. Ele também foi jornalista, poeta, dramaturgo e contista. Autor de Memórias Póstumas de Brás Cubas, Dom Casmurro, Quincas Borba e muitos outros romances clássicos famosos, é um dos nossos autores preferidos pelos estrangeiros.

O Alquimista – Paulo Coelho
Originalmente publicado em 1988, o livro é o livro brasileiro mais traduzido do mundo, e, segundo a Agence France-Presse (AFP), já vendeu mais de 150 milhões de cópias ao redor do mundo. O romance alegórico segue a jornada de um pastor andaluz chamado Santiago.

Descubra quais são os maiores best-sellers de todos os tempos

  • Autor: Miguel de Cervantes. Quantidade: mais de 500 milhões de cópias. ...
  • Autor: Charles Dickens. Quantidade: mais de 200 milhões de cópias. ...
  • Autor: Paulo Coelho. Quantidade: mais de 150 milhões de cópias. ...
  • Autor: Antoine de Saint-Exupéry. ...
  • Autora: J. K. Rowling.

A história da literatura brasileira tem início em 1500 com a chegada dos portugueses no Brasil. Isso porque as sociedades que aqui estavam eram ágrafas, ou seja, não possuíam uma representação escrita.

Monteiro Lobato

A data homenageia também Monteiro Lobato, considerado o pai da literatura infantil no Brasil, que dedicou sua vida à escrita de histórias que encantaram e educaram gerações de crianças brasileiras.

Os primeiros documentos escritos que se podem considerar literatura provêm da dinastia Zhou. O primeiro e grande autor de táticas militares e estratégia foi Sun Tzu com A Arte da Guerra, um autor tão estudado e lido ainda hoje, tanto quanto o estrategista Clausewitz.

Ao todo, existem 14 escolas literárias no mundo e no Brasil, são elas: Trovadorismo, Humanismo, Classicismo, Quinhentismo, Barroco, Arcadismo, Romantismo, Realismo, Naturalismo, Parnasianismo, Simbolismo, Pré-Modernismo, Modernismo e Tendências Contemporâneas (Pós Modernismo).

Temas de Literatura que estão no radar para o Enem 2023

  • Literatura Contemporânea.
  • Modernismo. Segunda geração modernista (geração de 30) Terceira geração modernista (geração de 45) ...
  • Música brasileira, interpretação de poemas e texto em prosa (conto)
  • Escolas literárias.
  • Introdução à Literatura.