Quem é o líder espiritual dos índios?

Perguntado por: ebonfim2 . Última atualização: 30 de abril de 2023
4.6 / 5 7 votos

Historicamente, as funções de cacique e pajé, importantes nas comunidades indígenas, são exercidas quase sempre por homens. Cabe a eles liderar, orientar e proteger seus conterrâneos, garantindo seu bem-estar e respeito às suas terras e tradições.

Tupã

Tupã Considerado o deus criador do universo, pela tribo tupi-guarani, Tupã é o "Senhor do Trovão". É visto como o criador do céu, da terra e da humanidade. Alguns historiadores acreditam que Tupã foi criado pelos jesuítas durante o período de catequização dos povos indígenas.

Cacique Raoni, como é conhecido, talvez seja o líder indígena mais famoso do país.

Cacique e pajé são dois termos ligados às tradições indígenas, mas com diferentes significados. Enquanto o cacique tem uma função mais ligada à organização e comando da tribo, o pajé é considerado um sacerdote. O pajé é o curandeiro e conhecedor de rituais ligados aos deuses indígenas.

Religião Indígena
Em seus rituais, normalmente panteístas (que acreditam que a natureza e o divino estão conectados), reverenciam os ancestrais, os elementos, as plantas, animais e os seres mitológicos.

O Xamanismo, através de sua mística, filosofia e religiosidade, busca a conexão com as forças da Natureza e com a Essência Divina que existem em cada SER. Para o Xamanismo, todo ser é divino e tem sua contraparte espiritual. Enfim, Deus está em tudo!

Xamã (shaman em inglês) é um sacerdote tradicional do xamanismo que possui contato com o mundo dos espíritos, demonstrando particular capacidade de profecia ou cura. Mago, feiticeiro, curandeiro, bruxo, pajé e médico são outros nomes correspondentes.

Xamãs são homens e mulheres de grande talento, que dominam um complexo vocabulário e um tesouro de sabedoria a respeito de ervas, rituais, procedimentos de cura e o mundo dos espíritos de suas culturas.

Símbolos: Uso do cocar reúne diferentes significados para os indígenas. Ao longo dos anos o cocar se tornou um dos principais ornamentos tradicionais usados pelos indígenas e possui grande simbologia na sua cultura.

A espiritualidade indígena, além de resgatar traços históricos e culturais de sua sociedade, também nos remete à sua prática ritual que, através da rememoração dos mitos, fortalece a espiritualidade ancestral de dois povos indígenas, como os Potiguara e os Tabajara.

Afirmar que os índios eram descendentes de Ofir, do patriarca e das gentes que viviam nas terras ofíricas, não implicava em postular que a origem dos índios fosse hebraica.

Desde 1967, a Fundação Nacional do Índio (Funai) é o órgão indigenista oficial responsável pela promoção e proteção aos direitos dos povos indígenas de todo o território nacional.

5 lideranças indígenas que lutam pela valorização dos povos...

  • Sônia Guajajara. ...
  • Cristine Takuá ...
  • Renata Machado Tupinambá ...
  • Daiara Tukano. ...
  • Célia Xakriabá

O papel da liderança como “cacique”, enquanto representante político do seu povo, surge no contexto do movimento indígena que começa a se articular para buscar melhorias aos povos, reivindicar os direitos e, também, mostrar a necessidade de termos uma liderança engajada no trabalho e desenvolvimento da sua comunidade.

aí o salário do cacique é 80 a R$90000. então o salário do cacique depende muito da população. mano quanto mais população melhor pro cacique mano. mas não é fácil ser cacique mano.

Cada tribo possui um cacique (espécie de chefe) e um pajé (espécie de sacerdote conhecedor de ervas, rituais e aspectos culturais da tribo). Cada tribo possui aspectos culturais (danças, jogos, crenças, rituais) que a diferencia de outras.

Um homem apontado como assassino do cacique indígena Jair Cordovil Trindade, conhecido como "Jair Miranha", foi preso pela Polícia Civil do Amazonas, por meio da Delegacia Especializada em Homicídios e Sequestros, em conjunto com o Núcleo de Inteligência Policial, da Polícia Civil do Pará.

Um traço importante da religiosidade dos povos indígenas é a crença em seres sobrenaturais ou espíritos. Essas divindades variam bastante entre as etnias. Os Yanomami, por exemplo, creem na existência de espíritos da floresta (xapiri) que moram no topo das montanhas.

Respeito e equilíbrio, a relação entre os índios e a natureza é pautada por dois elementos básicos para o dia a dia de qualquer ser humano. O relacionamento que também envolve o afeto faz com que os índios vivam uma relação mais próxima e sagrada, como se a terra fosse a grande mãe.

Para os adeptos do xamanismo, a cura para todos os males está dentro de cada ser e por isso ninguém pode curar ninguém e sim a pessoa cura a si mesma. O sacerdote dessa crença, ou seja, a pessoa responsável pela manifestação de poderes sobrenaturais da natureza é o xamã.

Xamanismo e Espiritismo
A habilidade de ver espíritos dos mortos, nata ou desenvolvida por treinamento, possuem grandes afinidades com as habilidades próprias de um xamã (ELIADE, 2002, p. 104), e isto é a base fundamental do Espiritismo, a comunicação com o mundo dos mortos através de transes (KARDEC, 1998, p. 235).