Quem é o grande vilão do aquecimento global?

Perguntado por: drocha . Última atualização: 24 de fevereiro de 2023
4.1 / 5 2 votos

Emissões industriais – Os gases lançados pelas indústrias são os maiores causadores do efeito estufa.

Sob o ponto de vista oficial, o principal órgão responsável pela sistematização e divulgação de estudos relacionados com o aquecimento global é o Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC).

Restaurar e reflorestar 18 milhões de hectares de florestas até 2030; Alcançar, em 2030, a participação de 45% a 50% das energias renováveis na composição da matriz energética; Recuperar 30 milhões de hectares de pastagens degradadas; Incentivar a ampliação da malha ferroviária.

Se não existisse o efeito estufa a temperatura média na Terra seria em torno de –15°C e não existiria água na forma líquida, nem vida.

O aquecimento global tem consequências negativas para a vida de todas as espécies do planeta. As estações estão chegando fora de época, a vegetação e os solos secam mais cedo, o nível do mar está subindo e diversas espécies correm o risco de serem extintas, promovendo uma redução expressiva da biodiversidade.

Tal calamidade persiste e ainda é ignorada, tanto pela dependência [21] dos combustíveis fósseis, quanto pela dificuldade de implementação de fontes de energia renováveis. [2] [20] Primeiramente, a queima de derivados do petróleo é uma grande vilã, pois emite imensas quantidades de CO2, um dos gases do efeito estufa.

Manter o aquecimento global abaixo de 1,5 °C exige que as emissões parem de crescer até 2025, segundo os pesquisadores, e sejam reduzidas em 43% até o final da década. A forma mais eficaz de alcançar esse objetivo é gerar energia de fontes sustentáveis, como eólica e solar.

Um relatório sobre as mudanças climáticas foi divulgado pela Organização nesse mês, alertando que a pandemia da covid-19 não diminuiu o ritmo das mudanças climáticas. A ONU afirma que limitar o aquecimento do planeta em até 1,5°C é “impossível” sem grandes ações.

Relatório do Ipcc aponta possibilidade de um futuro habitável para todos com ações urgentes de adaptação; com potencial falha em cumprir meta climática do limitar de aquecimento de 1,5º C, desastres climáticos se tornarão extremos e inadaptáveis para vida humana.

6 atitudes para ajudar a conter o aquecimento global no dia a dia

  1. 1 – Consuma menos carne. ...
  2. 2 – Não desperdice alimentos. ...
  3. 3 – Dê preferência a produtos locais. ...
  4. 4 – Busque alternativa para o transporte. ...
  5. 5 – Consumo consciente. ...
  6. 6 – Cobre políticas públicas.

A principal causa do aquecimento global é a emissão de gases de efeito estufa. Estimativas sugerem que as emissões de gases do efeito estufa, em decorrência de atividades humanas, aumentaram em 70%, no período de 1970 a 2004.

O desmatamento contribui diretamente para a elevação da temperatura média da Terra, uma vez que as florestas têm grande importância para a regulação do clima do planeta. Além disso, devido às áreas naturais terem grande capacidade de absorver CO², as queimadas soltam novamente todo o gás na atmosfera.

Com relação aos gases de efeito estufa, as produtoras com sede no Brasil mantêm suas posições, com a JBS na primeira posição (emite 287,9 milhões de toneladas de gás carbônico e óxido nitroso), seguida da Marfrig (libera ao meio ambiente 102,6 toneladas dos poluentes).

Isso acontece porque esse gás a níveis próximos a 80.000 ppm (8% do volume) pode intoxicar o ser humano ou quando atingir o volume de 7 a 10% pode ocupar o espaço e expulsar o oxigênio, tornando, assim, o ambiente propício para a asfixia.

O efeito estufa é um fenômeno natural ocasionado pela concentração de gases na atmosfera, os quais formam uma camada que permite a passagem dos raios solares e a absorção de calor. Esse processo é responsável por manter a Terra em uma temperatura adequada, garantido o calor necessário.

Comumente as pessoas que defendem o negacionismo do Aquecimento Global tem algum interesse político, econômico ou ideológico com a manutenção do sistema poluidor vigente.

Ocorre que a energia solar chega à Terra na forma de radiação de ondas curtas. Parte dessa radiação é refletida e repelida pela superfície terrestre. A maior parte, no entanto, passa diretamente pela atmosfera para aquecer a superfície terrestre.