Quem é o líder religioso da igreja?

Perguntado por: oluz . Última atualização: 26 de abril de 2023
4.5 / 5 13 votos

O papa é também o bispo de Roma e comanda a igreja universalmente. Cardeal: escolhido pelo papa para compor junto com ele o topo da hierarquia da igreja. Pode ter funções administrativas no Vaticano.

O líder religioso tem a função de preservar e de transmitir os princípios religiosos, ele é o responsável por transmitir a palavra sagrada que deve ser preservada e difundida, sem traí-la nas suas originalidades.

Para um cristão, Jesus Cristo é o motivo da ação, mas sabemos que, nesta vida, muitas vezes fraquejamos e perdemos o foco.

São Pedro
Foi assim que São Pedro iniciou a sua vida no cristianismo e, após a morte de Cristo, passou a ser o primeiro chefe da Igreja Católica. Segundo a Bíblia, Jesus disse à Simão: "Tu és Kepa (traduzindo, "pedra", ou Pedro) e sobre essa pedra edificarei minha igreja".

Um líder é uma pessoa que dirige um grupo. Existem vários tipos de líder, que mudam em função das características do grupo ou da empresa, por exemplo. Um bom líder, tem a função de unir os elementos do time, para que juntos possam alcançar objetivos em comum.

O líder religioso tem a função de preservar e de repassar os ensinamentos religiosos, ele é considerado o guardião, aquele que é responsável em transmitir a palavra sagrada que deve ser preservada e repetida, sem traí-la nas suas originalidades.

O líder religioso é visto pela sua comunidade como uma referência e exemplo de fé e sabedoria religiosa por isso é importante que ele tenha a capacidade de liderar o seu público sem transpor o que é considerado “correto” por seu dogma ou religião. Ou seja, ele é considerado um exemplo.

Os líderes da Igreja em todo o mundo são conhecidos como autoridades gerais e líderes gerais. As autoridades gerais incluem a Primeira Presidência, o Quórum dos Doze Apóstolos, os setentas autoridades gerais e o Bispado Presidente.

Como o papa Francisco virou o maior líder progressista do mundo - Vermelho.

Ser líder é exercer o seu papel com excelência, de modo a interceder no maneira de pensar e agir das pessoas à sua volta. Não que o líder exija que determinados comportamentos sejam seguidos. Na realidade, por conta do seu protagonismo e confiança, ele é capaz de despertar a reflexão dos grupos.

O líder é o grande responsável pela condução das equipes na execução das tarefas, garantindo que elas sejam cumpridas com excelência. Além disso, ele é encarregado de observar quais são as questões e problemas que estão ocorrendo no momento e saber como resolvê-las da melhor forma.

Uma das tarefas mais importantes de um líder cristão é preparar novos líderes e delegar. Na verdade, a melhor forma de testar o nível de influência dos líderes cristãos, é perguntar-lhes, se são capazes de deixar o seu ministério —seja uma grande organização ou uma pequena classe de Escola Dominical — em boas mãos.

Líderes religiosos
Os líderes, independentemente de suas funções, precisam assumir o compromisso de comunicar e fazer o bem. Assim estarão cumprindo seu dever social e serão referências do e para o bem. Esse compromisso precisa ser assumido como uma atitude constante.

O verdadeiro líder é aquele que consegue motivar, engajar e inspirar os seus colaboradores. Ele é diferente do chefe, palavra que remete à pessoa que apenas manda, enquanto os funcionários obedecem.

Moisés

A multidão de pessoas era tamanha, dentre homens, mulheres e crianças. Nesse período, Moisés já liderava o povo hebreu, e exercia as funções de: Instruir o povo acerca da lei de Deus; Julgar as causas que surgiam no meio do povo.

O papa estž frente da Igreja Cat×lica; em seguida, em ordem descendente, v²m os cardeais, os arcebispos, os bispos e os padres.

A missão do Papa, iniciada a partir de São Pedro, se traduz no exercício da autoridade da Igreja. Autoridade que deve ser exercida, sobretudo pelo amor à Igreja, como o Bom Pastor que é impelido a “dar a vida pelas suas ovelhas”, quando estas correm risco pelos ataques do inimigo de Deus.

O líder religioso tem a função de preservar e de repassar os ensinamentos religiosos, ele é considerado o guardião, responsável em transmitir a palavra sagrada.

O Papa como legislador, doutor e mestre supremo de toda a Igreja, tem autoridade sobre questões canônicas e litúrgicas, podendo interpretar, legislar, alterar, e revogar as leis canônicas estabelecidas por seus antecessores e reunidas por eles no Código de Direito Canônico, a legislação da Igreja Católica.

Atualmente, os tipos de liderança mais comuns são a democrática, a liberal e a autocrática, baseadas na Teoria dos Estilos de Decisão dos Líderes.