Quem é o maior engenheiro do Mundo?

Perguntado por: acosta5 . Última atualização: 25 de abril de 2023
4.6 / 5 15 votos

Gustave Eiffel, formado em engenharia e também em arquitetura, foi o engenheiro responsável pela construção da Torre Eiffel, que hoje é um dos maiores símbolos de Paris (e marco da revolução industrial).

Burj Khalifa, Dubai
Seu custo total ficou em torno de 1,5 bilhão de dólares. Como resultado, o metro quadrado de um escritório no edifício custa 43 mil dólares! Uma bomba de alta pressão (a BSA 14000 SHP-D) foi desenvolvida por uma empresa alemã só para a construção dessa edificação.

Porque John Smeaton é chamado de o “pai da Engenharia Civil”
Aqueles que se dedicam ao desenvolvimento, construção, análise e manutenção de soluções que possam tornar as atividades cotidianas mais acessíveis são conhecidos como engenheiros.

Alemanha lidera a lista, seguida dos EUA. Em ascensão, o Brasil também aparece. "A demanda global por engenheiros tem aumentado significativamente durante os últimos anos, enquanto o mundo compete para atender as necessidades de uma população crescente.

Podemos começar a explicar a relação entre a data específica e a profissão que ela celebra com o fato de Frei Antônio de Sant´Ana Galvão – ou São Frei Galvão – ser considerado o primeiro engenheiro brasileiro e, a partir disso, ter sido eleito o “Patrono da Engenharia”.

Conheça a lista das 7 engenharias com melhor remuneração no mercado atual e veja onde estudar!

  1. Engenharia Ambiental e do Petróleo. Salário médio: R$ 9,5 mil. ...
  2. Engenharia Civil. ...
  3. Engenharia Elétrica e de Automação. ...
  4. Engenharia de Produção. ...
  5. Engenharia Mecânica e Metalúrgica. ...
  6. Engenharia de Transportes. ...
  7. Engenharia Química.

Engenharia de Produção

A Engenharia de Produção é uma das engenharias mais procuradas atualmente.

Engenharia Nuclear

Engenharia Nuclear: É uma das mais complexas, pois se dedica ao estudo e desenvolvimento da radiação e da energia nuclear com o objetivo de conceber possíveis usos para elas.

Hidrelétrica de Itaipu

Hidrelétrica de Itaipu
Em 2016, a usina produziu mais de 103 milhões de MWh de energia. A construção de Itaipu levou 10 anos e envolveu cerca de 40 mil trabalhadores. A obra, que incluiu um desvio no leito do Rio Paraná, teve números grandiosos.

De onde vem o símbolo da Engenharia? Para ser direto ao ponto, o símbolo que representa a Engenharia no geral é a deusa Minerva (que também é conhecida como deusa Atena na mitologia grega) ao centro de uma engrenagem.

Podemos chamar a engenharia civil como a mãe de todas as engenharias, a primeira e certamente uma das que mais de destacam. A profissão de engenheiro civil se adaptou ao tempo e ganhou novas atribuições com o passar do tempo.

Historiadores acreditam que o primeiro engenheiro civil foi Imhotep, um egípcio e funcionário do faraó, que projetou e arquitetou a construção da pirâmide Djoser, por volta de 2630-2611 a.C.

Engenharia Civil é o ramo da Engenharia com mais profissionais no mercado, de acordo com uma pesquisa da consultoria Kelly Services.

Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT)
Para você ter uma ideia, o instituto é frequentemente o primeiro colocado no ranking do QS World de melhores universidades.

Estima-se que, no Brasil, haja 600 mil engenheiros em atividade, que equivale a seis profissionais para cada mil trabalhadores, contra um índice de 25 mil nos Estados Unidos, por exemplo.

O primeiro engenheiro que se tem registro foi Imhotep, funcionário do faraó Djoser que projetou sua pirâmide por volta de 2630 a.C., fazendo uso do que chamamos de colunas na arquitetura.

Em terras tupiniquins, os engenheiros portugueses começaram a construir fortificações, igrejas, palácios, conventos, aquedutos e mais obras. O termo “engenheiro” já existia em português para rotular quem fazia fortificações e engenhos bélicos, sendo também comum no exército.

A Engenharia como profissão oficial
Oficialmente, esta designação apareceu pela primeira vez numa ordem régia de Carlos V (1337-1380), da França, mas apenas no século 18 é que começou a ser utilizada para identificar aqueles que faziam técnicas com base em princípios científicos.