Quem é o líder da facção CV?

Perguntado por: ealbuquerque . Última atualização: 25 de abril de 2023
4.2 / 5 5 votos

William da Silva Lima, o Professor. Carlos Alberto Mesquita.

Rio - Integrantes do Terceiro Comando Puro (TCP), chefiados por Álvaro Malaquias, o Peixão, idealizador e chefe do tráfico de drogas do Complexo de Israel, iriam invadir comunidades em Duque de Caxias e outras da Baixada Fluminense, atualmente dominadas por facções rivais nesta sexta-feira (19).

À frente do TCP, tanto em área territorial quanto em população, estão o Comando Vermelho — a maior facção do tráfico — e as milícias. O TCP atualmente é chefiado por Menor P, Peixe, Peixão, Coronel, Bill e TH.

Em média, os valores variam de R$ 50 a 200 por mês.

Surgiu em 1993, dentro do Centro de Reabilitação Penitenciária de Taubaté, liderado por um grupo de presos. Estima-se que, hoje, a organização criminosa possua cerca de 130 mil membros, dentro e fora das prisões.

O estopim para a disputa foi o assassinato do megatraficante Jorge Rafaat, o "rei da fronteira", que fornecia drogas para as duas facções. Ele foi morto pelo PCC em junho de 2016, no Paraguai. Depois, a facção paulista tomou o controle das rotas das principais rotas do tráfico e deixou o Comando Vermelho de lado.

William da Silva Lima, conhecido como Professor, um dos fundadores da maior facção criminosa do Rio, morreu na madrugada dessa quarta-feira.

A facção atua principalmente no estado de São Paulo onde possui mais de 8 mil membros e está presente em 90% dos presídios paulistas e fatura cerca de 120 milhões de reais por ano.

Comando Vermelho

"Em caráter nacional, o rival do PCC é o Comando Vermelho, especialmente pelo controle das fronteiras. As outras são ao nível regional, como é o caso recente do Bonde do Magrelo. E essa relação é muito fluida, pois tem facções que se unem ou rivalizam com o PCC pelo mercado de drogas", comentou o pesquisador.

No Rio de Janeiro, é usado como gíria por apoiadores da facção Terceiro Comando Puro (TCP) para indicar que a área está sob controle, tranquila ou identificar apoiadores.

A facção paulista é influente dentro dos presídios, mas não hegemônica nas ruas. Já o CV foi detectado em 2009 e, atualmente, é a principal facção do estado.

O PCC é a maior facção do país, com ação transnacional.

Tem como inimigo principal o Bonde do Maluco (BDM) a maior organização criminosa da Bahia atualmente que possuí aliança com o PCC e também os outros grupos titulados como a Tropa e suas ramificações, a Katiara (KT), Ordem e Progresso (OP).

Ainda hoje, o Comando Vermelho está organizado nos presídios cariocas, como Bangu 1 (onde estão as principais lideranças), e controla também algumas associações de moradores de favelas. No Rio, não há uma liderança principal. Cada um dos líderes comanda uma área.

O "batismo" é uma cerimônia, feita às vezes em conferência telefônica, na qual o criminoso afirma que aceita as regras da facção, respondendo a um questionário. Ao ser aprovado, entra para o chamado Livro Branco, onde estão os ""irmãos" do crime.

O cavalo-vapor, cujo símbolo é cv, consiste numa unidade da grandeza física potência que expressa a ...

A possibilidade de sair ou não do movimento também depende do tipo de facção a que o jovem pertence. O Comando Vermelho (CV) tende a ter leis rígidas e severas. Dificilmente um jovem consegue deixar o grupo.

No primeiro artigo, o texto traz o lema: paz, justiça e liberdade. "Apesar de todas as lutas, também somos de paz". Já o segundo artigo elenca os "cinco pilares" da facção: liberdade, respeito, luta, justiça e união. Outra anotação registra os "10 mandamentos do Comando Vermelho".