Quem é o maior madeireiro do Brasil?

Perguntado por: ldamasio . Última atualização: 30 de abril de 2023
4.6 / 5 14 votos

Chaules Volban Pozzebon tem 51 anos e começou a atuar no ramo madeireiro no início dos anos 2000, quando chegou ao Estado de Rondônia, após sair do Paraná, onde nasceu. Ele é dono de mais de 100 madeireiras, segundo o MPRO.

Os Estados Unidos, Rússia, Canadá, Japão, Suécia, Alemanha, Polónia, França, Finlândia e Brasil são os principais países produtores de madeira do mundo.

Estado de São Paulo

O Estado de São Paulo é o maior consumidor de madeira tropical do Brasil. Em 2001, seu consumo foi 6,1 milhões de metros cúbicos em tora, superando o consumo de qualquer país da Europa. Desse total, 69% foram comercializados pelos depósitos de madeira e 21% consumidos pelas indústrias de produtos de madeira.

Na série especial desta quinta (29), o Jornal da Record revela os crimes do homem denunciado pelo Ministério Público Federal como o maior desmatador da Amazônia. As investigações mostram que Antônio Junqueira Vilela Filho comanda um grupo acusado de grilagem de terras federais, desmatamento e queimadas.

O desmatamento é a parte mais visível da destruição da Amazônia. Mas a floresta também é comida pelas entranhas e as beiradas. A degradação — basicamente a redução de função ecológica e o aumento da vulnerabilidade da mata sobrevivente do fogo e do abate — atinge 38% da floresta. A área desmatada chega a 20%.

Assim como outros países tropicais que sofrem com um grande desmatamento, no Brasil tem como causas principais:

  • Atividades agropecuárias, responsáveis por 80% do desmatamento em todo o mundo;
  • Avanço da urbanização;
  • Exploração comercial de madeira.

Estados Unidos, França, China e Holanda concentram importação de madeira brasileira.

Daniel Scandian

Daniel Scandian, Marcelo Scandian e Robson Privado decidiram jogá-lo 10 anos atrás com a MadeiraMadeira, a maior loja online de produtos para casa do país. Diferente de um jogo tradicional com regras fixas e fina claro, o Infinite Game não é sobre ganhar.

A madeira ilegal, apreendida na operação Arquimedes, seria vendida para empresas na Alemanha, Bélgica, Dinamarca, França, Itália, Holanda, Portugal e Reino Unido.

Algumas das espécies mais usadas no mercado:

  • Mogno. Madeira considerada nobre e sofisticada. ...
  • Itaúba. Madeira muito presente nos trópicos (sobretudo no Norte no Brasil), essa espécie é altamente resistente ao ataque de organismos. ...
  • Cumaru. ...
  • Carvalho Americano. ...
  • Cedro. ...
  • Pinus. ...
  • Pinho.

As casas no Brasil não são de madeira, principalmente por motivos culturais. Isso porque nossos colonizadores portugueses trouxeram junto consigo seu estilo arquitetônico, de casas feitas com estruturas fortes e duradouras. Gostou de saber um pouco mais sobre as casas norte-americanas?

Grande parte da exportação de madeira brasileira para o exterior é representada por madeiras mais nobres, como é o caso de três árvores nativas brasileiras: o ipê, o mogno e o jacarandá, que são mundialmente conhecidas pela sua beleza e qualidade.

Esta região inclui territórios pertencentes a nove nações. A maioria das florestas está contida dentro do Brasil, com 60% da floresta, seguida pelo Peru com 13% e com partes menores na Colômbia, Venezuela, Equador, Bolívia, Guiana, Suriname e França (Guiana Francesa).

Onça pintada

Onça pintada é considerada um dos maiores predadores da Amazônia. — Foto: Edir Alves/Divulgação. Segundo o biólogo, a onça pintada é o terceiro maior felino do mundo. Ele pode chegar a pesar entre 60 e 95 quilos.

As estimativas situam a região como a maior reserva de madeira tropical do mundo. Seus recursos naturais – que, além da madeira, incluem enormes estoques de borracha, castanha, peixe e minérios, por exemplo – representam uma abundante fonte de riqueza natural.

Mata Atlântica

A floresta do Brasil que mais sofreu com a devastação foi a Mata Atlântica. Como ela se encontra no litoral do país, acabou se tornando o primeiro local para a ocupação da sociedade. Com isso, estima-se que restam apenas 7% da vegetação original da Mata Atlântica.

A principal delas é a investida contra florestas públicas sem destinação, que tiveram 3.240 km² desmatados nos últimos três anos (2019 a 2021) na Amacro, além de assentamentos da reforma agrária, que perderam 2.535 km² de matas durante o período. Unidades de conservação e terras indígenas também são alvos das invasões.

Amazônia

Dados sobre o desmatamento no Brasil
Juntos, Amazônia, Cerrado e Caatinga responderam por 96,2% das perdas em 2021, seguidos pela Mata Atlântica que registrou 30.155 hectares desmatados no mesmo ano.

O Ibama é o órgão de fiscalização vinculado ao Ministério do Meio Ambiente a que se refere a Política Nacional de Biossegurança, estabelecida pela Lei nº 11.105, de 24 de março de 2005.

A atividade agropecuária é o principal vetor de desmatamento no país, representando 95,7% do total ou 1,96 milhão de hectares. O garimpo responde por 5,9 mil hectares e a mineração por 1,1 mil hectares.

1540 – Os portugueses descobrem a Amazônia, desbravadores lusitanos chegam à região para impedir a invasão de ingleses, franceses e holandeses, que cobiçavam a floresta. 1637 – Portugal encomenda a primeira grande expedição à região, com cerca de 2 mil pessoas.